quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Efemérides tricolores - 16 de agosto



1914: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense ganhou por 4 a 1 do Paysandu. Os gols tricolores foram de Welfare, Barthô (2) e Oswaldo Gomes.

1930: no Estádio de Lourdes, Fluminense e Atlético Mineiro disputaram a primeira partida noturna da cidade de Belo Horizonte. O jogo amistoso, que foi também o primeiro confronto entre os tradicionais clubes, terminou empatado em 1 a 1, com Zé Maria marcando o gol tricolor. Um dos presentes na arquibancada foi o senhor Jules Rimet, presidente da FIFA.

1931: em jogo pela semifinal do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, a Seleção Carioca venceu a Seleção Baiana por 6 a 0, com atuação destacada do craque tricolor Preguinho, que marcou três gols. Walter (2) e Coelho assinalaram os outros gols cariocas. O escrete carioca atuou com: Zezé [Bangu]; Domingos da Guia [Bangu] e Hildegardo [America]; Hermógenes [America], Zezé [S. C. Brasil] e Ivan Mariz [Fluminense]; Walter [S. C. Brasil], Leônidas da Silva [Bonsucesso], Coelho [S. C. Brasil], Preguinho [Fluminense] e Theóphilo [Fluminense]. Na outra semifinal da competição, a Seleção Paulista massacrou a Seleção Pernambucana por 11 a 3, na Chácara da Floresta, em São Paulo. Cariocas e paulistas decidiriam o Campeonato Brasileiro nas semanas seguintes, em três partidas (vide aqui nas próximas efemérides!).

1934: em jogo amistoso, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 7 a 2 do Sport de Juiz de Fora. Barriloti, Pirica, Vicentino (2) e Russo (3) marcaram os gols tricolores na partida.

1953: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, diante de uma multidão no Maracanã (116.266 presentes, com 103.132 pagantes), o Fluminense derrotou o Flamengo por 3 a 2. Róbson, Telê (de pênalti) e Marinho marcaram os gols tricolores, com Esquerdinha e Evaristo de Macedo descontando para o Flamengo. As duas torcidas viviam momentos de empolgação: os rubro-negros felizes com o bom início de Campeonato (cinco vitórias nas cinco primeiras rodadas); e os tricolores entusiasmados com um dos melhores times de sua história, campeão mundial no ano anterior. O resultado foi o maior público da história do Fla-Flu até aquela data, superando o clássico de 14/10/1951 (que tivera 109.212 presentes).

1961: em jogo válido pelo primeiro turno do Campeonato Carioca, em São Januário, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Canto do Rio, com um gol do zagueiro Pinheiro, cobrando falta, aos 15 minutos do primeiro tempo.

1970: diante de 61.667 pagantes no Maracanã, o Fluminense venceu o America por 3 a 1, e conquistou o primeiro turno do Campeonato Carioca. Flávio, Aldeci (contra) e Lula assinalaram os gols da vitória tricolor.

1984: na sequência do giro pela Itália, o Fluminense ganhou por 3 a 2 da SPAL, no Stadio Paolo Mazza, em Ferrara. Os gols tricolores no amistoso foram marcados por Romerito, Tato e Washington.

1986: em mais um amistoso na Espanha, o Fluminense goleou o Deportivo Segóvia por 8 a 0, no Estádio Municipal de La Albuera. Os gols foram de Washington (2), Paulinho, Marcão (4) e Gallo.

2015: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, com 23.130 presentes no Estádio do Maracanã, o Fluminense venceu o Figueirense por 2 a 1. Os gols tricolores na partida foram marcados no segundo tempo, através de Cícero (aos 3) e Fred (aos 19).

****

Aniversariantes do dia:

Faustivânio Venâncio Fernandes, o Vanin (1975), lateral-esquerdo com 30 atuações pelo Fluminense na temporada de 2000.


Caio Ribeiro Decoussau (1975), atacante com 7 gols marcados em 38 partidas pelo Fluminense, entre as temporadas de 2001 e 2002, ano em que foi campeão carioca.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.