sábado, 7 de abril de 2018

Efemérides tricolores - 7 de abril


1918: na disputa da Taça Ioduran, duelo entre os campeões de Rio de Janeiro e São Paulo, o Fluminense perdeu para o Paulistano por 3 a 2, no campo do Botafogo, na rua General Severiano. O Tricolor chegou a fazer 2 a 0, gols de Machado e Zezé, mas permitiu a reação do Paulistano, que virou com gols de Zonzo e Mário Andrade (dois, um de pênalti). Esta foi a primeira e única vez que a Taça Ioduran foi disputada em campo. Dois meses depois, o Fluminense teria sua revanche, e venceria o Paulistano por 3 a 1, na Chácara da Floresta, em São Paulo (vide 11 de junho).

1955: em amistoso disputado no Estádio Durival Britto, em Curitiba, o Fluminense ganhou por 7 a 3 do Água Verde. Os gols tricolores foram de Róbson (dois), Waldo (três), Édson e Escurinho. O Água Verde foi o antecessor do Pinheiros, que seria um dos "pais" do atual Paraná Clube.

1979: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o America por 3 a 1, no Estádio do Maracanã. Os gols saíram todos no segundo tempo: o Fluminense saiu na frente com Toinzinho aos 23, o America empatou com César aos 36, e o Tricolor venceu no finalzinho, gols de Chiquinho aos 44 e Zezé aos 45.

1982: na partida de volta das quartas-de-final do Campeonato Brasileiro, diante de 69.115 pagantes no Maracanã, o Fluminense perdeu para o Grêmio por 2 a 1, resultado que eliminou o Tricolor da competição. Mário Marques abriu o placar para o Fluminense, mas os visitantes conseguiram a vitória com gols de Tonho Gil (por cobertura) e Paulo Isidoro (de cabeça). O Grêmio terminaria vice-campeão da competição.

1984: em seu primeiro jogo na terceira fase do Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Santo André, no Maracanã, gol de Wilsinho. Esta foi a estreia do craque paraguaio Romerito na competição - ele seria o herói da conquista do Campeonato, na decisão contra o Vasco (vide 24 e 27 de maio).

2002: em jogo válido pela primeira fase do Torneio Rio-São Paulo, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Flamengo, no Estádio do Maracanã. Roger Flores e Paulo César marcaram os gols da vitória tricolor no Fla-Flu.

2012: em partida válida pelo segundo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Madureira por 2 a 1, no campo do adversário, na rua Conselheiro Galvão. Os gols tricolores foram anotados por Manuel Lanzini e Thiago Neves. O Tricolor, vencedor do primeiro turno, já estava classificado para a decisão da competição, em que enfrentaria o Botafogo para se sagrar campeão (vide 6 e 13 de maio).

****

Aniversariantes do dia:

Victor François Etchegaray, o Victor Etchegaray (1878), fundador do Fluminense, zagueiro com um gol marcado em 77 jogos pelo time principal, entre 1902 e 1912. Participou da primeira partida de futebol do Fluminense (vide 19 de outubro). Ele e seu irmão Emile disputaram todos os jogos do tetracampeonato Carioca, em 1906, 1907, 1908 e 1909. Victor foi o primeiro atleta a ser campeão defendendo o Fluminense, numa competição de atletismo menos de um mês após a fundação do clube (vide 15 de agosto). Victor sempre era citado por Marcos Carneiro de Mendonça como seu grande ídolo no futebol.
Victor Etchegaray.

Roberto Aparecido Bertucço, o Roberto Bertucço (1954), meia-atacante paulista, natural de Bauru, com 5 gols marcados em 18 jogos pelo Fluminense, entre 1984 e 1985. Participou das conquistas do Campeonato Carioca de 1984 e do Torneio de Seul de 1984.
Roberto Bertucço.

Marcelo Ribeiro (1968), meio-campista carioca, que jogou no Fluminense entre 1991 e 1992, somando 26 atuações pela equipe profissional tricolor.

Júlio Alves da Silva Neto, o Júlio Alves (1969), zagueiro que atuou no time principal do Fluminense entre 1991 e 1992, totalizando 24 partidas com a camisa tricolor.

Altemir Pessali, o Pessali (1969), zagueiro que disputou 5 partidas e marcou 1 gol pelo Fluminense, no segundo semestre de 1996.

Adriano Félix Teixeira, o Adriano (1973), zagueiro cearense, natural de Fortaleza, com 30 atuações pelo time profissional do Fluminense, entre as temporadas de 1997 e 1998.

Ângelo Sampaio Benedetti, o Ângelo (1981), meio-campista paulista, natural de Campinas, com 15 partidas pelo Fluminense, na temporada de 2006.

PCFilho

5 comentários:

  1. Victor Etchegaray, um dos nossos pioneiros!

    Que jamais seja esquecido!

    ResponderExcluir
  2. Pessali se tornou chef de cozinha:
    https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2018/02/26/saiba-quem-e-o-chef-de-cozinha-que-foi-parceiro-e-treinou-com-tite.htm

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.