quinta-feira, 6 de julho de 2017

Efemérides tricolores - 6 de julho


1913: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense venceu o Rio Cricket por 5 a 2. Os gols tricolores foram de Vidal (2), Ernani, João Baptista e Oswaldo Gomes. O destaque do jogo foi o estreante Vidal, autor do primeiro e do quarto gols do Fluminense. Atuando como centroavante, ele iniciava sua vitoriosa jornada no time tricolor, antes de descobrir sua vocação e se tornar um dos melhores zagueiros de seu tempo - atuando na defesa, Vidal seria tricampeão carioca, entre 1917 e 1919.

1924: em partida do Campeonato Carioca, diante de 6.417 pessoas no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o America por 5 a 2. Os gols tricolores foram de Nilo (3) e Lagarto (2). O Fluminense conquistaria o título da competição, e Nilo seria o goleador máximo do certame.

1941: na sequência de sua avassaladora campanha no Campeonato Carioca, o Fluminense goleou o Canto do Rio por 6 a 1, em Laranjeiras. Os gols tricolores foram de Rongo (4) e Tim (2). Aquele timaço do Fluminense terminaria campeão com 22 vitórias em 28 jogos, e o melhor ataque da história do Campeonato Carioca (106 gols-pró).

1958: em amistoso no Estádio Centenário, em Montevideo, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Danubio. O gol tricolor foi de Telê, aos 10 minutos do 1º tempo.

1975: diante de 39.820 pessoas no Maracanã, em partida válida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Botafogo por 2 a 0, gols de Gil e Rivellino. A Máquina Tricolor seguia a pleno vapor, rumo à conquista da taça de campeão estadual.

1977: em partida pela Copa Vale do Paraíba, no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos, o Fluminense venceu o São José por 1 a 0, gol de Zezé. O Tricolor seria o campeão da competição.

1986: em clássico válido pelo Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense derrotou o Botafogo por 2 a 0, gols de Eduardo Souza (de falta) e Gallo

2003: em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense venceu o Bahia por 1 a 0, gol do jovem meio-campista Carlos Alberto, cobrando pênalti, aos 28 minutos do segundo tempo.

2013: na primeira partida da Deyna Cup, na Pepsi Arena, em Varsóvia, na Polônia, o Fluminense derrotou o Áustria Viena por 1 a 0, gol de Peterson, aos 17 minutos do segundo tempo. O Tricolor foi representado por seu time sub-23, mas o clube austríaco jogou com sua equipe principal.

****

Aniversariantes do dia:

Sylvio Leite Martins (1937), zagueiro com 1 gol marcado em 22 jogos pelo Fluminense entre 1956 e 1959.

Marcelo José Altino (1943), jogador das divisões de base na década de 1960 (posteriormente, teve uma vitoriosa carreira de treinador, na região Norte do país).

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.