sábado, 21 de abril de 2018

Efemérides tricolores - 21 de abril


1918: em partida válida pela segunda rodada do Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Bangu por 9 a 3, no campo do adversário, na rua Ferrer. Os gols tricolores foram de Zezé (quatro, um de pênalti), Welfare (três), Celso e Mano (de falta). Estava começando a campanha do bicampeonato do Rio de Janeiro.

1929: em jogo disputado no Estádio de Laranjeiras, válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 4 a 1 do Sport Club Brasil, graças aos gols de Alfredinho, Ripper e Preguinho (dois).

1940: o Fluminense estreou no Campeonato Carioca com uma vitória por 4 a 0 sobre o Bonsucesso, gols de Mário Milani (dois, um de pênalti), Russo e Pedro Amorim, em partida disputada no campo do Botafogo, na rua General Severiano. Era o início da campanha que terminaria com a reconquista do Campeonato Carioca pelo Tricolor.

1943: em amistoso interestadual, o Fluminense derrotou o São Paulo por 3 a 1, no Estádio de Laranjeiras. Os gols do Fluminense foram marcados por Tim e Maracaí (dois). Este foi o nono duelo entre Fluminense e São Paulo na história, e a quinta vitória tricolor (houve também um empate e três vitórias paulistas).

1948: em amistoso no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Bangu por 3 a 2 (mesmo placar do duelo de 17 de abril, no campo do adversário). Os gols da vitória do Fluminense foram de Rubinho (dois) e Emílio Ibrahim.

1953: em jogo válido pelo Torneio Rio-São Paulo, perante 21.552 presentes (16.699 pagantes) no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Bangu, graças a dois gols do meia-atacante peruano Villalobos.

1957: em jogo pelas eliminatórias da Copa do Mundo, diante de 91.838 presentes (82.624 pagantes) no Maracanã, a Seleção Brasileira ganhou por 1 a 0 do Peru, sem jogadores tricolores no time titular. O Fluminense, no entanto, deu sua colaboração decisiva: o gol da vitória brasileira foi do meia-atacante Didi - que atuara no Tricolor entre 1949 e 1956, quando se transferira para o Botafogo - numa extraordinária cobrança de falta de "folha-seca", o famoso chute de curva que o craque inventara nos treinamentos em Laranjeiras. O resultado classificou a Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 1958, em que se sagraria campeã pela primeira vez, com o goleiro tricolor Castilho no elenco.
Brasil x Peru, Maracanã, 21 de abril de 1957.

1961: no amistoso comemorativo do primeiro aniversário do Estado da Guanabara, diante de cerca de 50.000 pessoas no Maracanã (com portões abertos), o Fluminense ganhou por 4 a 0 do America, com três gols de Waldo e um de Pinheiro (de pênalti). Foi a terceira goleada seguida do onze tricolor, após as vitórias sobre a Portuguesa de São Paulo (vide 9 de abril) e o Cruzeiro (vide 16 de abril).

1969: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, perante mais de 100.000 presentes (98.006 pagantes) no Maracanã, o Fluminense venceu o Vasco por 2 a 1. O grande nome do jogo foi o centroavante Flávio, autor dos dois gols da vitória tricolor (na súmula, o primeiro gol foi dado como contra do goleiro Valdir Appel). Com cinco vitórias e dois empates, o Fluminense iniciava a campanha que culminaria na conquista do título, no épico Fla-Flu de 15 de junho.

1973: numa autêntica zebra no Maracanã, o Fluminense perdeu por 2 a 0 para o Olaria, em jogo válido pelo Campeonato Carioca. Com três vitórias, três empates e duas derrotas, o Fluminense não começava bem na competição - no entanto, quatro meses depois, conquistaria o título, vencendo o Flamengo na decisão (vide 22 de agosto).

1974: em partida disputada no Maracanã, válida pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Vasco, graças aos gols de Manfrini e Cafuringa. Foi somente a segunda vitória do Fluminense na competição - o Tricolor cumpria uma campanha ruim, e só se classificaria à segunda fase devido ao bizarro critério de renda. O Vasco terminaria campeão do torneio.

