terça-feira, 29 de agosto de 2017

Efemérides tricolores - 29 de agosto


1909: em amistoso no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Sport Club Americano, de São Paulo. O Americano havia sido vice-campeão paulista em 1908, e seria terceiro colocado em 1909. Nas semanas seguintes, o Fluminense confirmaria a conquista do tetracampeonato carioca, de maneira invicta.

1915: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no campo da rua da Constituição, em Niterói, o Fluminense goleou o Rio Cricket por 5 a 0, com gols de Welfare (3), Couto e João Baptista. O Fluminense não seria campeão carioca naquele ano, mas Welfare terminaria a competição como artilheiro, com 22 gols marcados.

1926: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, na rua Figueira de Melo, o Fluminense ganhou por 6 a 0 do Syrio e Libanez, gols de Alfredinho (4), Floriano e Moura Costa.

1932: em reunião realizada na sede do Fluminense, em Laranjeiras, dirigentes de Fluminense, São Cristóvão, Flamengo, Bangu, Botafogo, Vasco e America decidiram por unanimidade adotar o profissionalismo no futebol carioca. A partir do ano seguinte, seria disputado o Campeonato Carioca de Profissionais, com os atletas sendo oficialmente remunerados pelos clubes. Sob a liderança tricolor, em especial dos senhores Arnaldo Guinle, Affonso de Castro e Oscar Costa, o futebol brasileiro dava um passo fundamental para se desenvolver e se transformar numa potência mundial.

1937: em jogo amistoso, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Vasco. Os gols tricolores no clássico foram de Hércules (cobrando pênalti) e Sandro. O gol vascaíno foi de Raul.

1943: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Madureira por 5 a 2. Os gols tricolores foram de Russo (dois, um de pênalti), Carreiro, Invernizzi e Tim.

1954: em partida válida pela segunda rodada do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 6 a 1 do Canto do Rio. Waldo, Róbson (2), Escurinho (2) e Didi marcaram os gols tricolores no jogo.

1964: no Maracanã, em jogo do turno do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 2 a 0 da Portuguesa da Ilha do Governador, gols de Ubiraci e Amoroso. Com sete vitórias, um empate e uma derrota em nove jogos, o Fluminense iniciava a campanha de mais um título estadual - que seria conquistado em decisão contra o Bangu, em dezembro.

1969: em amistoso disputado no Estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica, o Fluminense venceu o Rio Branco por 3 a 0, gols de Flávio (2) e Lulinha.

1970: em jogo válido pelo segundo turno do Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense goleou o Madureira por 5 a 1. Os gols tricolores foram de Flávio (3), Didi e Lula.

1973: em partida da segunda rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Nhozinho Santos, em São Luís, o Fluminense ganhou por 4 a 1 do Moto Club. Os gols tricolores foram de Manfrini, Dionísio, Lula e Marins (contra).

1976: na rodada decisiva do quadrangular final do Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Vasco, diante de 127.123 pagantes no Maracanã. A Máquina Tricolor abriu 2 a 0, com gols de Gil, aos 4 minutos do primeiro tempo, e Erivelto, aos 8 da etapa complementar. O Vasco, porém, conseguiu reagir, diminuindo com Roberto aos 14, e empatando com Toninho aos 38. Com o resultado, Fluminense e Vasco encerraram o quadrangular empatados na liderança, cada um com uma vitória e dois empates. Apesar de o Fluminense ter melhor campanha geral e maior saldo de gols no quadrangular, o regulamento previa a realização de jogo-desempate. Como o Campeonato Brasileiro estava para começar, somente no dia 3 de outubro Fluminense e Vasco voltariam ao Maracanã para, enfim, decidir o Campeonato Carioca (confiram aqui nas efemérides!).

1984: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense venceu o Campo Grande por 2 a 0, com dois gols de Romerito. O Tricolor, que já havia conquistado o Campeonato Brasileiro daquele ano, seguia firme rumo ao bicampeonato do Rio de Janeiro.

1999: na estreia na Série C do Campeonato Brasileiro, o Fluminense perdeu por 2 a 0 para o Villa Nova, no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima. O pesadelo da torcida tricolor parecia não ter fim, mas o Fluminense começaria logo a provar que é possível ir ao inferno e voltar de lá ainda mais forte. Com o treinador Carlos Alberto Parreira à beira do gramado, o Fluminense conquistaria o título daquela competição, iniciando assim seu retorno à elite do futebol brasileiro.

2007: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 4 a 1 do Internacional, no Beira-Rio, em Porto Alegre. Os gols da grande vitória tricolor sobre o então campeão mundial de clubes foram assinalados por Thiago Silva, Thiago Neves (2) e Alex Dias, com Mineiro marcando o gol colorado.

2010: em partida válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o São Paulo. Os gols tricolores foram de Deco e Leandro Euzébio. Com 11 vitórias, 4 empates e 2 derrotas, o Fluminense passou a somar 37 pontos, na campanha que culminaria na conquista do terceiro Brasileirão de sua história.

2012: em jogo válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Engenhão, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Corinthians. O gol tricolor foi marcado por Fred. O Fluminense passou a somar 43 pontos na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, com 12 vitórias, 7 empates e 1 derrota, na campanha que terminaria com a conquista do quarto Brasileirão da história do clube.

****

Aniversariantes do dia:

Heliodora Carneiro de Mendonça, a Bárbara Heliodora (1923), respeitadíssima professora e crítica de teatro, torcedora e sócia do Fluminense, filha do lendário goleiro e presidente Marcos Carneiro de Mendonça.
Em 20/07/2014, Bárbara Heliodora entregou a Taça Marcos Carneiro de Mendonça ao Exeter City,
no amistoso comemorativo do centenário da Seleção Brasileira, em Laranjeiras.

Emmanuel Briglia de Magalhães, o Léo Briglia (1928), centroavante com 57 gols marcados em 105 partidas pelo Fluminense, entre as temporadas de 1956 e 1959. Com a camisa tricolor, foi campeão do Torneio Rio-São Paulo de 1957. Em 1959, foi campeão e artilheiro da Taça Brasil pelo Bahia. Para ler mais sobre o goleador, vide Descanse em paz, Léo Briglia.


Alexandre Costa Seixas (1973), lateral-esquerdo com 12 atuações pelo Fluminense na temporada de 1996.

Ronan Queiroz de Paula Afonso (1994), lateral-esquerdo formado pelo Fluminense, com 7 partidas disputadas no time profissional tricolor, entre 2013 e 2014.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.