domingo, 17 de setembro de 2017

Efemérides tricolores - 17 de setembro


1922: na estreia no Campeonato Sul-Americano, diante de 30.000 pessoas no recém-ampliado Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, a Seleção Brasileira empatou em 1 a 1 com o Chile. A Seleção contou com três jogadores do Fluminense. A escalação foi a seguinte: Marcos Carneiro de Mendonça [Fluminense]; Palamone [Botafogo] e Barthô [São Bento]; Laís [Fluminense], Amílcar [Corinthians] e Fortes [Fluminense]; Formiga [Paulistano], Neco [Corinthians], Friedenreich [Paulistano], Tatu [Corinthians] e Rodrigues [Corinthians]. Os gols foram de Tatu para o Brasil e Bravo para o Chile.

1933: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Flamengo por 2 a 0, gols de Vicentino e Preguinho (de falta), ambos ainda no primeiro tempo. No primeiro campeonato profissional do Rio de Janeiro, o Bangu terminaria campeão, com o Fluminense vice-campeão, e o Flamengo na sexta e última colocação.

1960: em jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 5 a 1 do Madureira. Os gols tricolores foram de Telê (2), Waldo (2) e Maurinho, e Azumir descontou para o clube suburbano.

1964: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense venceu o São Cristóvão por 1 a 0, graças ao gol de Ubiraci, aos 28 minutos do segundo tempo. Com nove vitórias, um empate e duas derrotas, o Fluminense liderava a competição. Aquela campanha tricolor terminaria com a conquista de mais um título estadual, em decisão contra o Bangu, em dezembro.

1983: no primeiro jogo do segundo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o São Cristóvão por 2 a 0, no Maracanã, com gols de Assis e Washington, o eterno "casal 20" tricolor. Por ter sido o campeão do primeiro turno, o Fluminense já estava classificado para a fase final, na qual conquistaria o título, em dezembro.

1988: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Criciúma, com gols no segundo tempo, do lateral-esquerdo Eduardo Souza (aos 13) e do centroavante Washington (aos 44).

2006: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã, o Fluminense venceu o Figueirense por 2 a 0, graças aos gols do meia Petkovic e do centroavante Tuta, respectivamente aos 12 e aos 18 minutos do segundo tempo.

****

Aniversariantes do dia:

Américo Alfredo Spinelli (1917), centro-médio argentino que defendeu o Fluminense entre as temporadas de 1939 e 1945. Marcou 6 gols em 167 partidas com a camisa tricolor. Foi bicampeão carioca em 1940 e 1941, e também participou da conquista do Torneio Extra de 1941.
Spinelli.

Joel de Souza Martins (1930), ponta-esquerda que jogou pelo time profissional do Fluminense entre as temporadas de 1948 e 1954. Assinalou 18 gols em 61 jogos com a camisa tricolor. Sete desses gols foram na campanha do título do Campeonato Carioca de 1951, na qual ele foi titular. Também em 1951, marcou o gol inaugural da vitória sobre o Arsenal, da Inglaterra, no Maracanã. Em 1952, fez parte, como reserva, do elenco campeão mundial na Copa Rio. Ainda hoje, Joel permanece ligado ao Fluminense, trabalhando como funcionário do Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras, em Xerém.
Joel, na época de jogador.

Joel tietado por este escriba, em Laranjeiras, em 2017.

Bismarck Barreto Faria (1969), meio-campista com 16 atuações pelo Fluminense na temporada de 2002, ano em que fez parte do elenco campeão carioca.

Claudinei Alexandre Pereira Lino, o Nei (1977), goleiro com 6 atuações pelo Fluminense entre 2001 e 2002, ano em que fez parte do elenco campeão carioca.

Eduardo Correia Piller Filho, o Eduardo Ratinho (1987), lateral-direito com 11 atuações pelo Fluminense entre 2008 e 2009. Marcou um gol, na vitória por 3 a 0 contra o Águia de Marabá, pela Copa do Brasil de 2009, no Maracanã (vide 22 de abril).

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.