terça-feira, 30 de maio de 2017

Efemérides tricolores - 30 de maio


1909: no campo do Bangu, na rua Ferrer, o Fluminense derrotou o America por 4 a 1, em partida válida pelo Campeonato Carioca. Os gols tricolores foram de Albert Victor Buchan (2), Emile Etchegaray e Nestor Macedo. O Fluminense conquistaria aquele Campeonato Carioca de maneira invicta, com 7 vitórias e 2 empates (além de uma vitória anulada pela desistência do Bangu).

1963: o Fluminense goleou o BK Landora por 6 a 0, gols de Manoel (4), Joaquinzinho e Ubiraci, em amistoso internacional na cidade de Landskrona, na Suécia.

1971: o Fluminense empatou em 3 a 3 com o Olaria, no Maracanã, pelo terceiro turno do Campeonato Carioca de 1971. Os gols tricolores na partida foram de Ivair (2) e Toninho Baiano. Nas semanas seguintes, o Fluminense arrancaria para conquistar o título.

1982: pelo Torneio dos Campeões, o Fluminense venceu o Corinthians por 2 a 1, no Pacaembu. Os gols tricolores foram de Nei Dias e Zezé Gomes.

2007: na primeira partida da final da Copa do Brasil, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Figueirense, diante de 64.669 pessoas no Maracanã. O gol do empate foi marcado por Adriano Magrão, aos 42 minutos do segundo tempo. Na semana seguinte, o Tricolor conquistaria o título, vencendo por 1 a 0 em Florianópolis.

2010: o Fluminense venceu o Atlético Mineiro por 3 a 1, de virada, no Mineirão, em partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols da vitória tricolor foram marcados por Gum, de cabeça, aos 15 do 2º tempo; Alan, aos 18 do 2º tempo; e Fred, aos 46 do 2º tempo. Foi a terceira das vinte vitórias na épica campanha que culminou com a conquista do terceiro Campeonato Brasileiro da história do Fluminense.

****

Aniversariantes do dia:

Ayrton Bacchi de Araújo, o Ayrton (1897), goleiro que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1920, tendo atuado em seis partidas do Campeonato Carioca daquele ano. Ayrton participou da Seleção Brasileira que disputou o Sul-Americano de 1920. Ele era irmão de César Bacchi de Araújo, o ponta-esquerda do time tricampeão em 1919.

Antônio José da Silva Gouvêa, o Zezé (1957), talentoso ponta-esquerda formado nas divisões de base do Fluminense, um dos destaques na conquista da Copa São Paulo de Juniores de 1977. No elenco profissional do Fluminense, Zezé marcou ao todo 83 gols em 261 jogos, tendo sido campeão do Troféu Teresa Herrera de 1977 e do Campeonato Carioca de 1980.

PCFilho

Um comentário:

  1. Acrescentado um aniversariante de 30 de maio:

    Ayrton Bacchi de Araújo, o Ayrton (1897), goleiro que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1920, tendo atuado em seis partidas do Campeonato Carioca daquele ano. Ayrton participou da Seleção Brasileira que disputou o Sul-Americano de 1920. Ele era irmão de César Bacchi de Araújo, o ponta-esquerda do time tricampeão em 1919.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.