sábado, 16 de setembro de 2017

Efemérides tricolores - 16 de setembro


1909: em Saint-Cyr, na França, o sócio do Fluminense Alberto Santos Dumont quebrou o recorde de decolagem mais curta da história, levantando voo em apenas 60 metros, com o seu avião Demoiselle VI. Após o voo bem-sucedido, de 10 minutos e 27 segundos, ele fez uma nova decolagem, carregando um peso morto de 20 quilogramas, soltando-o no ar e seguindo em plena harmonia até pousar, dois minutos depois. A façanha do grande inventor brasileiro foi acompanhada por um público entusiasmado, de cerca de três mil pessoas.

1917: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Mangueira, gols de Fortes e Celso (3). A campanha tricolor na competição passou a ser de dez vitórias e um empate em onze jogos. Naquele ano, o Fluminense conquistaria o primeiro título do histórico tricampeonato do Rio de Janeiro.

1922: no stand de tiro do Fluminense, foram disputadas as provas de tiros de armas curtas, como parte dos Jogos Olímpicos Latino-Americanos, e quatro atletas brasileiros ganharam medalhas. Na prova de 25 metros (revólver de guerra, 60 tiros), a medalha de ouro ficou com Guilherme Paraense (508 pontos) e a medalha de prata com Antônio Ferraz da Silveira (490 pontos). Na prova de 50 metros (pistola livre, 60 tiros), a medalha de ouro ficou com Sebastião Wolf (483 pontos), e a medalha de prata com Afrânio Costa (481 pontos). Antônio e Afrânio, os dois medalhistas de prata, competiram pelo Fluminense. No mesmo dia, aconteceu a Maratona dos Jogos, com a saída no Estádio do Fluminense, passando por Laranjeiras, Flamengo, Botafogo, Praia da Saudade, Leme, Copacabana, Ipanema, Lagoa, Leblon, Jardim Botânico, Humaitá e novamente Botafogo e Laranjeiras, e com a chegada também no Estádio do Fluminense. O vencedor da prova foi o chileno Manuel Jesús Plaza Reyes, grande destaque do Atletismo nos Jogos (ele conquistaria a medalha de prata na Maratona dos Jogos Olímpicos de Amsterdã, em 1928).

1934: em sua estreia no Torneio Extra, no campo da rua Figueira de Melo, o Fluminense ganhou por 4 a 2 do Bonsucesso, graças aos gols de Russo (2), Walter Fortes e Barriloti.

1950: o Fluminense enfim obteve sua primeira vitória no Estádio do Maracanã. Em partida válida pelo primeiro turno do Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Botafogo por 1 a 0, graças a um golaço de Didi, cobrando falta com um chute de curva, aos 35 minutos do segundo tempo. O público do jogo foi de 8.382 pagantes. Este foi também o primeiro Clássico Vovô disputado no Maracanã.

1958: em partida válida pelo primeiro turno do Campeonato Carioca, diante de 18.648 presentes (14.670 pagantes) no Maracanã, o Fluminense venceu o Bangu por 1 a 0, com um gol do centroavante Waldo, aos quinze minutos do segundo tempo, de cabeça.

1970: em jogo pela penúltima rodada do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o America. No dia seguinte, o Vasco venceria o Botafogo e se sagraria campeão carioca por antecipação. Na rodada final, o Fluminense carimbaria a faixa do Vasco, com uma vitória por 2 a 0 (vide 20 de setembro). Na semana seguinte, começaria o maior Campeonato Brasileiro de todos os tempos, com todos os craques da Seleção tricampeã no México - em disputa, a bela Taça de Prata, que ao fim da competição fixaria residência no melhor endereço possível...

1972: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Arruda, no Recife, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Náutico, graças a um gol de Cafuringa,  aos 26 minutos do segundo tempo.

1973: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu o America por 2 a 0, diante de 17.473 pagantes no Maracanã, com dois gols de Adílson, aos 19 do primeiro e aos 9 do segundo tempo.

1981: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou do Volta Redonda por 5 a 2. Os gols tricolores no jogo foram de Cláudio Adão (3), Zezé e Robertinho.

1984: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira. O gol tricolor foi do craque Assis. O Fluminense, que já havia conquistado o Campeonato Brasileiro daquele ano, acumulava sete vitórias e três empates, na campanha que culminaria na conquista do bicampeonato do Rio de Janeiro.

2000: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro (Copa João Havelange), o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Atlético Mineiro, no Mineirão. Os gols tricolores foram de Magno Alves (de pênalti) e Agnaldo.

PCFilho

Um comentário:

  1. Uma curiosidade: esta foi a primeira data em que não encontrei aniversariantes, desde que comecei a publicar as efemérides (em primeiro de maio).

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.