sábado, 27 de maio de 2017

Efemérides tricolores - 27 de maio


1917: na estreia do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Flamengo por 2 a 0, em Laranjeiras. Foi o pontapé inicial do histórico tricampeonato de 1917 a 1919. O time, treinado por Quincey Taylor, jogou com: Marcos Carneiro de Mendonça; Vidal e Chico Netto; Laís, Oswaldo Gomes e Fortes; Zezé, Couto, Celso, Moraes e Bernardez. Os gols do Fluminense foram de Couto (aos 4 do 1º tempo) e Moraes (aos 36 do 1º tempo). Este Fla-Flu foi a estreia de Fortes com a camisa tricolor - ele tinha 16 anos, e seria o mais completo meio-campista do futebol brasileiro nos anos seguintes.

1923: o Fluminense derrotou o America por 4 a 2, em Campos Sales, em jogo do Campeonato Carioca. Os gols tricolores foram de Zezé, Welfare e Coelho (2).

1928: na véspera do Fla-Flu, o goleiro rubro-negro Amado enviara um telegrama para o craque tricolor Preguinho: "És sopa. Amanhã não farás gol!". O jogo do Campeonato Carioca, na Rua Paysandu, terminou 4 a 1 para o Fluminense. Com 11 minutos de jogo, Preguinho já havia marcado 2 gols. Eurico completou a goleada tricolor com dois gols nos minutos finais do segundo tempo. Não foi sopa para o Flamengo. Tempos depois, descobriu-se que Amado não tinha nada a ver com o telegrama: o remetente fora Affonso Teixeira de Castro, diretor do próprio Fluminense, com o intuito de mexer com o craque.

1936: em amistoso no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense goleou o Atlético Mineiro por 6 a 1. Os gols da grande vitória tricolor foram de Sobral, Romeu Pellicciari, Florindo (contra), Russo, Lara e Hércules. O resultado sensacional dava esperanças de um futuro glorioso, que se concretizaria nos anos seguintes, com o Fluminense conquistando 5 dos 6 Campeonatos Cariocas entre 1936 e 1941.

1945: o Fluminense venceu o Bonsucesso por 4 a 0, em General Severiano, em jogo do Torneio Municipal, gols de Murilinho (2), Pedro Amorim e Simões.

1984: diante de 128.781 pessoas no Maracanã, o Fluminense empatou com o Vasco em 0 a 0, e sagrou-se Campeão Brasileiro pela segunda vez em sua história. O time tricolor, sob o comando técnico de Carlos Alberto Parreira, jogou com: Paulo Victor; Aldo, Duílio, Ricardo Gomes e Branco; Jandir, Deley e Assis; Romerito, Washington e Tato. Com a vitória de 1 a 0 na primeira partida da decisão, três dias antes, o Fluminense podia empatar para levantar a taça. É campeão!!!

1995: o Fluminense venceu o Bangu por 1 a 0, no Maracanã, em partida do octogonal final do Campeonato Carioca. O gol da vitória tricolor foi de Ézio, aos 36 minutos do 1º tempo, de cabeça. Nas semanas seguintes, o Fluminense conquistaria o título.

2012: o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Figueirense, no Engenhão, em partida da 2ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2012. Os gols tricolores foram de Marcos Júnior e Wagner. O Fluminense passou a somar 4 pontos em 2 partidas disputadas. Era o início da campanha do quarto Campeonato Brasileiro da história tricolor.

****

Aniversariantes do dia:

Haroldo da Silva, o Dodô (1931), atacante que fez parte do plantel do Fluminense na temporada de 1958.

Alessandro Andrade de Oliveira (1973), atacante com 29 atuações pelo Fluminense entre 2000 e 2001.

PCFilho

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Há 33 anos, o Brasil se vestia de verde, branco e grená. O Fluminense era o glorioso campeão brasileiro de 1984!

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.