sexta-feira, 14 de julho de 2017

Efemérides tricolores - 14 de julho



1902: no segundo amistoso em São Paulo, o Rio Team, espécie de seleção carioca, perdeu para o Internacional, no Velódromo, por 3 a 0. Após o jogo, os atletas fluminenses foram convidados para um banquete na Rotisserie Sportsman. Liderado por Oscar Cox, o Rio Team contou nesta viagem com Louis da Nóbrega Júnior, Horácio da Costa Santos, Mário Frias e outros. Apesar das duas derrotas em São Paulo, a viagem amadureceu de vez a ideia de Oscar, de fundar um clube de futebol - uma semana depois, na residência de Horácio, nasceria o Fluminense. 
Foto do Rio Team, seleção carioca que foi a São Paulo em julho de 1902.

1905: em amistoso interestadual, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Paulistano, gols de Emile Etchegaray e Edwin Cox. O irmão de Oscar Cox tornou-se o primeiro jogador do Fluminense a atingir a marca de 15 gols pelo clube. O Paulistano, que havia sido vice-campeão paulista nos três anos anteriores, enfim conquistaria o campeonato estadual naquela temporada. O adversário estava retribuindo a visita do Fluminense em 25 de junho, quando os times haviam empatado em 2 a 2, em São Paulo.

1906: pela quarta rodada do Campeonato Carioca, o Fluminense obteve sua quarta vitória: 7 a 0 sobre o Football & Athletic, no campo da rua Guanabara, gols de Edgard Gulden, Horácio da Costa Santos (2), Edwin Cox (2) e Félix Frias (2). O Tricolor caminhava a passos largos para se consagrar como primeiro campeão do Rio de Janeiro.

1912: em partida do turno do Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Bangu por 3 a 2, na rua Ferrer. Os gols tricolores no jogo foram de Oswaldo Gomes e Behrmann (2).

1917: em jogo do turno do Campeonato Carioca, em Campos Sales, o Fluminense venceu o America por 3 a 1. Os gols tricolores foram marcados por Chico Netto (de pênalti), Celso e Couto. O goleiro Marcos Carneiro de Mendonça defendeu um pênalti na partida. Foi a quinta vitória em cinco jogos, na campanha que culminaria na conquista do título. Os lances desta partida foram descritos em tempo real pela companhia telefônica, no que foi, provavelmente, a primeira transmissão de um jogo de futebol no Brasil.

1918: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Botafogo, no campo do rival, na rua General Severiano. Com 8 vitórias e 1 empate em 9 jogos, o Tricolor seguia firme rumo ao bicampeonato da cidade.

1926: em jogo do returno do Campeonato Carioca, em General Severiano, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Sport Club Brasil. Os gols tricolores foram de Ripper, Coelho e Fortes.

1929: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Botafogo por 1 a 0, graças ao gol de Meireles, no início do segundo tempo.

1930: a Seleção Brasileira realizou sua primeira partida em Copas do Mundo: diante de 24.059 pessoas no Parque Central, em Montevideo, perdeu para a Iugoslávia por 2 a 1. Aos 17 minutos do segundo tempo, o capitão Preguinho, mito do Fluminense, marcou o primeiro gol da Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo. Outro atleta tricolor que esteve em campo foi o médio Fernando Giudicelli. Antes da partida, Preguinho presenteou o árbitro uruguaio Anibal Tejada com um bonito paletó do Fluminense.
Foto: Preguinho, Anibal Tejada e o capitão iugoslavo Milutin Ivkovic.
O árbitro uruguaio vestia um paletó do Fluminense, presente de Preguinho.

1935: no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o America por 3 a 1, na rodada final do Torneio Aberto, e sagrou-se campeão da competição. Os gols da vitória do Fluminense foram de Hércules (2) e Gabardo. O goleiro tricolor Batatais defendeu um pênalti no jogo, assim como havia feito na rodada anterior. Esta conquista foi a primeira glória de um dos times mais vitoriosos da história tricolor, que levantaria cinco Campeonatos Cariocas entre 1936 e 1941.

