quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Efemérides tricolores - 9 de agosto


1913: chegou ao Rio de Janeiro, em navio oriundo da Inglaterra, o senhor Henry Welfare, ex-futebolista de três clubes ingleses (Northern Nomads, Liverpool e Tranmere Rovers), contratado como professor de Matemática e de Língua Inglesa pelo Ginásio Anglo-Brasileiro. Semanas depois, Welfare estrearia no time principal do Fluminense, clube em que faria história nos anos seguintes. Com sua vocação de artilheiro, o Tanque Inglês lideraria o time tricampeão carioca entre 1917 e 1919.

1958: em jogo do turno do Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Madureira. Waldo e Escurinho marcaram os gols da vitória tricolor, ainda no primeiro tempo da partida.

1964: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o forte time do Bangu. Com cinco vitórias e um empate em seis jogos, o Fluminense iniciava a campanha de mais um título estadual - que seria conquistado em decisão contra o mesmo Bangu, em dezembro.

1970: em jogo do primeiro turno do Campeonato Carioca, no Estádio Luso-Brasileiro, o Fluminense venceu a Portuguesa da Ilha do Governador por 1 a 0, gol de Lula, de cabeça, aos 36 minutos do primeiro tempo.

1991: no Olympisch Stadion, o Estádio Olímpico de Amsterdã, capital da Holanda, o Fluminense sofreu sua única derrota na excursão pela Europa: 3 a 0 para o Ajax, vice-campeão holandês. O saldo do giro europeu passou a ser de cinco vitórias, dois empates e uma derrota.

1992: no jogo de ida da primeira fase da Copa Conmebol, exercendo seu mando de campo no Estádio Municipal de Juiz de Fora, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Atlético Mineiro, de virada, com dois gols do centroavante Ézio. Três dias depois, infelizmente, o Tricolor não conseguiria se classificar, perdendo a partida de volta por 5 a 1, no Mineirão. O Atlético Mineiro terminaria campeão da competição.

2012: em jogo da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense derrotou o São Paulo por 2 a 1, em São Januário. Os gols da vitória tricolor foram assinalados por Leandro Euzébio e Fred, ambos de cabeça, com nosso conhecido Cícero marcando o gol são-paulino, também de cabeça. O Fluminense passou a ter 32 pontos ganhos na tabela de classificação, com 9 vitórias, 5 empates e 1 derrota, na campanha que culminaria na conquista do quarto Brasileirão da história tricolor.

****

Aniversariantes do dia:

Mário Jorge Lobo Zagallo (1931), treinador com duas passagens no comando técnico do Fluminense. Na primeira, na temporada de 1971, conquistou o título do Campeonato Carioca. Na segunda, entre 1979 e 1980, não conquistou títulos, mas preparou o time que seria campeão carioca no fim da temporada. Na Seleção Brasileira, Zagallo conquistou quatro Copas do Mundo - como jogador em 1958 e 1962, como treinador em 1970, e como auxiliar-técnico em 1994.

Orlando Donizeti Fernandes (1956), lateral-direito que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1983, ano em que foi campeão carioca.

Mônica Caetano da Silva (1960), jogadora de vôlei, integrante da equipe do Fluminense vice-campeã brasileira de 1983.

Édson Mariano da Silva (1965), zagueiro com 3 gols marcados em 36 partidas disputadas pelo Fluminense, entre os anos de 1985 e 1989.

Ricardo França (1969), cabeça-de-área com 3 gols marcados (todos em cobranças de falta) em 20 partidas disputadas pelo Fluminense, na temporada de 1999.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.