domingo, 10 de setembro de 2017

Efemérides tricolores - 10 de setembro


1905: em amistoso no campo do Fluminense, na rua Guanabara, a "Seleção do Rio" ganhou por 1 a 0 da Seleção de Niterói, com um gol de Félix Frias, no segundo tempo do jogo, que foi disputado como desempate da partida de 30 de julho. A "Seleção do Rio" foi composta inteiramente por jogadores do Fluminense: Francis Walter; Victor Etchegaray e Walter Salmond; Luis Pederneiras, Adolpho Simonsen e Edgard Gulden; Charles Hargreaves, Ataliba Sampaio, Edwin Cox, Emile Etchegaray e Félix Frias. Por isso, alguns historiadores consideram este o 31º jogo da história do clube.

1911: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense venceu o Rio Cricket por 5 a 0, e garantiu o título antecipadamente. Os gols da vitória tricolor foram de Gustavinho de Carvalho, Ernesto Paranhos, Gallo, James Calvert e Oswaldo Gomes. Nos preparativos para esta partida, aconteceu o desentendimento que ocasionaria a cisão, que daria origem ao futebol do Flamengo. Alberto Borgerth, que vinha sendo titular, ficou insatisfeito ao ser preterido por Ernesto Paranhos - como a diretoria não admitiu a tentativa de interferência na escalação, um grupo de nove jogadores, liderado pelo próprio Borgerth, decidiria sair do clube, em 3 de outubro, dois dias após a partida final do Campeonato.
Foto posada com os jogadores de Fluminense e Rio Cricket misturados.
Sede do Fluminense na rua Guanabara, 10 de setembro de 1911.

1916: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do São Cristóvão, no campo da rua Figueira de Melo. Os gols tricolores foram de Chico Netto (de pênalti) e Couto.

1944: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no campo da rua Conselheiro Galvão, o Fluminense derrotou o Madureira por 3 a 1. Os gols da vitória tricolor foram assinalados por Pedro Amorim (2) e Magnones (de pênalti).

1969: na segunda rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Bahia, na Fonte Nova, em Salvador. Os gols da vitória tricolor foram de SamaroneFlávio (2).

1972: em sua estreia no Campeonato Brasileiro, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Corinthians, diante de 32.313 pagantes no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. O gol tricolor na partida foi marcado por Jair Pereira.

1978: em partida válida pelo Campeonato Carioca, em Moça Bonita, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Campo Grande, gols de Fumanchu e Marinho Chagas. Uma curiosidade deste jogo é que o Fluminense utilizou dois uniformes: a camisa tricolor no primeiro tempo, e a camisa branca na etapa complementar.

1988: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã, o Fluminense venceu o Bahia por 3 a 0, gols de Edinho (de pênalti), Washington e Rangel. Os dois clubes voltariam a se enfrentar na fase semifinal daquela competição, em que o Bahia se classificaria, para depois se sagrar campeão ao vencer o Internacional na decisão.

2005: o Fluminense derrotou o Brasiliense por 3 a 0, no Raulino de Oliveira, ultrapassou o Santos e alcançou a liderança do Campeonato Brasileiro. Tuta, que fez dois gols, e o aniversariante Petkovic, que marcou um, foram os destaques da equipe tricolor, sob o comando técnico de Abel Braga. Posteriormente, esta partida seria anulada, por ter sido um dos onze jogos apitados pelo árbitro Edílson Pereira de Carvalho - no jogo remarcado, em 24 de outubro, os clubes empatariam em 1 a 1.

2017: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Vitória, no Barradão, em Salvador. Neílton abriu o placar para o Vitória no primeiro tempo, e Wendel empatou para o Fluminense no início da etapa final. Mesmo jogando com dez, após o estreante Robinho ser expulso, o Fluminense conseguiu virar para 2 a 1, com Henrique Dourado cobrando pênalti sofrido por Wellington Silva. No entanto, o Vitória obteve o empate nos minutos finais, com gol de Kanu.

****

Aniversariantes do dia:

Ondino Leonel Viera Palaserez, o Ondino Viera (1901), treinador uruguaio com três passagens pelo comando técnico do Fluminense. Ondino foi um dos grandes treinadores da história tricolor, tendo conquistado os Campeonatos Cariocas de 1938, 1940 e 1941, o Torneio Extra de 1941 e o Torneio Municipal de 1948. Ondino é até hoje o segundo treinador com mais partidas na história do clube (297), atrás apenas de Zezé Moreira (474). Valorizando tática e treinamentos individuais, Ondino é considerado o inventor do esquema 4-2-4, que revolucionou o futebol brasileiro. No Brasil, ele também treinou Bangu, Botafogo, Vasco, Palmeiras e Atlético Mineiro. Ondino foi o treinador da Seleção do Uruguai na Copa do Mundo de 1966.
Foto: segurando a bola, Ondino Viera instrui seus atletas.

Cláudio Galbo Garcia (1943), meia-atacante com 35 gols marcados em 164 partidas pelo Fluminense, entre as temporadas de 1967 e 1971. Conquistou os Campeonatos Cariocas de 1969 e 1971, as Taças Guanabara de 1969 e 1971, e o Campeonato Brasileiro de 1970. Após pendurar as chuteiras, tornou-se treinador, e assumiu o comando técnico do Fluminense em 1983. Logo após conquistar a Taça Guanabara (primeiro turno do Campeonato Carioca - vide efemérides de amanhã), resolveu trocar o Fluminense pelo Flamengo no meio da competição - que terminaria com o Fluminense campeão, e o Flamengo vice.
Foto: Cláudio Garcia em ação no épico Fla-Flu de 1969.

Dejan Petković (1972), meia-atacante sérvio, com 19 gols marcados em 62 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 2005 e 2006. Teve algumas atuações espetaculares e marcou alguns golaços com a camisa tricolor, mas não chegou a conquistar títulos pelo Fluminense.
Foto: Petković com a camisa tricolor.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.