quinta-feira, 25 de maio de 2017

Efemérides tricolores - 25 de maio


1955: o Fluminense venceu o Fenerbahçe por 1 a 0, gol de Robson, aos 32 minutos do 2º tempo, de cabeça, em amistoso realizado no Estádio Olímpico de Istambul, na Turquia. O saldo da excursão tricolor passou a ser de duas vitórias (sobre o Adalet [4º lugar do Campeonato de Istambul] e o Fenerbahçe [3º]) e uma derrota (para o Beşiktaş [vice-campeão]). Os adversários seguintes seriam o Galatasaray [então campeão de Istambul] e a Seleção Nacional da Turquia. Confiram as efemérides dos próximos dias!
Jornal turco noticiando a grande vitória tricolor sobre o Fenerbahçe, em Istambul.

1969: diante de 56.677 pessoas no Maracanã, Fluminense e Vasco empataram em 0 a 0, em partida válida pelo segundo turno do Campeonato Carioca. O jogo foi muito disputado, tendo o árbitro Arnaldo César Coelho distribuído 4 cartões vermelhos (2 para cada time). Nas semanas seguintes, o Fluminense teria uma sequência de 4 vitórias, culminando na conquista do título na final contra o Flamengo.

1986: fisicamente abatido pela dengue que acometeu boa parte do elenco, o Fluminense venceu a Portuguesa por 2 a 0, no Estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, pelo Campeonato Carioca. Os gols da vitória tricolor foram de Gallo (aos 24 do 2º tempo) e Washington (aos 41 do 2º tempo).

2005: na primeira partida da semifinal da Copa do Brasil, em São Januário, o Fluminense empatou com o Ceará em 2 a 2. Os gols tricolores foram de Léo Guerra (aos 26 do 1º tempo) e Gabriel (aos 13 do 2º tempo). Na semana seguinte, o Tricolor garantiria a vaga na decisão, com uma vitória por 4 a 1 em Fortaleza.

****

Aniversariantes do dia:

José Manoel Ferreira Coelho, o Coelho (1901), meia-esquerda com 56 gols em 91 jogos pelo Fluminense, entre os anos de 1920 e 1927. Fez parte do time Campeão Carioca em 1924.

Osvaldo Pinto Ribeiro, o Osvaldo Russo (1934), ponta-esquerda com 12 gols em 111 partidas pelo Fluminense, entre as temporadas de 1950 e 1958. Participou da campanha vitoriosa do Torneio Rio-São Paulo de 1957.

Darci Luis Simão (1966), volante com 42 atuações com a camisa tricolor, entre 1995 e 1996.

PCFilho

2 comentários:

  1. Escalação do Fluminense nesse jogo de 25 de maio de 1955 contra o Fenerbahçe:
    Veludo; Píndaro e Pinheiro; Clóvis, Edson e Bigode; Converti, Robson, Telê, Didi e Escurinho.

    Entraram durante o jogo Lafaiete e João Carlos. Detalhe é que dois grandes ídolos tricolores estavam lá na Turquia e não jogaram esse jogo: o goleiro Castilho e o artilheiro Waldo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. O técnico nessa excursão foi Francisco de Souza Ferreira, o Gradim.

      Não sei por quê ele não escalou Castilho e Waldo nesse jogo. Waldo disputou as demais partidas na Turquia (e, pra variar, deixou sua marca contra Besiktas, Galatasaray e Seleção da Turquia).

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.