1975: diante de 109.705 pagantes no Maracanã, o Fluminense derrotou o Botafogo por 2 a 1, em partida válida pelo Campeonato Carioca. Os gols da vitória da Máquina Tricolor foram anotados por Rivellino e Manfrini, ambos nos primeiros minutos do jogo. O Fluminense e o America terminaram o primeiro turno empatados, com oito vitórias, dois empates e uma derrota. Seis dias depois, os rivais duelariam no Maracanã, no jogo extra para decidir a Taça Guanabara (vide 27 de abril).

1976: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Vasco, diante de 98.146 pagantes no Maracanã. Com seis vitórias, dois empates e uma derrota, a Máquina Tricolor iniciava a campanha que terminaria com a conquista do bicampeonato do Rio de Janeiro, em decisão contra o Vasco (vide 3 de outubro).

1977: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense goleou o America por 6 a 0, gols de Kléber, Cafuringa e Rivellino (quatro, um de falta).

1983: em amistoso disputado no Estádio Luiz Viana Filho, em Itabuna, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Itabuna, gol de Cristóvão.

1984: na quinta rodada da terceira fase do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense venceu a Portuguesa de São Paulo por 4 a 2, graças aos gols de Romerito (dois, um de pênalti), Tato e Wilsinho. Com quatro vitórias e um empate, o Fluminense liderava sua chave, e já garantia sua classificação às quartas-de-final. O Tricolor caminhava para conquistar o segundo Campeonato Brasileiro de sua história (vide 24 e 27 de maio).

1998: em jogo disputado no Estádio de Laranjeiras, válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Friburguense, gol de Yan, cobrando pênalti.

2012: na semifinal do Troféu Luiz Penido, o Fluminense venceu o Macaé por 2 a 1, em Moça Bonita. Os gols tricolores foram de Lanzini e Marcos Júnior (o primeiro dele como profissional). Sete dias depois, o Fluminense venceria o Volta Redonda para levantar o troféu (vide 28 de abril). Nas semanas seguintes, o Tricolor enfrentaria o Botafogo para conquistar o Campeonato Carioca (vide 6 e 13 de maio).

2013: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, em São Januário, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Bangu, gols de Rhayner e Rafael Sobis.

****

Aniversariantes do dia:

Celeste Saspadini, o Celeste (1913), centroavante com 7 gols marcados em 25 jogos pelo Fluminense, entre os anos de 1938 e 1939. Participou das conquistas dos Campeonatos Cariocas de 1937 e 1938, e do Torneio Municipal de 1938.
Celeste, campeão pelo Flu.

Carlos Eduardo Duarte Ribeiro, o Carlinhos (1956), lateral-esquerdo revelado pelo Fluminense, campeão da Copa São Paulo de Juniores de 1973. Natural de São Gonçalo, Carlinhos marcou 2 gols em 122 jogos pelo time profissional tricolor, entre 1973 e 1979. Participou das conquistas dos Campeonatos Cariocas de 1975 e 1976, dos Torneios de Viña del Mar e de Paris em 1976, e das Copas Governador Faria Lima e Vale do Paraíba em 1977. É irmão do meia Kléber, também revelado pelo Fluminense.

Alexandre de Andrade, o Alexandre (1959), zagueiro com 5 gols marcados em 39 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 1982 e 1983.

Flávio Roberto Severo Albano, o Flávio Roberto (1960), meio-campista gaúcho, natural de Dom Pedrito, com 1 gol marcado em 31 atuações pelo Fluminense, na temporada de 1983. Participou da conquista do Campeonato Carioca de 1983.

Carlos Roberto Cunha (1968), lateral-esquerdo paranaense, que integrou o plantel do Fluminense no segundo semestre de 1997, somando 6 atuações com a camisa tricolor.

Rogério Pinheiro dos Santos, o Rogério Pinheiro (1972), zagueiro natural de Angra dos Reis, com 3 gols marcados em 16 partidas pelo Fluminense, no primeiro semestre de 1996.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.