quarta-feira, 31 de maio de 2017

Efemérides tricolores - 31 de maio


1914: o Fluminense venceu o Rio Cricket por 5 a 2, em Laranjeiras, em jogo do turno do Campeonato Carioca. Os gols tricolores foram de Welfare e Barthô.

1936: o Fluminense foi o convidado de honra para a inauguração do Estádio Governador Bley, em Vitória. Na ocasião, o Tricolor goleou o Vitória do Espírito Santo por 8 a 1. Os gols do Fluminense foram de Sobral, Russo (2), Romeu Pellicciari (4) e Hércules. Aquele timaço, que começava a se entrosar, conquistaria 5 dos 6 Campeonatos Cariocas entre 1936 e 1941.

1942: em Campos Sales, pelo Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Madureira por 4 a 1, gols de Carreiro, Magnones (2) e Tim.

1956: em viagem ao Rio Grande do Sul, o Fluminense goleou o Renner (campeão gaúcho de 1954) por 4 a 1, de virada, gols de Breno para os donos da casa e Léo Briglia, Telê, Pinheiro (de pênalti) e Jair Francisco para o Tricolor. A partida atraiu bom público ao Estádio Tiradentes, na Rua Sertório, em Porto Alegre (um relato deste jogo amistoso pode ser lido aqui).

1959: em amistoso na Ilha do Retiro, o Fluminense venceu o Sport Recife por 1 a 0, gol de Paulinho Omena, aos 20 do 1º tempo. Este jogo marcou o início da maior sequência de vitórias da história do Fluminense: foram vinte triunfos consecutivos do time titular, entre 31 de maio e 18 de agosto (vejam a lista aqui).

1960: na sequência da excursão pela Europa, o Fluminense venceu o Malmö, da Suécia, por 4 a 2, no Malmö Stadion. Os gols tricolores foram de Paulinho Omena, Telê, Wilson Moreira e Waldo.

1969: em partida dramática no Maracanã, o Fluminense derrotou o America por 2 a 1, pelo Campeonato Carioca. Lula abriu o placar para o Tricolor aos 7 do 1º tempo, Edu empatou para o America aos 19 do 2º tempo, e Flávio marcou o gol da vitória do Fluminense aos 39 do 2º tempo, de cabeça. O herói da vitória, Flávio, só pôde jogar devido a um mandado de segurança que anulou sua suspensão. Com a vitória, o Fluminense se manteve na liderança - nas rodadas seguintes, venceria o Bangu e o Bonsucesso, e conquistaria o título num Fla-Flu espetacular.

1970: em partida da última rodada da Taça Guanabara (competição à parte do Campeonato Carioca), o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Flamengo, diante de 106.515 pessoas no Maracanã. O gol tricolor foi de Jair Pereira, aos 4 minutos do 2º tempo. Com o resultado, o Flamengo garantiu o título da competição, ficando o Fluminense - desfalcado dos selecionados Félix e Marco Antônio - com o vice-campeonato.

1973: iniciando sua segunda excursão à África, o Fluminense derrotou o Sporting Luanda por 4 a 0, gols de Dionísio (3) e Cafuringa. A partida foi realizada no Estádio Municipal de Luanda, capital de Angola. Com a vitória, o Fluminense recebeu a Taça Governo de Luanda.

1987: o Fluminense venceu o Torino, da Itália, por 2 a 0, na decisão da Copa Kirin, no Estádio Olímpico de Tóquio, capital do Japão. Os gols foram de Washington (aos 18 do 1º tempo, de cabeça) e Tato (aos 45 do 1º tempo). Fluzão, campeão da Copa Kirin!
Foto da Copa Kirin.

1989: em Laranjeiras, o Fluminense venceu o Volta Redonda por 2 a 1, em jogo do Campeonato Carioca. Os gols tricolores foram de Hélio e Roberto Silva (contra).

2000: em São Januário, o Fluminense conseguiu um empate dramático, em 2 a 2, contra o Vasco, classificando-se para as quartas-de-final da Copa do Brasil. O Fluminense marcou 2 a 0 com gols de Magno Alves e Agnaldo, e o Vasco empatou com dois gols de Edmundo. O resultado foi suficiente para o Tricolor, já que a partida de ida, no Maracanã, terminara 1 a 1, e valia a regra dos gols fora de casa para o desempate.

2003: pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu o Atlético Paranaense por 2 a 1, no Giulite Coutinho, gols de Sorato e Jadílson, com Ilan descontando para os visitantes.

2009: o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Náutico, nos Aflitos, pelo Campeonato Brasileiro. Fred abriu o placar para o Fluminense, mas o Náutico empatou nos acréscimos do segundo tempo, em cobrança de pênalti. O árbitro Wilson Luiz Seneme teve influência decisiva no resultado, com péssima atuação em prejuízo do Fluminense.

2015: o Fluminense derrotou o Flamengo por 3 a 2, no Maracanã, em jogo do Campeonato Brasileiro. Os gols tricolores foram de Fred (2) e Pará (contra).

2017: vai, Fluzão! Elimina o Grêmio da Copa do Brasil e escreve mais um belo capítulo de tua gloriosa história! Nós acreditamos em ti!

****

Aniversariantes do dia:

Romário Sermond Filho, o Marinho (1953), lateral-direito com 22 atuações pelo Fluminense entre 1972 e 1974.

Ângelo Paulino de Souza (1953), meio-campista com 28 atuações pelo Fluminense na temporada de 1982.

Carlos Alberto Luciano (1965), lateral-esquerdo com 40 atuações pelo Fluminense entre 1990 e 1992.

Antônio Carlos Silva, o Carlinhos Itaberá (1965), lateral-direito com 91 atuações pelo Fluminense entre as temporadas de 1991 e 1992. É considerado um jogador folclórico da história tricolor, e tem a fama exagerada de "pior jogador da história do Fluminense". Na rede social Orkut, havia uma comunidade de tricolores chamada "Eu sobrevivi ao Itaberá". Em março de 1992, Itaberá viveu uma semana de herói: no dia 15, marcou um golaço contra o Botafogo, no Maracanã; no dia 22, em Laranjeiras, salvou um gol do Atlético Mineiro em cima da linha, com a mão - foi expulso, mas valeu a pena, porque o goleiro Jefferson defendeu a cobrança e o Fluminense venceu por 1 a 0.
Carlinhos Itaberá.

Válber Roel de Oliveira (1967), zagueiro que disputou ao todo 66 jogos com a camisa do Fluminense, em três passagens pelo clube, entre 1990 e 1991, em 1999 (quando foi campeão da Série C) e em 2002.

José Jerry Correa, o Jerry (1969), meio-campista que fez parte do plantel do Fluminense na temporada de 1993 - em 16 jogos, marcou 1 gol, contra o Atlético Mineiro, em Laranjeiras, pelo Campeonato Brasileiro.

Antônio Guilherme Ricardo dos Santos, o Guilherme (1970), lateral-esquerdo que jogou no Fluminense em 1997. Marcou um gol com a camisa tricolor, de falta, contra o Flamengo, no Maracanã, pelo Campeonato Carioca.

João Bandoch (1975), zagueiro com 5 atuações pelo Fluminense no ano 2000.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.