terça-feira, 9 de maio de 2017

Efemérides tricolores - 9 de maio



1909: no campo da Rua Voluntários da Pátria, o Fluminense empatou com o Botafogo em 2 a 2, na partida inaugural do Campeonato Carioca. Os gols tricolores foram de Hargreaves (aos 20 do 1º tempo) e Félix Frias (aos 30 do 1º tempo). O Fluminense se sagraria campeão invicto, com uma campanha de 10 jogos, 8 vitórias e 2 empates, 54 gols-pró e 8 gols-contra.

1948: em General Severiano, o Fluminense empatou com o Vasco em 1 a 1, pelo Torneio Municipal do Rio de Janeiro. O gol do Tricolor foi marcado por Rodrigues Tatu, aos 39 minutos do 2º tempo. O Fluminense venceria aquele Torneio Municipal no mês seguinte, numa decisão contra o Vasco, novamente em General Severiano.

1957: no Maracanã, pelo Torneio Rio-São Paulo, o Fluminense empatou com o Botafogo em 3 a 3. Os gols tricolores foram de Waldo (aos 23 do 1º tempo), Jair Francisco (aos 3 do 2º tempo) e novamente Waldo (aos 14 do 2º tempo). Naquele ano, o Fluminense tornou-se o primeiro clube carioca a conquistar o Rio-São Paulo, com a campanha invicta de 9 jogos, 7 vitórias e 2 empates, 23 gols-pró e 11 gols-contra.

1965: o Fluminense venceu o Corinthians por 3 a 0, no Maracanã, com gols de Amoroso (aos 3 do 2º tempo), Gilson Nunes (aos 15 do 2º tempo) e Evaldo (aos 38 do 2º tempo), em partida válida pelo Torneio Rio-São Paulo.

1970: o Fluminense derrotou o Bangu por 2 a 0, no Maracanã, com gols de Lula (aos 19 do 1º tempo) e Jair Pereira (aos 20 do 1º tempo), em partida válida pela Taça Guanabara (na época, competição à parte do Campeonato Carioca).

1978: no Maracanã, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou do Remo por 1 a 0, com gol de Gildásio, de cabeça, aos 18 minutos do 2º tempo.

2000: o Fluminense goleou o Maranhão por 6 a 0, no Maracanã, pela terceira fase da Copa do Brasil. A goleada foi construída com tentos de Roger Flores (aos 23 e aos 34 do 1º tempo), Luis Gustavo (aos 38 do 1º tempo), Paulo César (aos 26 do 2º tempo), Yan (aos 31 do 2º tempo) e Marco Brito (aos 40 do 2º tempo).

2004: o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Internacional, no Beira-Rio, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro.

2007: o Fluminense venceu o Atlético Paranaense por 1 a 0, em plena Arena da Baixada, e se classificou para a semifinal da Copa do Brasil. O gol da importante vitória foi marcado por Adriano Magrão, aos 32 minutos do 2º tempo.

2010: o Fluminense estreou com uma injusta derrota na histórica campanha que culminaria em seu terceiro Campeonato Brasileiro. No Castelão, o Ceará venceu por 1 a 0, com gol de pênalti, em infração inventada pelo árbitro paulista Paulo César de Oliveira - que ainda expulsou o zagueiro Cássio no lance. Com razão, o técnico Muricy Ramalho reclamou veementemente da arbitragem.

2015: no Maracanã, o Fluminense derrotou o Joinville por 1 a 0, em sua estreia no Campeonato Brasileiro, com um gol de Vinícius, aos 43 minutos do 2º tempo.

****

Aniversariantes do dia:

Robson da Silva (1930), meia-atacante com 53 gols em 288 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 1950 e 1959. Foi campeão Carioca de 1951, Mundial de 1952 e do Rio-São Paulo de 1957.
Robson da Silva, meia-atacante tricolor.

Thiago Ryan Andrade do Nascimento (1991), lateral-direito formado pelo Fluminense, com somente uma atuação no time profissional, emprestado para Resende, Duque de Caxias, Tupi, Videoton (Hungria) e Bonsucesso.

PCFilho

4 comentários:

  1. Essa derrota em 2010 para o Ceará, foi o ultimo jogo que o Fluminense perdeu em domingos comemorativos do Dia das Mães! Que tal essa estatistica PC?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Bruno! Parece que o Dia das Mães dá sorte para o Fluminense. Em 2017, vencemos o Santos por 3 a 2! :)

      Excluir
    2. No Dia dos Pais também já tivemos uma vitória marcante: em 2002, o Fluminense venceu o Cruzeiro por 5 a 1, na estreia de Romário.

      Excluir
    3. Essa derrota para o Ceará foi uma roubalheira incrível. Aliás, esse árbitro Paulo Cesar Oliveira, que hoje é comentarista, era muito ruim. Sacaneava S-E-M-P-R-E o Fluminense. Eu não me aguentava de raiva quando ele era escalado para nossos jogos.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.