quinta-feira, 15 de março de 2018

Efemérides tricolores - 15 de março


1931: em amistoso disputado no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Palestra Itália de São Paulo (atual Palmeiras) por 3 a 2, de virada. Os visitantes abriram 2 a 0, com gols de Romeu Pellicciari (que seria um ídolo tricolor anos mais tarde) e Ministrinho; e o Fluminense reagiu e obteve a vitória graças aos gols de Preguinho (dois) e Alfredinho.

1969: em partida válida pela segunda rodada do Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense venceu o Madureira por 6 a 1, graças aos gols de Silveira, Lula (dois, um de pênalti) e Flávio (três). Começava com duas vitórias a memorável campanha tricolor, que terminaria na conquista do décimo-nono título do Fluminense no Rio de Janeiro, no épico Fla-Flu de 15 de junho.

1970: em jogo válido pela Taça Guanabara (competição à parte do Campeonato Carioca), o Fluminense derrotou o Vasco por 2 a 1, de virada. No primeiro tempo, os vascaínos abriram o marcador com Tião; na etapa final, os tricolores conseguiram a virada, com gols de Flávio e Wilton. O clássico levou 56.595 pagantes no Maracanã.

1972: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense suou para ganhar por 2 a 1 do São Cristóvão, de virada. Os cadetes abriram o placar logo aos trinta segundos de jogo, com Jorge; os tricolores passaram oitenta minutos pressionando em vão, mas enfim conseguiram a virada, com os gols de Lula (aos 38 do segundo tempo) e Joel (contra, aos 45). Quem espera sempre alcança.

1975: em sua terceira partida no Campeonato Carioca, o Fluminense obteve sua terceira vitória: 5 a 1 sobre o São Cristóvão, no Maracanã. Os gols da Máquina Tricolor foram de Nélio (contra), Zé Roberto, Silveira (de pênalti) e Gil (dois). Era o início da jornada que terminaria com a conquista do Campeonato, após triangular com Vasco e Botafogo (vide 10 e 17 de agosto).

1978: em amistoso disputado no Estádio Municipal de Arapiraca, em Alagoas, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do ASA, gols de Marinho Chagas (dois, um de pênalti) e Rubens Galaxe.

1979: diante de 58.166 pagantes no Maracanã, em jogo válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Botafogo por 1 a 0, graças ao gol do zagueiro Edinho, cobrando falta, e à ótima atuação do goleiro Wendell, que manteve a cidadela tricolor intacta.

1981: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, perante 29.129 pagantes no Mangueirão, em Belém, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Paysandu, gols de Cláudio Adão (dois) e Robertinho (dois).

1995: na sequência da primeira fase do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Friburguense por 3 a 1, no Estádio de Laranjeiras, graças aos gols de Rogerinho (dois) e Renato Gaúcho. A campanha tricolor na competição passou a ser de oito vitórias, três empates e duas derrotas. Três meses depois, o Fluminense conquistaria o título, numa eletrizante final contra o Flamengo (vide 25 de junho).

2000: no jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 0 da URT, de Minas Gerais, gols de Agnaldo e Roger Flores (de pênalti). Como houvera empate em 1 a 1 no jogo de ida, o resultado classificou o Fluminense à etapa seguinte da competição.

2001: no jogo de ida da primeira fase da Copa do Brasil, no Estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica, o Fluminense venceu o Cachoeiro por 1 a 0, gol do atacante Marco Brito. A partida de volta ocorreria seis dias depois, no Maracanã (vide 21 de março).

2003: na segunda partida da semifinal do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense goleou o Flamengo por 4 a 0, gols de Ademílson (dois), Alex Oliveira e Fábio Bala (de pênalti), classificando-se assim à decisão da competição, em que enfrentaria o Vasco. Este Fla-Flu ficou marcado pelo olé em que o Fluminense passou dois minutos trocando passes, e pelo lance em que o goleiro rubro-negro Júlio César saiu em direção ao ataque, desesperado com o domínio tricolor.

2008: em partida disputada no Maracanã, válida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Americano de Campos, gols de Thiago Neves (de falta) e Cícero.

2009: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Macaé por 3 a 1, no Estádio do Maracanã. Os gols tricolores foram de Fred (dois) e Thiago Neves. Esta partida foi a primeira do centroavante Fred com a camisa do Fluminense - nos anos seguintes, ele se tornaria um ídolo tricolor, alcançando a terceira posição na lista de maiores artilheiros da história do clube.

2017: na partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil, no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita, o Fluminense venceu o Criciúma por 3 a 2, graças aos gols de Douglas, Henrique Dourado (de pênalti) e Júnior Sornoza. Como houvera empate em 1 a 1 no jogo de ida, o resultado classificou o Fluminense à quarta fase da competição nacional.

****

Aniversariantes do dia:

José Mário Murilo, o Murilinho (1919), ponta-esquerda capixaba, com 6 gols em 39 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 1942 e 1946.

Nilton Rosa, o Tito (1943), meia-atacante que integrou o elenco do Fluminense entre 1962 e 1965. Participou de um jogo na campanha do título do Campeonato Carioca de 1964. Tito foi um dos seis jogadores do Fluminense na Seleção Brasileira que disputou o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1964.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.