segunda-feira, 5 de março de 2018

Efemérides tricolores - 5 de março


1961: em jogo válido pelo Torneio Rio-São Paulo, no Maracanã, o Fluminense perdeu por 3 a 1 para o Santos (o centroavante Waldo marcou o gol tricolor). Foi nesta partida que Pelé marcou seu famoso golaço, driblando sete atletas tricolores - o jornalista Joelmir Beting mandou confeccionar uma placa em homenagem ao gol do Rei, e desde esse dia popularizou-se a expressão "gol de placa", designando gols bonitos.
A placa do gol de placa.

1980: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Vila Nova, gols de Robertinho (dois), Cristóvão e Zezé.

1981: em amistoso disputado diante de 23.818 pagantes no Maracanã, as Seleções Carioca e Paulista empataram em 3 a 3. Os tricolores Edevaldo, Edinho, Mário Marques e Gilberto participaram da partida pela Seleção Carioca. O primeiro gol carioca foi de Mário Marques, aos 46 do primeiro tempo.

1988: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 4 a 0 da Cabofriense, gols de Jorginho (três, um de falta) e Paulinho Andreolli.

1997: em partida disputada no Estádio de Laranjeiras, válida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Olaria por 3 a 1. Os gols da vitória tricolor foram de Luís Henrique (dois) e Marcelo Rocha.

2005: em jogo da terceira rodada da Taça Rio (segundo turno do Campeonato Carioca), no Estádio Luso-Brasileiro, o Fluminense derrotou a Portuguesa da Ilha do Governador por 3 a 0, gols de Gabriel, Rodrigo Tiuí e Felipe (de pênalti). O Tricolor conquistaria tanto o segundo turno quanto o próprio Campeonato Carioca.

2008: em uma exibição espetacular, diante de 35.436 presentes (32.614 pagantes) no Maracanã, pela segunda rodada da Copa Libertadores, o Fluminense venceu o Arsenal de Sarandí, então campeão da Copa Sul-Americana, por 6 a 0, graças aos gols de Thiago Neves (de falta), Dodô (dois, sendo o segundo um golaço antológico), Gabriel, Washington "Coração Valente" e Cícero. Foi a primeira vitória da histórica campanha tricolor, que terminaria com o injusto vice-campeonato da competição continental.

2009: na partida de volta da primeira fase da Copa do Brasil, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Nacional de Patos, da Paraíba, gols de Thiago Neves (de pênalti), Éverton Santos e Tartá, classificando-se assim à etapa seguinte da competição, com duas vitórias.

2011: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Resende, em São Januário. Os gols da vitória tricolor foram de Araújo e Leandro Euzébio.

2014: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense goleou o Friburguense por 5 a 1, graças aos gols de Walter, Darío Conca, Bruno, Wagner e Marcos Júnior.

2017: na decisão da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, no Engenhão, o Fluminense empatou em 3 a 3 com o Flamengo. Os gols tricolores foram de Wellington Silva, Henrique Dourado (de pênalti) e Lucas. Na disputa de pênaltis, o Fluminense venceu por 4 a 2, levando a Taça Guanabara para a rua Álvaro Chaves.

****

Aniversariantes do dia:

Jurandir Dario Gouveia Damasceno, o Dario (1944), atacante mineiro, com 5 gols marcados em 28 partidas disputadas pelo Fluminense, entre 1968 e 1969.
Dario, com a camisa da Seleção.


Gabriel dos Santos Nascimento, o Gabriel Santos (1983), zagueiro gaúcho, com 6 gols em 66 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 2005 e 2006.
Gabriel Santos.


PCFilho

4 comentários:

  1. O Gol de Placa do Pelé é assim considerado, em parte, por ter sido contra um grande time, Fluminense, que tinha um ótimo sistema defensivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas, o adversário conta muito para a valorização do gol.

      Excluir
  2. Sobre o aniversariante Jurandir Dario Gouveia Damasceno, o Dario (1944): há divergência das fontes sobre a data de nascimento. Algumas apontam 5 de março, outras apontam 5 de abril.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escolhi 5 de março porque é a data que aparece neste vídeo de uma entrevista recente dele, me parecendo assim a informação mais confiável: https://www.youtube.com/watch?v=3fSyo_crIo8

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.