1940: em jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca, em Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Bonsucesso. Os gols tricolores foram de Hércules (de pênalti), Romeu Pellicciari e Russo. O goleiro tricolor Capuano defendeu um pênalti na partida. O Fluminense já somava 7 vitórias, 1 empate e 1 derrota - a boa campanha tricolor continuaria até a conquista do título.

1946: no Estádio de Laranjeiras, em partida da segunda rodada do Campeonato Carioca, o Fluminense goleou o Canto do Rio por 5 a 0, gols de Pascoal, Orlando Pingo de Ouro, Ademir Menezes (2) e Simões. O Tricolor iniciava com duas vitórias a campanha que se eternizaria com a conquista do Supercampeonato, em dezembro.

1954: em amistoso em Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Uberaba, com gols de Esquerdinha, Didi e Robson (2).

1957: encerrando a excursão pela América do Sul, o Fluminense derrotou a Seleção de Pichincha por 2 a 1, no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, capital do Equador. Os gols da vitória tricolor foram marcados por Pinheiro e Telê. O saldo final do giro pelos países vizinhos foi de 8 vitórias, 3 empates e 1 derrota.

1962: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense venceu o America por 2 a 0, com dois gols de Oldair.

1984: na terceira rodada do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense derrotou o Goytacaz por 2 a 1. Os gols tricolores foram de Romerito e Tato. Com três vitórias, o Fluminense iniciava bem a campanha que terminaria com a conquista do bicampeonato em dezembro.

1992: em partida da Copa Rio de Janeiro, no Luso-Brasileiro, o Fluminense venceu o Botafogo por 1 a 0, gol de Wagner.

2001: em amistoso interestadual disputado em Laranjeiras, o Fluminense venceu a Ponte Preta por 3 a 0, gols de Régis, Caio e Paulo César (de pênalti).

2002: na terceira rodada da Copa dos Campeões (torneio envolvendo os clubes vencedores das competições do primeiro semestre), o Fluminense derrotou o Corinthians por 1 a 0, no Mangueirão, em Belém, com gol de Roni, aos 33 minutos do 2º tempo. O público da partida foi de 27.523 pagantes.

****

Aniversariantes do dia:

Gerdal Gonzaga de Bôscoli (1900), multiatleta tricolor, goleiro reserva de Marcos Carneiro de Mendonça nas campanhas do tricampeonato de 1917 a 1919. Jogou futebol pelo Fluminense entre as temporadas de 1917 e 1921, e defendeu 4 dos 7 pênaltis cobrados contra o Tricolor nos 25 jogos em que atuou. Anos depois, Gerdal foi campeão também no basquete pelo Fluminense, atuando ao lado de Preguinho. Em 1933, fundou a Liga Carioca de Basketball, tendo sido eleito seu primeiro presidente. Gerdal era sobrinho-neto da famosa compositora, pianista e maestrina Chiquinha Gonzaga.
Gerdal Gonzaga de Bôscoli, campeão no futebol e no basquete.
O time do Fluminense, campeão carioca de basquete de 1927.
Em pé: Moacir Röhe, Herman, Arno Frank e Nelson de Souza.
Agachados: Gerdal, Silvio Hoffman, Preguinho e José Malta.

Renato Martins (1962), lateral-esquerdo com 2 gols marcados em 85 jogos pelo time profissional do Fluminense, entre as temporadas de 1984 e 1986. Foi campeão brasileiro em 1984 e carioca em 1984 e 1985.

Célio de Souza Gonçalves, o Celinho (1966), meio-campista com 2 gols marcados em 10 partidas disputadas pelo Fluminense, no segundo semestre de 1993.

Emmanuel Leandro da Silva, o Leandro Silva (1967), lateral-direito com 1 gol assinalado em 22 jogos pelo time profissional tricolor, ao longo da temporada de 1995, ano em que foi campeão carioca. Seu gol foi na vitória por 3 a 1 contra o Flamengo, no dia 12/03/1995.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.