quarta-feira, 11 de abril de 2018

Efemérides tricolores - 11 de abril


1920: em sua estreia no Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Bangu por 3 a 2, no campo do adversário, na rua Ferrer. Os gols da partida foram de Laís (de falta) e Welfare (dois) para o Fluminense, e de Pastor (dois, um de pênalti) para o Bangu.

1945: em jogo válido pelo Torneio Relâmpago, em São Januário, o Fluminense goleou o Flamengo por 4 a 0, graças aos gols de Nandinho, Pinhegas e Simões (dois). Esta partida marcou a estreia do médio Pé-de-Valsa com a camisa tricolor - oriundo do Bonsucesso, ele defenderia o Fluminense nos seis anos seguintes.

1948: o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Botafogo de Ribeirão Preto, em amistoso para a inauguração das benfeitorias no Estádio Luiz Pereira, na cidade paulista. Os gols da vitória tricolor foram de Orlando Pingo de Ouro (dois) e Berascochea.

1954: no amistoso para celebrar a contratação do ponta-esquerda Escurinho, o Fluminense ganhou por 4 a 2 do Villa Nova, no Maracanã. Os gols tricolores foram de Escurinho (dois, um de pênalti), Villalobos e João Carlos. Começava ali uma das mais brilhantes trajetórias de um atleta na história do Fluminense: nos dez anos seguintes, Escurinho jogaria 489 partidas com a camisa tricolor.

1956: em amistoso disputado no Estádio Nacional do Peru, em Lima, o Fluminense ganhou por 4 a 2 do Alianza Lima, então bicampeão peruano, graças aos gols de Waldo (dois), Alecir e Converti.

1973: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense venceu o São Cristóvão por 4 a 0, gols de Dionísio (dois), Manfrini e Cafuringa. Com três vitórias, dois empates e uma derrota, o Fluminense iniciava a campanha que terminaria com a conquista do Campeonato, em decisão contra o Flamengo (vide 22 de agosto).

1976: na sequência do Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o America, diante de 42.944 pagantes no Maracanã. Os gols da Máquina Tricolor foram de Rivellino e Gil. Com quatro vitórias, um empate e uma derrota, o Fluminense iniciava a campanha que terminaria com a conquista do bicampeonato do Rio de Janeiro, em decisão contra o Vasco (vide 3 de outubro).

1984: em partida válida pela segunda rodada da terceira fase do Campeonato Brasileiro, diante de 17.469 pagantes no Morenão, em Campo Grande, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Operário de Campo Grande, treinado pelo eterno ídolo Carlos Castilho, que recebeu uma homenagem do Tricolor antes do jogo. O Fluminense seguia rumo à conquista de seu segundo Campeonato Brasileiro.

1990: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Correão, em Cabo Frio, o Fluminense ganhou por 2 a 1 da Cabofriense, graças a dois gols de Rinaldo.

1992: no jogo contra o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro, no Morumbi, aconteceu um dos episódios mais exóticos da história do Fluminense. Em dois lances, o meia Palhinha lançou o atacante Macedo, e este inexplicavelmente parou após invadir a área, alegando ter ouvido o apito do árbitro. Era o lateral-esquerdo tricolor Paulo Afonso, simulando com a boca o som do apito, com uma fidelidade impressionante (!!). A artimanha foi descoberta aos 28 minutos do primeiro tempo, e ele recebeu o cartão vermelho. O São Paulo acabou vencendo por 1 a 0, gol de Macedo. Perguntado sobre a "arbitragem paralela" de seu atleta, o técnico tricolor Arthur Bernardes afirmou: "não sabia que ele tinha essa habilidade".

1999: em partida disputada em Moça Bonita, válida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 4 a 2 do Bangu, graças aos gols de Roni, Túlio, Roger Flores e Jean Carlo.

2012: já matematicamente classificado às oitavas-de-final da Copa Libertadores, o Fluminense perdeu por 2 a 0 para o Boca Juniors, da Argentina, diante de 36.263 presentes (31.686 pagantes) no Engenhão. Com quatro vitórias e uma derrota, o Tricolor seguia na liderança de sua chave na competição.

2015: em clássico disputado no Maracanã, jogo de ida da semifinal do Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Botafogo por 2 a 1, graças a dois gols do centroavante Fred (um de pênalti). Na semana seguinte, no Engenhão, o rival alvinegro devolveria o placar, e se classificaria na definição por pênaltis.

2018: no jogo de ida da primeira fase da Copa Sul-Americana, o Fluminense venceu o Nacional de Potosí por 3 a 0, perante 6.892 presentes (6.400 pagantes) no Maracanã. Os gols ocorreram todos no segundo tempo: Pablo Dyego (o primeiro dele no time profissional tricolor), Gum e Pedro (de pênalti). A partida de volta ocorrerá no dia 10 de maio, na Bolívia.

****

Aniversariantes do dia:

Theóphilo Bettencourt Pereira, o Theóphilo (1900), ponta-esquerda revelado pelo Fluminense. Em 1917, participou do elenco que conquistou o Campeonato Carioca, tendo atuado na vitória de 4 a 1 sobre o Villa Isabel (vide 25 de novembro). Jogando pelo São Cristóvão, conquistou o Campeonato Carioca de 1926. Em 1930, foi um dos atletas da Seleção Brasileira na primeira Copa do Mundo, no Uruguai. Em 1931, retornou ao Fluminense, e defendeu o clube até 1932. Ao todo, marcou 2 gols em 16 jogos com a camisa tricolor.

Adauri Ministério Martins, o Adauri (1942), meia-atacante mineiro, natural de Juiz de Fora, que integrou o plantel do Fluminense entre 1959 e 1961.
Adauri (foto da Revista do Esporte).

Mário Alexandre Assunção Ferreira, o Mário Alexandre (1972), meio-campista natural de Niterói, que jogou no Fluminense entre 1992 e 1993. Atuou nove vezes com a camisa tricolor.

Carlos José Souza Silva, o Silva (1974), atacante natural de Macaé, que integrou o elenco do Fluminense no primeiro semestre de 1998, tendo atuado em três partidas com a camisa tricolor.

Ruy Bueno Neto, o Ruy "Cabeção" (1978), lateral-direito com 23 partidas disputadas e 2 gols marcados pelo Fluminense, na temporada de 2009. Participou da campanha do vice-campeonato da Copa Sul-Americana.
O lateral Ruy "Cabeção".

Osvaldo Lourenço Filho, o Osvaldo (1987), atacante cearense, natural de Fortaleza, com 6 gols marcados em 62 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 2015 e 2017. Participou da conquista da Copa da Primeira Liga em 2016.
Osvaldo.

PCFilho

2 comentários:

  1. Hahahaha, a história do Paulo Apito!!! Excelente recordação. Foi uma derrota mas precisa mesmo ser lembrada. Faz parte do folclore tricolor!!! 😂

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.