terça-feira, 16 de maio de 2017

Efemérides tricolores - 16 de maio


1915: com três gols do artilheiro Welfare, o Fluminense derrotou o Rio Cricket por 3 a 1, em Laranjeiras, pelo Campeonato Carioca.

1926: o Fluminense venceu o Bangu por 3 a 2, em jogo do Campeonato Carioca, na rua Ferrer. Os gols do Tricolor foram marcados por Coelho (aos 30 do 1º tempo) e Lagarto (aos 9 e aos 20 do 2º tempo).

1948: o Fluminense goleou o Southampton, da Inglaterra, por 4 a 0, em partida amistosa no Estádio de São Januário. Os gols foram de Rubinho, Rodrigues Tatu, Orlando Pingo de Ouro e Cento e Nove. O jogo, promovido pelo Botafogo, levou 35.759 pessoas ao estádio do Vasco.

1957: pela quarta rodada do Torneio Rio-São Paulo, o Fluminense derrotou o Flamengo por 2 a 1, no Maracanã. Os dois gols tricolores foram marcados pelo artilheiro Waldo, aos 25 e aos 31 do 1º tempo. Com os gols no Fla-Flu, Waldo chegou a 7 gols em 4 jogos do Rio-São Paulo - ele terminaria artilheiro da competição, com incríveis 13 gols em 9 jogos. O Fluminense foi campeão invicto, com 7 vitórias e 2 empates.

1976: diante de uma multidão de 155.116 pessoas no Maracanã, Fluminense e Flamengo empataram em 0 a 0, em partida válida pela última rodada da Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca. Os resultados da rodada deixaram o Fluminense na terceira posição, um ponto atrás de Flamengo e Vasco, que decidiram o título do turno em jogo extra, no mês seguinte (o Vasco venceu na definição por pênaltis). O Fluminense terminaria campeão carioca, numa decisão dramática contra o Vasco, em 3 de outubro.

1993: no Maracanã, pelo Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o clássico com o Botafogo por 2 a 0, gols de Julinho (aos 10 do 1º tempo) e Macalé (aos 45 do 1º tempo).

2004: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense derrotou o Vitória por 1 a 0, no Maracanã, com um gol de Marcelo, aos 15 minutos do 2º tempo.

2007: no Maracanã, o Fluminense venceu o Brasiliense por 4 a 2, na partida de ida da semifinal da Copa do Brasil. Os gols tricolores foram marcados por Thiago Silva (aos 35 do 1º tempo), Alex Dias (aos 40 do 1º tempo), Adriano Magrão (aos 4 do 2º tempo) e Carlos Alberto (aos 33 do 2º tempo, de pênalti). O Tricolor terminaria campeão da competição, na decisão contra o Figueirense.

****

Aniversariantes do dia:

Fábio Bittencourt da Costa (1977), meia-armador com 20 atuações pelo time profissional do Fluminense entre 1998 e 1999.

Hiziel de Souza Soares (1985), atacante com 6 gols em 40 jogos pelo Fluminense na temporada de 2007, em que fez parte do elenco campeão da Copa do Brasil.

Willian Osmar de Oliveira Silva (1993), meio-campista com 14 atuações pelo Fluminense entre 2013 e 2014.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.