domingo, 14 de maio de 2017

Efemérides tricolores - 14 de maio



1950: no Estádio Nacional do Chile, em Santiago, o Fluminense empatou em 2 a 2 com a Seleção do Chile, que se preparava para a disputa da Copa do Mundo no Brasil. Os gols do Tricolor na partida foram assinalados por Orlando Pingo de Ouro (aos 25 do 2º tempo) e Tite (aos 30 do 2º tempo).

1955: no Pacaembu, o Fluminense derrotou o São Paulo por 2 a 1, em partida do Torneio Rio-São Paulo. Os gols tricolores foram de Didi (aos 3 do 2º tempo) e Milton Bororó (aos 21 do 2º tempo).

1972: diante de 38.637 torcedores no Maracanã, o Fluminense venceu o Botafogo por 1 a 0, com um gol de Jeremias aos 42 minutos do 2º tempo. O jogo, válido pelo Campeonato Carioca daquele ano, marcou a estreia do zagueiro gaúcho Ary Ercílio, que faleceria tragicamente meses mais tarde.

1995: no Caio Martins, em jogo do octogonal final do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o America por 1 a 0, graças ao gol de Djair, aos 32 minutos do 1º tempo. Nas semanas seguintes, o Tricolor arrancaria para conquistar o título.

2008: na partida de ida das quartas-de-final da Copa Libertadores, no Morumbi, o Fluminense perdeu para o São Paulo por 1 a 0. O público da partida foi de 61.704 pessoas. Na semana seguinte, o Tricolor conseguiria a classificação com uma vitória dramática por 3 a 1.

****

Aniversariantes do dia:

Nilton Augusto Oliveira (1940), lateral-esquerdo com 18 atuações pelo Fluminense entre 1961 e 1962.

Valmecyr José Morgon, o Baiano (1952), meio-campista com 15 atuações pelo Fluminense na temporada de 1982.

PCFilho

3 comentários:

  1. Em 2008, Renato Gaúcho deixou Dario Conca no banco, inacreditável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, no jogo de 14 de maio de 2008, o treinador Renato Gaúcho sacou Darío Conca do time, escalando Fernando Henrique; Gabriel, Luiz Alberto, Roger Machado e Júnior César; Ygor, Arouca, Thiago Neves e Cícero; Dodô e Washington.

      Não deu certo. O Fluminense só melhorou quando ele enfim colocou Darío Conca em campo. Já estávamos perdendo por 1 a 0, e quase empatamos após ótima jogada do argentino. Nos minutos finais do jogo, eu visualizei, da arquibancada do Morumbi, Renato Gaúcho pedindo o fim do jogo ao árbitro, como se aquele resultado fosse bom.

      Certamente, foi a segunda pior partida do Fluminense naquela Libertadores. Infelizmente para nós, a pior ainda estava por vir, na primeira partida da final - novamente, por um erro de Renato Gaúcho, que preferiu não levar a equipe para a altitude com antecedência.

      Excluir
    2. Eu me lembro dessa maluquice do Renato. Onde já se viu botar um craque que nem o Conca no banco? Isso com Ygor no time titular!

      Ainda bem que conseguimos virar esse confronto no Maracanã. Mas foi um sufoco, Deus me livre.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.