terça-feira, 3 de abril de 2018

Efemérides tricolores - 3 de abril


1920: na última partida do Torneio dos Campeões, o Fluminense ganhou por 6 a 2 do Brasil de Pelotas, campeão gaúcho, no Estádio de Laranjeiras, e garantiu o vice-campeonato da competição (primeira tentativa de organização de um Campeonato Brasileiro de clubes). Os gols tricolores foram marcados por Welfare (dois), Zezé (três) e Machado. O Paulistano já havia se sagrado campeão da competição.

1927: em amistoso na rua Campos Sales, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do America. Com a vitória, que veio graças aos gols de Williams e Alfredinho, o Tricolor recebeu o Troféu Arnaldo Guinle, homenagem ao presidente do clube.

1932: em jogo do Torneio Preparatório, na rua Bariri, o Fluminense venceu o Olaria por 5 a 1. Os gols tricolores foram de Amaury (três), Betinho e De Mori. Este foi o primeiro duelo entre Fluminense e Olaria na história.

1936: em sua estreia no Torneio Aberto, em Teixeira de Castro, o Fluminense ganhou por 11 a 1 do Leopoldina Railway, graças aos gols de Vicentino (três), Russo (dois), Lara (dois), Hércules (três) e Romeu Pellicciari.

1946: o Fluminense se despediu do Torneio Relâmpago com vitória: 2 a 1 sobre o America, em São Januário. Os gols da vitória tricolor foram de Pascoal e Geraldino.

1948: em amistoso disputado no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Madureira. Os gols da vitória tricolor foram de Juvenal, Índio e Careca.

1949: em amistoso para a inauguração do Estádio do Frigorífico Atlético Clube, na cidade de Cruzeiro, em São Paulo, o Fluminense ganhou do time anfitrião por 6 a 0, gols de Silas (três), Emílio Ibrahim, Santo Cristo e Rodrigues Tatu.

1968: em partida válida pelo Campeonato Carioca, disputada em Moça Bonita, o Fluminense ganhou por 4 a 2 do Campo Grande, graças aos gols de Cláudio Garcia, Gílson Nunes (de falta) e Oberdan (dois).

1976: na sequência do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Madureira por 4 a 1, no Maracanã. Os gols da vitória da Máquina Tricolor foram de Paulo Cezar Caju, GilRivellino e Carlos Alberto Torres (de pênalti). Com quatro vitórias e uma derrota, o Fluminense iniciava a campanha que terminaria com a conquista do bicampeonato do Rio de Janeiro, em decisão contra o Vasco (vide 3 de outubro).

1977: em jogo disputado no Estádio do Maracanã, válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Madureira, gols de Marinho Chagas, Kléber (de bicicleta) e Doval (dois).

1991: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, na Vila Belmiro, em Santos, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Santos. Paulinho McLaren abriu o placar para os santistas, e Renato Carioca igualou para os tricolores. Com campanha de cinco vitórias, três empates e três derrotas, o Fluminense seguia na briga por uma das vagas na semifinal da competição.

1996: na partida de ida da segunda fase da Copa do Brasil, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Criciúma, de virada. Os gols da vitória tricolor foram anotados por Renato Gaúcho (aos 31 minutos do segundo tempo) e Vampeta (aos 47). Na semana seguinte, o Fluminense seria eliminado da competição, com uma derrota por 3 a 1 no jogo de volta.

2002: no jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, no Maracanã, o Fluminense venceu o Juventude por 2 a 1, e se classificou à etapa seguinte da competição, de maneira dramática, após o empate em 1 a 1 no jogo de ida (vide 27 de março). No primeiro tempo, Magno Alves abriu o placar para o Tricolor aos 20 minutos, e Emerson empatou para o clube gaúcho aos 42. No segundo tempo, o confronto caminhava para a definição por pênaltis, mas aos 49 minutos o centroavante Júlio César marcou o gol da classificação do Fluminense, de pênalti.

2005: na decisão da Taça Rio (segundo turno do Campeonato Carioca), diante de 74.650 presentes (65.672 pagantes) no Maracanã, o Fluminense derrotou o Flamengo por 4 a 1, conquistando o título do turno e a vaga na decisão do Campeonato. Tuta (de pênalti), Leandro, Alex Fidelinho e Preto Casagrande marcaram na goleada tricolor. As emoções já afloraram antes do início do jogo, quando, no minuto em homenagem a Sua Santidade o Papa João Paulo II, falecido na véspera, a torcida tricolor cantou sua tradicional "A benção, João de Deus". Este foi o último Fla-Flu com a presença dos torcedores na geral do Maracanã - o setor mais popular do estádio deixaria de existir a partir da reforma seguinte. Nos dois domingos seguintes, o Fluminense enfrentaria o Volta Redonda para conquistar o seu 30º Campeonato Carioca (vide 10 e 17 de abril).

****

Aniversariantes do dia:

Nilo Murtinho Braga, o Nilo (1903), centroavante paraense, que iniciou sua carreira no time infantil do Fluminense, sendo campeão da categoria em 1916. Após jogar no Botafogo, retornou ao Fluminense, e atuou no time principal tricolor entre 1923 e 1926. Conquistou o Torneio Início de 1924 (em que marcou o gol do título, na final contra o Flamengo) e o Campeonato Carioca de 1924 (em que foi o artilheiro máximo, com 28 gols em 14 jogos). Um dos grandes goleadores de sua época, Nilo tem a incrível média de 1,32 gols por jogo com a camisa tricolor (62 gols marcados em 47 partidas). Conquistou cinco Campeonatos Brasileiros com a Seleção Carioca (1924 e 1925 como atleta tricolor; 1927, 1928 e 1931 representando outros clubes). Foi um dos atletas da Seleção Brasileira que disputou a primeira Copa do Mundo, em 1930, no Uruguai. Um fato pouco divulgado sobre Nilo: ele também jogou basquete pelo Fluminense.
Nilo em 1930, na Seleção.

Ruy Geraldo Carias, o Ruy (1936), meia-atacante mineiro, que integrou o elenco de amadores do Fluminense entre 1954 e 1956, sendo campeão carioca da categoria em 1955.

PCFilho

Um comentário:

  1. O Fla-Flu de 03/04/2005, decisão da Taça Rio, foi mesmo muito emocionante. Um jogo inesquecível, da bênção João de Deus ao gol de cobertura do Preto Casagrande!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.