segunda-feira, 19 de março de 2018

Efemérides tricolores - 19 de março


1922: em amistoso para a inauguração do Estádio do Petropolitano, o Fluminense ganhou por 5 a 0 do clube anfitrião, gols de Moura Costa (dois), Zezé, Coelho e Welfare.

1950: na sequência da excursão pela América do Sul, o Fluminense perdeu por 2 a 1 para o Deportivo Municipal, no Peru (o gol tricolor foi de Didi). No mesmo dia, naturalmente sem atletas do Fluminense, a Seleção Carioca empatou em 2 a 2 com a Seleção Paulista, no segundo jogo da final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no Estádio do Pacaembu. Zizinho e Chico marcaram os gols do Rio de Janeiro. Os ex-tricolores Bigode (recém-contratado pelo Flamengo) e Ademir Menezes (do Vasco) atuaram na partida. O escrete do Distrito Federal confirmaria o título no jogo seguinte (vide 22 de março).

1952: em jogo válido pelo Torneio Rio-São Paulo, o Fluminense venceu o Flamengo por 3 a 2, no Estádio do Maracanã. Os gols da vitória tricolor no Fla-Flu foram de Marinho, Quincas (de falta) e Villalobos.

1961: em partida disputada no Maracanã, válida pelo Torneio Rio-São Paulo, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do America, gol de Telê, aos 17 minutos do segundo tempo.

1967: em jogo da terceira rodada do primeiro Campeonato Brasileiro (então chamado de Torneio Roberto Gomes Pedrosa), o Fluminense empatou em 3 a 3 com o Corinthians, no Pacaembu, numa bonita reação, após estar perdendo por 2 a 0. Os gols tricolores no jogo foram de Samarone, Lula e Roberto Pinto (de pênalti).

1975: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense empatou em 1 a 1 com a Portuguesa da Ilha do Governador. Gil marcou o gol tricolor no jogo. Com três vitórias e um empate, o Fluminense iniciava a campanha que terminaria com a conquista do Campeonato, após triangular com Vasco e Botafogo (vide 10 e 17 de agosto).

1978: em amistoso disputado no Almeidão, em João Pessoa, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Botafogo da Paraíba, gol de Luís Carlos.

1980: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, disputado no Estádio do Maracanã, o Fluminense derrotou o Ceará por 4 a 2, graças aos gols de Cristóvão, Mário Marques, Robertinho e Osni.

2000: em partida válida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Botafogo, no Maracanã, graças aos gols do zagueiro César e do volante Marcão.

2006: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Volta Redonda por 2 a 1, no Estádio Raulino de Oliveira. Os meio-campistas Roger Flores e Petkovic marcaram os gols da vitória tricolor.

2008: em partida válida pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, no Estádio Defensores del Chaco, em Asunción, capital do Paraguai, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Libertad, graças a dois gols do centroavante Washington "Coração Valente". Com duas vitórias e um empate, o Tricolor liderava sua chave, no início da memorável campanha, que terminaria com um injusto vice-campeonato.

****

Aniversariantes do dia:

Adalberto Kretzer, o Mickey (1948), centroavante catarinense, natural da cidade de Presidente Getúlio, o grande herói da conquista do Campeonato Brasileiro de 1970. Marcou 27 gols em 98 jogos pelo Fluminense, entre 1969 e 1974 - entre eles, os quatro últimos e decisivos gols do Campeonato Brasileiro de 1970 (vide 6, 13, 16 e 20 de dezembro). Participou também das conquistas do Campeonato Carioca de 1971 e da Taça Guanabara de 1971 - nesta última, novamente foi o herói, marcando os três gols da vitória na decisão contra o Flamengo (vide 1º de agosto).
Mickey com a faixa de campeão brasileiro, no Maracanã.

Jair de Jesus Pereira, o Jair Pereira (1949), centroavante catarinense, natural de Blumenau, com 32 gols em 131 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 1969 e 1973. Participou das conquistas do Campeonato Brasileiro de 1970, do Campeonato Carioca de 1971, das Taças Guanabara de 1969 e 1971, e do Torneio de Verão de 1973.

William José dos Santos Rosa, o William (1961), meio-campista que integrou o elenco profissional do Fluminense em 1982, tendo atuado em duas partidas com a camisa tricolor naquele ano.

PCFilho

2 comentários:

  1. A história do tricolor é magnifica. Pena que atualmente sofremos tanto. Mas, independente de qualquer coisa: Fluminense acima de tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a mais bela história dentre todos os clubes de futebol do mundo. No nosso gramado, dos nossos esforços, nasceu a mais vitoriosa Seleção nacional do planeta.

      O sofrimento atual vai passar.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.