sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Efemérides tricolores - 1º de setembro


1929: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no campo da Estrada do Norte (atual Teixeira de Castro), o Fluminense venceu o Bonsucesso por 4 a 2, após estar perdendo por 2 a 1. Preguinho (2), De Mori e Alfredinho marcaram os gols da vitória tricolor, e o goleiro Velloso defendeu uma cobrança de pênalti.

1935: em partida válida pelo segundo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Flamengo por 3 a 1, de virada. Nelson abriu a contagem para os rubro-negros, mas os tricolores conseguiram reagir, empatando com Sobral, virando com Russo (de pênalti) e ampliando com Hércules.

1946: no último jogo do primeiro turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense perdeu por 5 a 2 para o Flamengo. Os gols tricolores foram de Pedro Amorim e Simões, e os rubro-negros de Vevé, Adílson, PerácioPirillo (2). O Fluminense encerrou o turno com seis vitórias e três derrotas. No Campeonato mais disputado da história, Fluminense, America, Botafogo e Flamengo terminariam empatados em pontos ganhos. No Supercampeonato, em dezembro, o Fluminense sairia vencedor e levantaria a taça.

1962: no Maracanã, em jogo do turno do Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Bangu por 2 a 1, em uma virada dramática. O Bangu vencia por 1 a 0 até os minutos finais, devido a um gol de Roberto Pinto, aos 10 do primeiro tempo. Porém, o Fluminense não desistiu: aos 43 do segundo tempo, Rodrigo empatou, de calcanhar; e aos 45, Calazans marcou o gol da vitória tricolor.

1974: diante de 87.519 pagantes no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Flamengo, em partida válida pelo Campeonato Carioca. A vitória tricolor foi tranquila: Marco Antônio abriu o placar com um golaço de falta aos 17, e Gil ampliou de cabeça aos 40 do primeiro tempo. O Flamengo só conseguiu marcar o gol de honra no último lance do jogo, com Zico cobrando falta inventada pelo árbitro. Com o resultado, o Fluminense completou sete partidas seguidas sem perder para o Flamengo (quatro vitórias e três empates; Zico ainda não conseguira vencer o Fluminense nos profissionais).

1985: o Fluminense estreou no Campeonato Carioca com um empate: 0 a 0 com o Vasco, perante 25.141 pagantes no Estádio do Maracanã. O Fluminense teve duas chances claras de gol: no primeiro tempo, Branco chutou uma bola na trave, e na etapa final Washington cabeceou para Vitor salvar em cima da linha. Era o início da jornada rumo a mais um memorável tricampeonato tricolor.

1991: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense derrotou o Flamengo por 2 a 1, de virada. Gaúcho abriu o placar para o rival rubro-negro logo aos cinco minutos de jogo, mas Bobô e Renato Carioca marcaram os gols tricolores aos 35 e aos 43, virando o clássico ainda no primeiro tempo. Os torcedores flamenguistas culparam o "Sobrenatural de Almeida", personagem de Nelson Rodrigues, pelo gol de Renato Carioca, que tentou cruzar e acabou encobrindo o goleiro Gilmar Rinaldi.

2001: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, na Boca do Jacaré, em Taguatinga, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Juventude de Caxias do Sul, de virada. Dauri abriu o placar para o clube gaúcho, e André Luís e Roni assinalaram os gols da vitória tricolor.

2004: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense venceu o Internacional de Porto Alegre por 3 a 1. O Fluminense saiu na frente com Edmundo (cobrando pênalti), ampliou com Antônio Carlos, viu Rafael Sobis descontar para o Internacional, e fechou o placar com Thiago Ramos.

2010: em partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Palmeiras. Emerson Sheik abriu o placar para o Fluminense logo aos 15 minutos do primeiro tempo, mas Ewerthon empatou para o Palmeiras nos acréscimos do segundo tempo. Esta foi a última partida do Maracanã antes da reforma para a Copa do Mundo de 2014. Com 11 vitórias, 5 empates e 2 derrotas, o Fluminense passou a somar 38 pontos, na campanha que culminaria na conquista do terceiro Brasileirão de sua história.

2012: em jogo válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Orlando Scarpelli, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Figueirense. Digão e Rafael Sobis fizeram 2 a 0 para o Fluminense já no segundo tempo, mas o time de Florianópolis empatou com Aloísio e João Paulo. O Fluminense passou a somar 44 pontos na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, com 12 vitórias, 8 empates e 1 derrota, na campanha que terminaria com a conquista do quarto Brasileirão da história do clube.

****

Aniversariantes do dia:

Abel Carlos da Silva Braga (1952), zagueiro, treinador e ídolo do Fluminense. Como atleta, começou nas divisões de base do Fluminense em 1968, e foi promovido aos profissionais em 1971, tendo atuado no clube até 1976. Marcou 3 gols em 75 partidas (39 como titular, 36 como reserva), e conquistou a Taça Guanabara de 1971 e os Campeonatos Cariocas de 1973 e 1975. Foi representante do Fluminense na Seleção Olímpica nos Jogos de Munique, em 1972. Já no Vasco, fez parte da Seleção Brasileira que terminou a Copa do Mundo de 1978 em terceiro lugar. Logo após pendurar as chuteiras, Abel iniciou uma bem-sucedida carreira de treinador, com passagens vitoriosas em diversos clubes. No Fluminense, acumula até hoje 274 jogos, sendo o terceiro com mais partidas no comando técnico do clube na história (Ondino Viera tem 297 e Zezé Moreira 474). Conquistou como treinador os Campeonatos Cariocas de 2005 e 2012, e o Campeonato Brasileiro de 2012.

Anderson de Carvalho Barbosa (1974), atacante com 4 gols marcados em 24 jogos pelo time principal do Fluminense, na temporada de 1995.

PCFilho

2 comentários:

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.