domingo, 28 de maio de 2017

Efemérides tricolores - 28 de maio


1933: o Fluminense derrotou o Bonsucesso por 5 a 2, no Estádio de Laranjeiras, em jogo válido pelo Campeonato Carioca. Os gols tricolores foram de Sinhô (2) e Said (3).

1944: em São Januário, pelo Torneio Municipal do Rio de Janeiro, o Fluminense venceu o São Cristóvão por 3 a 1. Os gols tricolores foram marcados por Maracaí, Simões e Adílson.

1950: no Estádio Centenário, em Montevideo, o Fluminense empatou com a Seleção do Uruguai, em partida amistosa. O gol tricolor foi de Tite, aos 32 minutos do 1º tempo, após dividida com o goleiro Maspoli; o atacante Míguez empatou aos 38 da etapa inicial, de cabeça, após cobrança de escanteio. O Fluminense jogou sem o goleiro Castilho e o atacante Rodrigues Tatu, que estavam com a Seleção Brasileira. Os selecionados nacionais se preparavam para a Copa do Mundo, no Brasil - cuja final seria disputada exatamente pelas seleções de Brasil e Uruguai, com os visitantes saindo campeões.

1955: no Estádio Olímpico de Istambul, na Turquia, o Fluminense derrotou o Galatasaray, campeão de Istambul, por 2 a 0, gols de Waldo e João Carlos. O saldo da excursão tricolor passou a ser de três vitórias (sobre Adalet, Fenerbahçe e Galatasaray) e uma derrota (para o Beşiktaş). Vinte e quatro horas após o triunfo sobre o Galatasaray, o Tricolor voltaria a campo para enfrentar a Seleção da Turquia - confiram o resultado aqui, nas efemérides de amanhã!

1961: no segundo jogo da excursão à República Árabe Unida (hoje Egito), o Fluminense derrotou o Tanta Sports Club por 3 a 0, gols de Jaburu (2) e Pinheiro.

1970: em partida da Taça Guanabara (competição à parte do Campeonato Carioca), o Fluminense venceu o Vasco por 3 a 0, no Maracanã, gols de Mickey e Lula (2).

1975: em jogo do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu a Portuguesa da Ilha por 5 a 0, no Maracanã. Os gols da vitória foram de Manfrini (3), Kleber e Marco Antônio. A Máquina Tricolor seguia rumo ao título!

1984: um dia após ser campeão brasileiro, o Fluminense jogou com a Udinese, da Itália, em torneio nos Estados Unidos. Com o time reserva, o Tricolor conseguiu empatar em 1 a 1 - o gol foi de Romerito, único titular que jogou. Após prorrogação de 20 minutos, houve uma disputa de pênaltis, que a Udinese venceu por 4 a 2. Na decisão do terceiro lugar, dias depois, o Fluminense enfrentaria o Barcelona de Diego Maradona - partida cuja história já contei aqui (Recordar é viver - Fluminense x Barcelona).

2006: o Fluminense derrotou o Flamengo por 1 a 0, no Maracanã, em jogo do Campeonato Brasileiro. O gol foi do centroavante Tuta, aos 8 minutos do 1º tempo, de cabeça. Foi o sexto gol de Tuta pelo Fluminense contra o Flamengo (com 7 gols marcados em Fla-Flus, Tuta é até hoje o maior artilheiro do clássico no século XXI.)

2008: na primeira partida da semifinal da Copa Libertadores, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Boca Juniors, no Estádio "El Cilindro", em Avellaneda, na Argentina. Os gols tricolores foram de Thiago Silva (aos 15 do 1º tempo) e Thiago Neves (aos 31 do 2º tempo).

****

Aniversariante do dia:

Victor Oliveira (1994), lateral-esquerdo com 17 atuações pelo time profissional do Fluminense, durante a temporada de 2015.

PCFilho

6 comentários:

  1. Muitas façanhas tricolores nessa data, hein!

    Essa excursão à Turquia em 1955 foi a primeira do Fluminense à Europa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esses jogos de 1955 na Turquia são os primeiros do Fluminense em território europeu. Já havíamos enfrentado adversários europeus, mas os jogos haviam sido aqui na América do Sul.

      Excluir
    2. Estou achando legal aprender sobre essas excursões. Os clubes brasileiros deveriam fazer viagens assim nos dias de hoje. O intercâmbio com escolas diferentes fez bem ao futebol brasileiro durante o século XX, e certamente faria bem agora também.

      Excluir
    3. Concordo. Infelizmente, preferimos ocupar o calendário dos nossos clubes com Campeonatos Estaduais inchados, praticamente inviabilizando a realização de excursões ao exterior.

      E então as únicas experiências internacionais dos nossos clubes acabam sendo as competições sul-americanas. É muito pouco.

      Eu preferiria que o Fluminense jogasse amistosos na Europa e na Ásia a vê-lo disputar essa Carioquinha falido (no qual, aliás, somos sempre garfados, vide o absurdo que aconteceu na final desse ano).

      Excluir
  2. Outra vitória em 28 de maio, no ano de 1977: 3 a 0 sobre o Olaria, em São Januário, pelo Campeonato Carioca, gols de Rivellino aos 31 do 1º tempo de falta, Dirceu Lopes aos 25 do 2º tempo e Rivellino de novo aos 31 do 2º tempo.

    ResponderExcluir
  3. Seleção do Uruguai 1 x 1 Fluminense (28/05/1950):
    https://twitter.com/pcfilho/status/1662802077251170305

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.