sexta-feira, 6 de abril de 2018

Efemérides tricolores - 6 de abril


1930: o Fluminense estreou no Campeonato Carioca com vitória: 2 a 1 sobre o Andarahy, no campo do adversário, na rua Prefeito Serzedelo Correia. Os gols da vitória tricolor foram de Meireles e Preguinho (de pênalti). O Andarahy presenteou o Fluminense com uma fotografia de Jorge Tavares Py, tendo na moldura um escudo em ouro com pedras preciosas, homenagem ao zagueiro gaúcho falecido no acidente de trem ocorrido semanas antes, em Teresópolis (vide 9 de março).

1931: a Seleção Carioca ganhou por 6 a 1, de virada, da Seleção Paulista, no Estádio de Laranjeiras, graças a cinco gols de Carvalho Leite e um de Theóphilo. O jogo festivo foi patrocinado pelo Fluminense, em homenagem aos visitantes da Família Real da Inglaterra, a pedido do Ministério do Exterior. Os cariocas jogaram assim: Velloso [Fluminense]; Domingos da Guia [Bangu] e Itália [Vasco]; Hermógenes [America], Fausto [Vasco] e Molla [Vasco]; Bahianinho [Vasco], Nilo [Botafogo] (Doca [São Cristóvão]), Carvalho Leite [Botafogo], Preguinho [Fluminense] e Theóphilo [Fluminense].

1947: no amistoso de inauguração do Estádio Mourão Vieira Filho, na rua Bariri, o Fluminense, mesmo desfalcado, derrotou o Vasco por 5 a 4, de virada, após estar perdendo por 3 a 1. Os gols do triunfo tricolor foram de Rubinho (dois, dentre eles o primeiro do estádio, aos 40 do primeiro tempo), Pinhegas, Juvenal e Careca (este nos últimos instantes do jogo). Pela vitória, o Fluminense recebeu a Taça Benemérito João Lira Filho.

1960: em jogo válido pelo Torneio Rio-São Paulo, diante de 49.965 pagantes no Maracanã, o Fluminense perdeu por 2 a 1 para o Flamengo (Babá e Gérson fizeram os gols rubro-negros no primeiro tempo, e Jair Francisco anotou para os tricolores na etapa final). Esta foi a primeira (e seria a única) derrota do Fluminense na competição. Com quatro vitórias, dois empates e uma derrota, o Fluminense seguia com chances de título - em suas duas partidas finais, venceria o Santos (vide 14 de abril) e o Palmeiras (vide 17 de abril), para se sagrar campeão.

1974: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Avaí, após estar perdendo por 2 a 0. Os dois gols da reação tricolor foram marcados por Rubens Galaxe.

1977: em amistoso para a inauguração dos refletores do Estádio do Arruda, no Recife, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Santa Cruz. Marinho Chagas marcou o gol tricolor no jogo, disputado diante de 34.400 pagantes.

1986: em jogo disputado no Estádio de Laranjeiras, válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Americano de Campos, gols de Romerito e Assis.

1997: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Estádio Caio Martins, em Niterói, o Fluminense venceu o Volta Redonda por 2 a 1. Roni e Alcindo marcaram os gols tricolores.

2008: em partida disputada no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita, válida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Madureira, gols de Roger Machado (dois) e Alan (dois).

2011: em jogo pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, diante de 44.952 pagantes no Estádio Centenário de Montevideo, o Fluminense perdeu por 2 a 0 para o Nacional do Uruguai. Com uma vitória, dois empates e duas derrotas, o Tricolor precisaria vencer o Argentinos Juniors na rodada final, em Buenos Aires, para se classificar (vide 20 de abril).

2013: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o Fluminense  ganhou por 2 a 0 do Resende, gols de Michael e Rhayner.

2016: em sua estreia na Copa do Brasil, no Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé, o Fluminense venceu o Tombense por 3 a 0, gols de Gérson e Marcos Júnior (dois). O resultado classificou o Tricolor para a etapa seguinte da competição.

****

Aniversariantes do dia:

Carlos Zabot (1921), meia-atacante catarinense, natural de Tubarão, que integrou o plantel do Fluminense na temporada de 1943. Atuou quatro vezes no time principal, tendo marcado dois gols, ambos num amistoso contra o Corinthians, no Pacaembu (vide 19 de junho).
Carlos Zabot com a camisa tricolor
(foto: O Globo Sportivo).

Atis Monteiro, o Atis (1932), centroavante paulista, natural de Campinas, com 9 gols marcados em 14 jogos pelo Fluminense, entre setembro de 1955 e janeiro de 1956.

Rosemary de Cássia Sampaio de Araújo (1950), jogadora de vôlei, integrante do time feminino do Fluminense campeão carioca de 1968. Também foi jornalista esportiva, tendo sido a primeira apresentadora do programa Stadium, da antiga TVE.

Alexandre Pimentel de Moura, o Alê (1970), zagueiro com 12 atuações pelo Fluminense, no segundo semestre de 1995. Ficou marcado por uma atuação desastrosa no jogo de volta da semifinal do Campeonato Brasileiro - foi sua última partida com a camisa tricolor (vide 10 de dezembro).

Leandro Coronas Ávila, o Leandro Ávila (1971), meio-campista gaúcho, natural de Porto Alegre, com 26 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 1997 e 1998.

Márcio da Silva Maciel, o Maciel (1974), lateral-esquerdo que jogou no Fluminense em 1998. Atuou 7 vezes com a camisa tricolor, e participou da conquista da Copa Rio de Janeiro.

PCFilho

Um comentário:

  1. Aniversariante a ser acrescentado: o goleiro Archibald Thomas Waterman, nascido em Londres em 6 de abril de 1886.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.