quarta-feira, 24 de maio de 2017

Efemérides tricolores - 24 de maio


1908: em jogo do Campeonato Carioca, o Fluminense obteve uma vitória de 3 a 0 sobre o Rio Cricket, no campo da Rua Guanabara (atual Laranjeiras). Os gols tricolores foram de Emile Etchegaray (2) e Gulden. O Tricolor se sagraria campeão invicto naquele ano.

1925: na Rua Paysandu, o Fluminense derrotou o Sport Club Brasil por 6 a 2, em partida do turno do Campeonato Carioca. Os gols tricolores foram de Nilo (a 1 do 1º tempo), Lagarto (aos 5 do 1º tempo), Moura Costa (aos 37 do 1º tempo), Nilo (aos 12 do 2º tempo), Ary (aos 23 do 2º tempo) e Nilo (aos 38 do 2º tempo).

1942: o Fluminense goleou o Vasco por 4 a 1, em jogo do Campeonato Carioca, em General Severiano. Os gols tricolores foram marcados por Carreiro (aos 8 do 1º tempo), Russo (aos 29 do 1º tempo), Magnones (aos 9 do 2º tempo) e Tim (aos 31 do 2º tempo).

1947: o Fluminense derrotou o Canto do Rio por 3 a 1, em General Severiano, pelo Torneio Municipal. Os gols tricolores foram de Berascochea, Careca e Juvenal.

1960: o Fluminense venceu o Combinado de Helsinki por 1 a 0, gol de Jair Francisco aos 18 do 2º tempo, no Estádio Olímpico da capital da Finlândia.

1975: o Fluminense venceu o Campo Grande por 1 a 0, no Maracanã, pelo Campeonato Carioca. O gol da vitória foi marcado por Rivellino, aos 32 minutos do 2º tempo, cobrando falta. O Tricolor terminaria campeão daquela competição.

1984: o Fluminense venceu o Vasco por 1 a 0, no Maracanã, no primeiro jogo da decisão do Campeonato Brasileiro. O gol da vitória tricolor foi marcado por Romerito, aos 23 minutos do 1º tempo. O público no Maracanã foi de 63.156 pessoas. Na partida de volta, três dias depois, também no Maracanã, o empate daria o título ao Fluminense.

1987: na estreia da Copa Kirin, o Fluminense empatou em 0 a 0 com a Seleção do Japão, no Estádio Olímpico de Tóquio. Nos jogos seguintes, o Tricolor conquistaria o título da competição.

1990: no Stade des Costières, em Nîmes, na França, o Fluminense derrotou a Seleção dos Emirados Árabes Unidos por 2 a 1. Os gols tricolores foram de Sílvio e Rinaldo. A seleção árabe se preparava para a disputa da Copa do Mundo de 1990, e era treinada por Carlos Alberto Parreira.

2000: o Fluminense empatou com o Vasco em 1 a 1, no Maracanã, pela partida de ida das oitavas-de-final da Copa do Brasil. O gol do Tricolor foi de Régis, aos 24 minutos do 1º tempo. No jogo de volta, na semana seguinte, em São Januário, o Fluminense se classificaria com um empate em 2 a 2.

2006: no Castelão, em Fortaleza, o Fluminense goleou o Fortaleza por 5 a 2, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Os gols do Fluminense foram de Alan (contra, aos 7 do 1º tempo), Gabriel Santos (aos 13 do 2º tempo), Tuta (aos 15 e aos 25 do 2º tempo) e Evando (aos 43 do 2º tempo). O goleiro tricolor Fernando Henrique defendeu uma cobrança de pênalti.

2014: na Arena Barueri, em São Paulo, o Fluminense venceu o Bahia por 1 a 0, com gol de Kenedy, aos 4 minutos do 1º tempo, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro.

****

Aniversariante do dia:

Alessandro Milagre Godinho (1972), lateral-esquerdo com 5 atuações pelo Fluminense na temporada de 1993.

PCFilho

5 comentários:

  1. Aparentemente, foi em 24 de maio de 1957 que o goleiro Carlos Castilho se submeteu à cirurgia de amputação parcial do dedo mindinho, para poder continuar atuando pelo Fluminense.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.