domingo, 21 de maio de 2017

Efemérides tricolores - 21 de maio


1903: no terceiro jogo de sua história, o primeiro fora do município do Rio de Janeiro, o Fluminense venceu o Rio Cricket por 3 a 1, em Niterói. Os gols do Fluminense foram marcados por Horácio da Costa Santos (aos 11 do 1º tempo), Edwin Cox (aos 25 do 1º tempo) e novamente Horácio da Costa Santos (aos 14 do 2º tempo).

1950: no Estádio Playa Ancha, em Valparaíso, no Chile, o Fluminense goleou o Santiago Wanderers por 6 a 1. Os gols tricolores foram de Waldir, Silas, Tite (2), João Carlos e Orlando Pingo de Ouro.

1955: o Fluminense iniciou sua excursão pela Europa com uma vitória por 4 a 1 sobre Adalet, da Turquia, no Estádio Olímpico de Istambul. Escurinho, Telê, Didi e Robson marcaram os gols tricolores.

1957: o Fluminense obteve mais uma vitória sensacional na implacável campanha do Torneio Rio-São Paulo: 2 a 0 contra o Vasco, diante de 58.026 pessoas no Maracanã. Os gols da vitória tricolor foram de Telê (aos 13 do 1º tempo) e Escurinho (aos 41 do 1º tempo). Após 6 rodadas, o Tricolor liderava a competição, com 5 vitórias e 1 empate. O Fluminense terminaria campeão invicto, com 7 vitórias e 2 empates.

1975: em partida válida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Bangu por 3 a 0, no Maracanã, com gols de Rivellino (2) e Gil. A Máquina Tricolor terminaria aquela competição como campeã.

1978: em jogo do Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu o Santos por 1 a 0, no Maracanã. O gol da vitória tricolor foi assinalado por Robertinho, aos 3 minutos do 1º tempo, de cabeça.

1995: o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Botafogo, no Maracanã, em jogo válido pelo octogonal final do Campeonato Carioca. Nas semanas seguintes, o Tricolor conquistaria o título da competição.

1998: em jogo para cumprir tabela, o Fluminense venceu o Vasco, já campeão do esvaziado Campeonato Carioca daquele ano, por 2 a 0, gols de Magno Alves e Roni. O público de 962 pessoas foi o menor da história do clássico no Maracanã.

2000: com um gol de Roger Flores aos 13 minutos do 1º tempo, o Fluminense derrotou o Vasco por 1 a 0, em partida válida pela Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. O Maracanã recebeu 44.014 pessoas.

2002: em partida do Campeonato Carioca, em Laranjeiras, o Fluminense venceu o Olaria por 2 a 1, com dois gols de Magno Alves. O Tricolor terminaria campeão da competição.

2006: o Fluminense venceu o Santos por 1 a 0, no Maracanã, em jogo do Campeonato Brasileiro. O gol tricolor foi de Luiz Alberto, contra, aos 24 do 2º tempo. Curiosamente, Luiz Alberto seria contratado pelo Fluminense no ano seguinte, quando faria parte do elenco campeão da Copa do Brasil.

2008: em partida eletrizante, o Fluminense derrotou o São Paulo por 3 a 1, no Maracanã, na volta das quartas-de-final da Copa Libertadores, e se classificou para a semifinal da competição sul-americana. No jogo de ida, na semana anterior, o São Paulo vencera por 1 a 0. No Maracanã, o Fluminense abriu o placar com Washington, aos 11 do 1º tempo, Adriano empatou para o São Paulo aos 24 do 2º tempo, e Dodô fez 2 a 1 para o Flu aos 26 do 2º tempo, mas, pela regra dos gols fora de casa, o Fluminense ainda precisava de mais um gol. Aos 46 minutos do 2º tempo, Thiago Neves cobrou escanteio e Washington marcou o gol da classificação, de cabeça, para a euforia dos 72.910 presentes no Maracanã.
Foto: Washington comemora no Maracanã: Fluminense 3, São Paulo 1.

2014: em jogo do Campeonato Brasileiro, o Fluminense goleou o São Paulo por 5 a 2, no Maracanã. Os gols tricolores foram de Walter (2), Lucão (contra), Wagner e Rafael Sobis.

****

Aniversariantes do dia:

Carlos Eduardo dos Santos Oliveira (1959), zagueiro com 5 atuações pelo Fluminense, parte do elenco que conquistou o Campeonato Carioca de 1983 e o Campeonato Brasileiro de 1984.

Leonardo Martins Dinelli, o Zada (1977), meia com 3 gols em 61 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 2002 e 2003.

PCFilho

3 comentários:

  1. 21 de maio de 2008 foi inesquecível. Que jogo!

    ResponderExcluir
  2. 2017: o Fluminense venceu o Atlético MG em pleno Independência, por 2 a 1, na 2ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols tricolores foram de Henrique Dourado (de pênalti) e Richarlison (de cabeça).

    :D :D :D :D

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.