sexta-feira, 26 de maio de 2017

Efemérides tricolores - 26 de maio



1918: o Fluminense goleou o Villa Isabel por 6 a 1, em Laranjeiras, em jogo válido pelo Campeonato Carioca. O grande nome da partida foi José Carlos Guimarães, o Zezé, autor dos cinco primeiros gols tricolores (aos 9, 16, 21 e 39 do 1º tempo e aos 14 do 2º tempo). Mano marcou o sexto gol do Fluminense aos 19 do 2º tempo. O goleiro Marcos Carneiro de Mendonça também se destacou, defendendo um pênalti. O Fluminense seguia a passos firmes rumo ao bicampeonato Carioca.

1929: em São Januário, o Fluminense venceu o Vasco por 2 a 1, em jogo do turno do Campeonato Carioca. Os gols tricolores foram de Brilhante (contra) e Preguinho.

1946: na Gávea, em jogo válido pelo Torneio Municipal, o Fluminense derrotou o São Cristóvão por 3 a 0, gols de Rodrigues Tatu, Ademir Menezes e Juvenal.

1951: em São Januário, o Fluminense venceu o Flamengo por 2 a 1, em partida do Torneio Municipal. Os dois gols da vitória tricolor foram marcados pelo meia-atacante Telê, o Fio de Esperança.

1957: no Pacaembu, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Santos, pelo Torneio Rio-São Paulo. Os gols tricolores na partida foram marcados por Telê e Léo Briglia. Esta foi a primeira partida de Pelé contra o Fluminense (ele não marcou gol). Após 7 rodadas, o Tricolor liderava a competição, com 5 vitórias e 2 empates. O Fluminense terminaria campeão invicto, com 7 vitórias e 2 empates.

1959: em partida amistosa no Estádio dos Aflitos, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Náutico. Os gols tricolores foram de Waldo e Telê.

1961: o Fluminense jogou pela primeira vez na África. No Estádio Internacional do Cairo, capital da República Árabe Unida (hoje Egito), o Tricolor derrotou o Nacional do Cairo por 2 a 1. Os gols do Fluminense no amistoso internacional foram marcados por Waldo e Telê.

1977: o Fluminense venceu o Bonsucesso por 2 a 0, no Maracanã, em jogo do Campeonato Carioca, com gols de Dirceu Lopes e Geraldão.

1990: o Fluminense empatou em 1 a 1 com a Seleção dos Emirados Árabes Unidos, no Parc des Sports, em Arles, na França. Foi o segundo amistoso com o selecionado que se preparava para a Copa do Mundo, treinado por Carlos Alberto Parreira. Dois dias antes, o Flu vencera por 2 a 1.

1991: diante de 74.781 pessoas no Maracanã, o Fluminense perdeu para o Bragantino por 1 a 0, no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Brasileiro.

2002: em Conselheiro Galvão, o Fluminense venceu o Madureira por 3 a 0, gols de Agnaldo e Roni (2), em jogo do Campeonato Carioca (que o Tricolor terminaria conquistando).

2007: mesmo poupando vários titulares, o Tricolor trucidou o campeão mundial! No Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense derrotou o Internacional de Porto Alegre por 3 a 0, gols de Thiago Neves, Rafael Pereira e Rodrigo Tiuí. Na quarta-feira seguinte, haveria o primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil, contra o Figueirense, também no Maracanã.

2010: o Fluminense derrotou o Flamengo por 2 a 1, no Maracanã, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols do triunfo tricolor foram de Rodriguinho e Darío Conca. Foi a segunda das vinte vitórias do Fluminense na épica campanha do tricampeonato nacional.

2013: o Fluminense venceu o Atlético Paranaense por 2 a 1, no Moacyrzão, em jogo do Campeonato Brasileiro. Os gols tricolores foram marcados por Rafael Sobis (de pênalti) e Samuel.

****

Aniversariante do dia:

Alex Dias de Almeida (1972), atacante com 13 gols marcados em 42 partidas pelo Fluminense na temporada de 2007. Fez parte do elenco campeão da Copa do Brasil naquele ano.

****

Observação curiosa:

Telê Santana da Silva parecia dar muita sorte no dia 26 de maio. Vocês repararam que ele balançou as redes em quatro jogos nessa data? Em 1951, marcou os dois gols da vitória por 2 a 1 no Fla-Flu. Em 1957, fez um no empate em 2 a 2 com o Santos de Pelé. Em 1959, marcou mais um no empate em 2 a 2 com o Náutico. Em 1961, assinalou o gol da vitória sobre o Nacional do Cairo, por 2 a 1. Ele nasceu em um dia 26, mas no mês de julho (em 1931).
Telê Santana, mito do Fluminense.

PCFilho

7 comentários:

  1. PC, sabia que o Fluminense é o segundo clube brasileiro com melhor desempenho contra europeus?
    https://www.foxsports.com.br/news/305959-dentre-os-12-grandes-confira-qual-tem-o-melhor-desempenho-contra-europeus-na-historia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei sabendo desse levantamento. Interessante. Vou publicar o histórico do Fluminense contra times europeus mais tarde. A Placar contou 143 partidas, mas acho que já jogamos mais vezes contra times do Velho Continente...

      Excluir
    2. Aqui, a lista com as 168 partidas que eu tenho catalogadas:

      História - Fluminense x Times Europeus

      Excluir
  2. O Fla x Flu de 2010, foi o ultimo clássico que o goleiro Bruno, do Flamengo, disputou antes de ser preso, por conta do desaparecimento da modelo e atriz Eliza Samudio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi também nesse dia que ele marcou o último gol da carreira dele.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.