terça-feira, 5 de setembro de 2017

Efemérides tricolores - 5 de setembro


1909: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense empatou em 1 a 1 com o America. O gol tricolor foi de João da Costa Santos. Com 5 vitórias e 2 empates (fora a vitória anulada sobre o Bangu), o Fluminense seguia na liderança da competição - confirmaria o título com duas vitórias nas últimas rodadas.

1915: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense goleou o Bangu por 5 a 0. No primeiro tempo, Welfare abriu o placar e João Baptista marcou dois. Na etapa final, Couto e Welfare completaram o placar. O goleiro tricolor Marcos Carneiro de Mendonça defendeu uma cobrança de pênalti na partida.

1948: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, em São Januário, o Fluminense venceu o America por 4 a 0, gols de Cento-e-Nove e Orlando Pingo de Ouro (três), todos no segundo tempo do jogo.

1954: em jogo dramático, pelo primeiro turno do Campeonato Carioca, em Teixeira de Castro, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Bonsucesso, graças a um golaço de Escurinho, aos 40 minutos do segundo tempo. O goleiro Ari, do Bonsucesso, foi o melhor jogador em campo, com muitas defesas difíceis, quase impedindo o triunfo tricolor. Uma curiosidade desta partida é que ela foi a estreia do árbitro suíço Paul Raymond Wyssling em gramados brasileiros (Wyssling fora o árbitro de Brasil 5 x 0 México, na Copa do Mundo daquele ano, em 16 de junho). Apesar da dificuldade de comunicação, a arbitragem foi elogiada pela imprensa (ele redigiu a súmula do jogo em alemão).

1959: após os tropeços contra Flamengo (23 de agosto) e Bangu (30 de agosto), o Fluminense voltou a vencer no Campeonato Carioca: 4 a 0 sobre o Madureira, em São Januário, gols de Waldo, Escurinho, Telê e Paulinho Omena. O melhor em campo foi Paulinho Omena, que, além de marcar o seu gol, deu as assistências para os dois primeiros. No Campeonato, o Tricolor somava seis vitórias, um empate e uma derrota, no início da campanha que terminaria com mais uma taça na rua Álvaro Chaves. No mesmo dia, no Estádio do Fluminense, o presidente da República Juscelino Kubitschek fez discurso aos jovens estudantes da capital federal, às vésperas do Dia da Pátria.

1973: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, diante de 33.237 pagantes na Fonte Nova, em Salvador, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Bahia, com um gol do lateral-direito Toninho Baiano, aos 16 minutos do primeiro tempo.

1980: em jogo do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Goytacaz. O gol tricolor na partida foi do centroavante Cláudio Adão, cobrando pênalti, aos 6 minutos do segundo tempo. Com três vitórias e um empate em quatro jogos, o jovem time do Fluminense iniciava a campanha que terminaria com a conquista de mais um campeonato estadual.

2010: em partida válida pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas, o Fluminense perdeu por 2 a 1 para o Guarani. O gol tricolor no jogo foi do atacante Emerson Sheik, aos 11 minutos do primeiro tempo. Com a campanha de 11 vitórias, 5 empates e 3 derrotas, o Fluminense seria o campeão simbólico do primeiro turno, e receberia o Troféu Osmar Santos (apenas depois do dia 13 de outubro, quando o Corinthians perderia para o Vasco, em partida adiada). Em 5 de dezembro, o Fluminense voltaria a enfrentar o Guarani, no jogo em que conquistaria o terceiro Brasileirão de sua história.

****

Aniversariantes do dia:

Luiz Henrique Ferreira de Menezes (1943), meio-campista que integrou o elenco profissional do Fluminense entre as temporadas de 1963 e 1966, com 3 gols marcados em 58 jogos com a camisa tricolor. Como atleta do Fluminense, conquistou o Campeonato Carioca de 1964. Com a Seleção Brasileira, ganhou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1963. Após a carreira de jogador, trabalhou como treinador das categorias de base no Fluminense, chegando a assumir interinamente o comando técnico do time profissional em duas ocasiões (em 1981 e em 1984).

Humberto Carvalho Silva (1957), meio-campista formado pelo Fluminense, campeão carioca juvenil em 1975. No time profissional tricolor, só disputou duas partidas, na Copa Governador Faria Lima, em 1977.

Josephus Yenay (1975), atacante liberiano com duas atuações pelo Fluminense na temporada de 1998.

Rhayner Santos Nascimento (1990), atacante com 5 gols marcados em 48 partidas pelo Fluminense, na temporada de 2013.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.