quarta-feira, 25 de abril de 2018

Efemérides tricolores - 25 de abril


1920: no campo da rua Figueira de Melo, o Fluminense empatava em 2 a 2 com o São Cristóvão, quando a forte chuva forçou a interrupção do jogo, válido pelo Campeonato Carioca. Oswaldo Gomes e Zezé marcaram os gols do Fluminense. Os doze minutos finais seriam disputados em 16 de janeiro de 1921, na rua Paysandu: Machado anotaria o gol da vitória tricolor, que garantiria ao clube o vice-campeonato.

1926: em partida válida pelo Campeonato Carioca, disputada no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Sport Club Brasil, gols de Nilo, Fortes e Paulo Cristófaro.

1937: em amistoso disputado diante de grande público em Campos dos Goytacazes, o Fluminense derrotou a Seleção de Campos por 3 a 1. O Fluminense construiu a vitória com três gols do ponta-esquerda Hércules, e os campistas descontaram com Vicente.

1943: em partida válida pelo Torneio Municipal, disputada no campo do America, em Campos Sales, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Madureira, gols de Maracaí, Pedro Amorim e Tim.

1953: no primeiro duelo entre Fluminense e Corinthians após a decisão do Mundial de Clubes de 1952 (vide 2 de agosto), houve empate em 3 a 3, pelo Torneio Rio-São Paulo, diante de 21.576 presentes (15.935 pagantes) no Maracanã. O empate teve gosto de vitória pois, após o Fluminense abrir o placar com Paraguaio, o Corinthians virou para 3 a 1 com Carbone (dois) e Baltazar. Mas tricolor nunca desiste: Simões descontou aos 35 do segundo tempo, e Quincas empatou aos 44 - ambos completando jogadas do genial meia-atacante Didi. O Corinthians seria o campeão da competição.

1960: em sua primeira partida na Inglaterra, o Fluminense perdeu por 5 a 4 para o West Ham United, da primeira divisão inglesa, com assistência de 24.158 pessoas no Boleyn Ground, em Londres. Os gols tricolores no jogo foram de Edmílson (dois), Jair Francisco e Brown (contra). O Fluminense disputaria mais duas partidas em território inglês, e obteria duas vitórias (vide 27 de abril e 2 de maio).
O encarte oficial do amistoso entre West Ham United e Fluminense.

1971: na sequência do primeiro turno da fase final do Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Vasco, no Maracanã. O gol tricolor foi do centroavante Flávio. Com campanha acumulada de quatro vitórias, cinco empates e uma derrota, o Fluminense perseguia à distância o líder Botafogo, que tinha sete vitórias e dois empates. A perseguição continuaria até os 43 minutos do segundo tempo da rodada final, quando Lula marcaria o gol do título tricolor (vide 27 de junho).

1973: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense venceu a Portuguesa da Ilha do Governador por 2 a 0, gols de Dionísio e Manfrini. Com quatro vitórias, três empates e duas derrotas, o Fluminense iniciava a campanha de mais um título, que seria conquistado em decisão contra o Flamengo (vide 22 de agosto).

1979: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 4 a 3 do Americano de Campos, graças aos gols de Carlos Alberto Pintinho e Nunes (três).

1984: na última rodada da terceira fase do Campeonato Brasileiro, o Fluminense, já classificado, empatou em 1 a 1 com o Santo André, no Estádio Bruno José Daniel, na cidade paulista. Deley marcou o gol tricolor. Com quatro vitórias e dois empates, o Fluminense terminou em primeiro lugar em sua chave, que também teve a classificação da Portuguesa de São Paulo. Nas quartas-de-final, o Fluminense enfrentaria o Coritiba (vide 29 de abril e 6 de maio). Seria a arrancada final para o segundo Campeonato Brasileiro da história tricolor.

1985: em amistoso no Mineirão, em Belo Horizonte, a Seleção Brasileira ganhou por 2 a 1 da Colômbia, com gols de Alemão e Casagrande. Dois atletas do Fluminense jogaram pelo escrete tupiniquim: o goleiro Paulo Victor e o lateral-esquerdo Branco (que iniciava neste dia sua gloriosa trajetória com a amarelinha).

2007: na partida de volta das oitavas-de-final da Copa do Brasil, diante de 47.074 pagantes na Fonte Nova, em Salvador, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Bahia, classificando-se no critério dos gols fora de casa. Cícero e Soares marcaram os gols tricolores. Nas quartas-de-final, o Fluminense enfrentaria o Atlético Paranaense (vide 2 e 9 de maio) - mais uma etapa a ser superada para a conquista do título, na decisão contra o Figueirense (vide 6 de junho).

2012: no jogo de ida das oitavas-de-final da Copa Libertadores, diante de 32.268 presentes (28.152 pagantes) no Beira-Rio, em Porto Alegre, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Internacional. O herói da partida foi o goleiro tricolor Diego Cavalieri, que defendeu espetacularmente uma cobrança de pênalti do meia Dátolo. O Fluminense se classificaria com uma vitória no jogo de volta, no Engenhão (vide 10 de maio).
Diego Cavalieri defende o pênalti no Beira-Rio.

****

Aniversariantes do dia:

Dorival Silvestre Júnior, o Dorival Júnior (1962), treinador paulista, natural de Araraquara, com uma curta passagem no comando técnico do Fluminense, no final da temporada de 2013. Em cinco partidas, obteve três vitórias, um empate e uma derrota, e conseguiu livrar o time do rebaixamento à Série B. Apesar do bom desempenho, não teve seu contrato renovado.
Dorival em treino do Fluminense (foto: Fernando Cazaes).

Roger Machado Marques, o Roger Machado (1975), zagueiro e lateral-esquerdo gaúcho, natural de Porto Alegre, com 10 gols marcados em 123 jogos pelo Fluminense, entre 2006 e 2008. Foi o autor do gol do título da Copa do Brasil de 2007, na decisão contra o Figueirense (vide 6 de junho). Participou também da campanha do vice-campeonato da Copa Libertadores de 2008.
Roger Machado, no lance do gol do título, em 2007.

Roger Machado e este escriba, em Laranjeiras (foto de maio de 2008).

Thiago Pimentel Gosling, o Thiago Gosling (1979), zagueiro mineiro, natural de Belo Horizonte, com 19 atuações pelo Fluminense, na temporada de 2006.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.