sexta-feira, 7 de julho de 2017

Efemérides tricolores - 7 de julho



1912: no primeiro Fla-Flu da história, válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Flamengo, no campo da rua Guanabara, atual Estádio de Laranjeiras. No ano anterior, o Fluminense havia sido o campeão invicto, vencendo todos os jogos do certame. No entanto, um desentendimento entre os atletas ocasionou a cisão, com nove dos onze titulares campeões abandonando o clube e fundando o departamento de futebol do Flamengo (até então dedicado apenas ao remo). Apenas dois titulares permaneceram fiéis ao Tricolor: Oswaldo Gomes e James Calvert. Foi James que iniciou a jogada do primeiro gol do Fla-Flu, dando o passe para seu irmão Edward abrir o placar, logo no primeiro minuto. Pouco tempo depois, o Flamengo empatou com Arnaldo. Já no segundo tempo, James pôs o Fluminense em vantagem, cobrando falta, mas Píndaro empatou para o Flamengo a dois minutos do fim. No último lance do jogo, Barthô marcou o gol da vitória impossível de ser vingada: 3 a 2 para o Fluminense, contra os seus antigos titulares. Os pontos perdidos naquela tarde custariam o Campeonato ao Flamengo, que terminaria o certame na segunda posição, dois pontos atrás do Paysandu.

1935: na segunda rodada da fase final do Torneio Aberto, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu os Fuzileiros Navais por 4 a 0, gols de Vicentino (3) e Machado (de falta). O goleiro tricolor Batatais defendeu um pênalti na partida. O título daquele Torneio Aberto seria a primeira glória de um dos times mais vitoriosos da história tricolor, que levantaria cinco Campeonatos Cariocas entre 1936 e 1941.

1940: em jogo do Campeonato Carioca, na Gávea, o Fluminense venceu o São Cristóvão por 3 a 1. Os gols tricolores foram de Russo (2) e Hércules. Nas oito rodadas do primeiro turno, em que os clubes se enfrentaram em campos neutros, o Fluminense somou 6 vitórias, 1 empate e 1 derrota. A boa campanha tricolor continuaria até a conquista do título.

1946: na rodada inaugural do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Bonsucesso por 5 a 1. Os gols tricolores foram de Rodrigues Tatu (2), Ademir Menezes (2) e Orlando Pingo de Ouro. Meses antes, o treinador Gentil Cardoso prometera à diretoria do Fluminense: "Deem-me Ademir, e eu lhes darei o Campeonato". O "Moço Preto" começava a cumprir sua palavra.

1957: no 9º jogo do giro pela América do Sul, no Estádio El Campín, em Bogotá, capital da Colômbia, o Fluminense derrotou o Independiente Santa Fe por 1 a 0, gol de Telê, aos 10 minutos do primeiro tempo. O saldo da excursão tricolor pelos países vizinhos passou a ser de 6 vitórias, 2 empates e 1 derrota. No mesmo dia, no Maracanã, Castilho defendeu o gol da Seleção Brasileira, que perdeu para a Argentina por 2 a 1, na partida que ficaria marcada para sempre como a estreia de Pelé no escrete tupiniquim.

1963: mesmo atuando a maior parte do tempo com um homem a menos, devido à lesão que forçou a saída de Joaquinzinho aos 23 minutos da etapa inicial, o Fluminense venceu o São Cristóvão por 3 a 0, no Maracanã, em jogo do Campeonato Carioca, com gols de Manoel (2) e Carlos Alberto Torres (de pênalti). Antes da partida, houve emoção no estádio, com o minuto de silêncio em homenagem ao ídolo Oswaldo Gomes, autor do primeiro gol da Seleção Brasileira e maior campeão carioca da história, com oito títulos, todos pelo Fluminense.

1976: o Fluminense derrotou o Vasco por 4 a 2, no Maracanã, em partida válida pelo Campeonato Carioca. Os gols do Fluminense foram de Rivellino (2), Doval e Carlos Alberto Torres (de pênalti). A Máquina Tricolor conquistaria o título estadual em uma dramática decisão contra o mesmo Vasco, no dia 3 de outubro.

1984: o Fluminense venceu o Olaria por 2 a 0, na Rua Bariri, em jogo pela segunda rodada do Campeonato Carioca (que o Tricolor terminaria conquistando). Os gols da vitória foram de Aldo e Romerito (de pênalti). No mesmo dia, faleceu, no Rio de Janeiro, Elba de Pádua Lima, o Tim, mito do Fluminense.

1985: no primeiro amistoso da viagem ao Equador, o Fluminense derrotou o Barcelona de Guayaquil por 3 a 0, no Estádio Modelo de Guayaquil, gols de Assis (2) e Washington. O jogo, que marcou a estreia de Nelsinho em sua terceira passagem no comando técnico tricolor, foi a preliminar da partida 9 de Octubre 1 x 0 Universitário de Lima, pela Copa Libertadores.

1992: o Fluminense venceu o Picos por 4 a 2, no Albertão, em Teresina, na partida de ida da primeira fase da Copa do Brasil. Os gols tricolores foram de Ézio (2) e Wagner (2).

2002: na segunda partida da Copa dos Campeões (torneio com os vencedores das competições do primeiro semestre), o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Paysandu, no Mangueirão, em Belém.

2007: em jogo do Campeonato Brasileiro, no Pacaembu, em São Paulo, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Corinthians. O gol tricolor foi do centroavante Somália, aos 26 minutos do primeiro tempo.

****

Aniversariantes do dia:

João Carlos Araújo dos Santos (1930), meia-esquerda com 20 gols marcados em 74 partidas pelo Fluminense, entre as temporadas de 1949 e 1955.

Pedro Francisco Garcia, o Tupãzinho (1968), meio-campista com um gol em 16 jogos pelo Fluminense, no ano de 1996.

Roberto Brum Vallado (1978), meio-campista formado pelo Fluminense, com 3 gols marcados em 124 partidas como profissional do clube. Foi campeão da Copa Rio de Janeiro de 1998, da Série C de 1999 e do Campeonato Carioca de 2002.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.