sexta-feira, 5 de maio de 2017

Efemérides tricolores - 5 de maio


1907: na rodada inaugural do segundo Campeonato Carioca, o Fluminense venceu a Associação Athlética Internacional (novo nome do antigo Football and Athletic Club) por 5 a 0, gols de Oswaldo Gomes, H. Reidy, Félix Frias, Emile Etchegaray e João Leal. O Fluminense terminaria campeão da competição, superando o Botafogo no critério de desempate do goal-average. Apesar de o regulamento ter previsto esta situação, a Federação do Rio de Janeiro hoje considera ambos os clubes como campeões (vide meu post Sobre o Campeonato Carioca de 1907).

1946: o Fluminense venceu o Bangu por 5 a 2, na Gávea, em jogo válido pelo Torneio Municipal. Os gols tricolores foram de Orlando Pingo de Ouro (aos 13 do 1º tempo), Ademir Menezes (aos 37 do 1º tempo e aos 2 do 2º tempo), Pascoal (aos 12 do 2º tempo e aos 40 do 2º tempo). Este foi o terceiro jogo de Ademir com a camisa do Fluminense, o primeiro no Rio de Janeiro. Foram os dois primeiros gols do ídolo pelo Tricolor.

1960: durante excursão à Europa, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Standard Liège, um dos clubes mais tradicionais da Bélgica. Os dois gols tricolores foram assinalados por Maurinho.

****

Aniversariante do dia:

Carlos Alberto Costa Dias (1967), meia-armador que disputou 5 partidas pelo Fluminense na temporada de 1998.

****

Observação macabra:

Que as diretorias do Fluminense não permitam que jogos do clube sejam marcados para o dia 5 de maio. A quantidade de derrotas nesta data é perturbadora. A última vitória foi em um amistoso contra o Fast de Manaus, por 1 a 0, em 1996. No século XXI, já são 4 jogos e 4 derrotas em 5 de maio. Durante o século XX, houve outras 4 derrotas, 3 delas para fregueses de carteirinha (e a outra para o Flamengo). Confiram os reveses do Fluminense nesta data ao longo da história:
05/05/1929 - São Cristóvão 2 x 1 Fluminense - Figueira de Melo (Rio de Janeiro)
05/05/1964 - Bangu 2 x 1 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
05/05/1968 - Fluminense 0 x 1 Flamengo - Maracanã (Rio de Janeiro)
05/05/1973 - Fluminense 0 x 1 America - Maracanã (Rio de Janeiro)
05/05/2002 - Fluminense 1 x 2 Flamengo - Maracanã (Rio de Janeiro)
05/05/2004 - Grêmio 4 x 1 Fluminense - Olímpico (Porto Alegre)

Não acredito em mau agouro, nem em inferno astral. Mas, por via das dúvidas... :P

PCFilho

2 comentários:

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.