quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Efemérides tricolores - 21 de setembro


1930: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Andarahy, com gols de Alfredinho e Preguinho.

1941: em partida válida tanto pelo terceiro turno do Campeonato Carioca quanto pelo Torneio Oscar Cox, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Vasco por 3 a 1, graças aos gols de Pedro Amorim e Russo (dois, ambos nos minutos finais do jogo). Nas semanas subsequentes, o Tricolor conquistaria tanto o bicampeonato do Carioca quanto o Torneio Extra em homenagem ao fundador do clube Oscar Cox.

1946: em uma tarde inspirada, o Fluminense venceu o Bangu por incríveis 11 a 1, em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras. Os gols do massacre tricolor foram assinalados por Pé-de-Valsa, Rodrigues Tatu (dois, um de pênalti), Ademir Menezes (dois), Pedro Amorim (três), Orlando Pingo de Ouro e Simões (dois). Em doze partidas na competição, o Fluminense acumulava nove vitórias e três derrotas. No Campeonato mais disputado da história, Fluminense, America, Botafogo e Flamengo terminariam empatados em pontos ganhos. No Supercampeonato, em dezembro, o Fluminense sairia vencedor e levantaria a taça.

1947: em um Fla-Flu histórico, no Estádio de Laranjeiras, pelo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense conseguiu uma reação espetacular, empatando em 3 a 3 após estar perdendo por 3 a 0. Os rubro-negros fizeram seus três gols ainda no primeiro tempo, com Perácio (2) e Tião. Os gols tricolores foram marcados na etapa final, por Careca (de pênalti), Orlando Pingo de Ouro e Rodrigues Tatu. Por pouco, não aconteceu a virada tricolor, pois Ademir Menezes chegou a chutar duas bolas na trave, a última quando o placar já estava em 3 a 3. Luiz Mendes escreveu: "Como vemos, por pouco o Fluminense não venceu. Elogiável sem dúvida o coração, a flama, o sangue dos rapazes de Álvaro Chaves. Naquele segundo tempo do Fla-Flu, chegamos a ver, pela primeira vez em 47, o super-campeão de 46!", fazendo referência à épica conquista do Campeonato do ano anterior.

1952: o Fluminense derrotou o Vasco por 1 a 0, diante de uma multidão de 123.059 presentes (109.325 pagantes) no Maracanã, em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca. O gol da vitória dos campeões mundiais foi marcado pelo centroavante Marinho, aos 42 minutos do segundo tempo. Esta foi a segunda partida - e a segunda vitória - do Fluminense no Maracanã após a conquista da Copa Rio, o Campeonato Mundial de Clubes. Esta partida quebrou o recorde mundial de maior público da história em jogos de clubes, superando o jogo Vasco 2 x 1 America, em 28/01/1951.

1966: em jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca, no Estádio do Bangu - Moça Bonita - o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Campo Grande, graças aos gols de Roberto Pinto e Mário Tilico, ambos ainda no primeiro tempo da partida.

1968: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Morumbi, em São Paulo, o Fluminense perdeu para o Santos por 2 a 1. Pelé abriu o placar para o Santos, aos 30 minutos da etapa inicial; Lula empatou para o Fluminense, aos 15 minutos do segundo tempo, de pênalti; e Toninho marcou o gol da vitória santista, aos 30. Esta foi a oitava das onze partidas de Pelé pelo Santos contra o Fluminense, e o gol foi o quinto dele contra o Tricolor.

1977: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Goytacaz, gols de Edinho (de falta), Rivellino e Doval.

1980: o Fluminense venceu o Bangu por 2 a 1, em Moça Bonita, em jogo válido pelo Campeonato Carioca. Os gols tricolores foram de Mário Marques e Gilberto, ambos ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Pedro Rocha descontou para os alvirrubros, cobrando pênalti. Com quatro vitórias e três empates, o Fluminense iniciava a campanha de mais um título estadual.

1986: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, o Fluminense derrotou o Sobradinho por 1 a 0, gol de Alberto, aos 29 minutos do primeiro tempo.

1999: em partida da Série C do Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Dom Pedro II, no Mané Garrincha, em Brasília, gols do lateral Paulo César e do meia estreante Arinélson (que também foi expulso). Com quatro vitórias em seis jogos, o Fluminense iniciava a campanha do título e a jornada de retorno à elite do futebol nacional.

2011: em jogo válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Engenhão, o Fluminense venceu o Avaí por 3 a 1, graças aos gols de Fred (dois) e Martinuccio. Foi a quinta vitória tricolor em seis jogos no segundo turno - o Fluminense seria o campeão simbólico do returno, mas chegaria em terceiro na tabela do Brasileirão, devido à campanha irregular no primeiro turno.

2016: o Fluminense foi bizarramente roubado no Itaquerão, perdeu por 1 a 0 para o Corinthians, e acabou eliminado da Copa do Brasil. O árbitro Rodolpho Toski Marques deixou de marcar três pênaltis claros para o Fluminense, contribuindo decisivamente para o resultado do confronto. Abaixo, o vídeo do terceiro pênalti não-marcado:

****

Aniversariantes do dia:

Octacílio Leão, o Scila (1919), meia-direita que integrou o elenco do Fluminense entre as temporadas de 1944 e 1946, quando se transferiu para o Bonsucesso. Marcou dois gols com a camisa tricolor, em uma partida contra o Canto do Rio, pelo Campeonato Carioca de 1944.
Octacílio Leão, o Scila.

Djair Kaye de Brito (1971), meio-campista com duas passagens pelo Fluminense (entre 1994 e 1995 e em 2003), nas quais marcou 10 gols em 82 jogos. Djair foi titular do time que conquistou o Campeonato Carioca de 1995, tendo grandes atuações em algumas partidas, dentre as quais a épica decisão contra o Flamengo.
Djair, camisa 10, em ação contra o America, no Caio Martins, em 14/05/1995.
Neste jogo, ele marcou o gol da vitória do Fluminense, por 1 a 0.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.