segunda-feira, 29 de maio de 2017

Efemérides tricolores - 29 de maio


1927: o Fluminense venceu o Sport Club Brasil por 6 a 2, em Laranjeiras, pelo Campeonato Carioca. Os gols tricolores foram marcados por Preguinho (2), Loló (2) e Floriano (2).

1948: em General Severiano, o Fluminense venceu o Madureira por 4 a 0, gols de Orlando Pingo de Ouro (3) e Cento e Nove. O jogo foi válido pelo Torneio Municipal, competição que o Tricolor terminaria conquistando nas semanas seguintes.

1954: em jogo do Torneio Rio-São Paulo, no Maracanã, o Fluminense derrotou a Portuguesa paulista por 4 a 1. Os gols da vitória tricolor foram de Quincas (3) e Waldo.

1955: no Estádio Olímpico de Istambul, o Fluminense venceu a Seleção da Turquia por 4 a 1. Os gols tricolores foram de Waldo, Quincas, Didi e Escurinho. O saldo final da excursão tricolor à Turquia foi de quatro vitórias (sobre Adalet, Fenerbahçe, Galatasaray e Seleção Nacional) e uma derrota (para o Beşiktaş). O Tricolor partiu para a Itália, onde enfrentaria a Fiorentina no dia 2 de junho (confiram o resultado aqui no blog, daqui a quatro dias, nas efemérides!).

1957: no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Fluminense venceu a Portuguesa por 3 a 1, e sagrou-se campeão invicto do Torneio Rio-São Paulo, com 6 vitórias e 2 empates em 8 jogos! Os gols da vitória tricolor foram de Waldo (2) e Léo Briglia. A brilhante campanha tricolor ainda seria coroada com mais uma vitória na rodada final, contra o São Paulo. Waldo terminaria artilheiro da competição, com incríveis 13 gols marcados em 9 jogos disputados.
Rio-São Paulo de 1957: Fluminense campeão e Waldo artilheiro!
Foto: Arquivo / Agência O Globo.

1986: em partida válida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o America por 3 a 0, no Maracanã, gols de Marcão, Washington e Tato.

1987: em jogo válido pela Copa Kirin, em Shizuoka, no Japão, o Fluminense goleou a Seleção do Senegal por 7 a 0, gols de Assis, Tato, Eduardo Souza (2), Washington (2) e Romerito.

1996: em Laranjeiras, pelo Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Americano por 5 a 0, gols de Valdeir (2), Renato Gaúcho, Vampeta e Esquerdinha.

2002: em Laranjeiras, pelo Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Friburguense. O gol tricolor foi de Magno Alves. Nas semanas seguintes, o Tricolor conquistaria o título da competição.

2011: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Serra Dourada, o Fluminense derrotou o Atlético Goianiense por 1 a 0, gol do zagueiro Leandro Euzébio, aos 12 do 1º tempo.

2013: o Fluminense foi eliminado da Copa Libertadores pelo Olimpia, do Paraguai, ao perder a partida de volta das quartas-de-final por 2 a 1, no Defensores del Chaco, em Asunción. O gol tricolor foi marcado por Rhayner.

2016: no Raulino de Oliveira, o Fluminense venceu o Botafogo por 1 a 0, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. O gol da vitória tricolor foi assinalado pelo centroavante Fred, aos 5 minutos do 2º tempo.

****

Aniversariantes do dia:

Juan Carlos Verdeal (1918), meia-esquerda argentino com 8 gols marcados em 27 partidas pelo Fluminense, entre 1941 e 1942. Fez parte do elenco Campeão Carioca de 1941.

Jair Pereira da Silva (1946), treinador do time profissional do Fluminense no primeiro semestre da temporada de 1996.

Gilmar Parmanhan, o Careca (1961), centroavante com breve passagem pelo Fluminense, na temporada de 1989.

Antonio Teodoro dos Santos Filho, o Toninho "El Bíblico" (1965), atacante com passagem discreta pelo Fluminense na temporada de 1997.

David França Oliveira e Silva (1982), meia que fez parte do elenco do Fluminense nas temporadas de 2007 e 2008, tendo conquistado a Copa do Brasil de 2007.

Mário Sergio Santos Costa, o Marinho (1990), meia-atacante formado pelo Fluminense, com 8 atuações pelo time profissional na temporada de 2008.

Lucas Gomes da Silva (1990), atacante com 30 atuações e 2 gols marcados pelo Fluminense no ano de 2015. Infelizmente, Lucas Gomes foi uma das vítimas fatais do acidente do avião da Chapecoense, em novembro de 2016.

****

HOMENAGEM ESPECIAL
Gilson Wilson Francisco, o Gilson Gênio (20/06/1957 - 28/05/2017).
Descanse em paz, craque tricolor!

PCFilho

2 comentários:

  1. 1919: no Estádio do Fluminense, a Seleção Brasileira venceu o Uruguai por 1 a 0, na segunda prorrogação, e conquistou o Campeonato Sul-Americano pela primeira vez na história. O gol do título foi marcado por Friedenreich.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.