sábado, 13 de maio de 2017

Efemérides tricolores - 13 de maio


1906: no campo da rua Guanabara, atual Estádio de Laranjeiras, o Fluminense arrasou o Botafogo por 8 a 0, em partida válida pela segunda rodada do primeiro Campeonato Carioca. Os gols do massacre foram marcados por Horácio da Costa Santos (3), Buchan, Porthos Duque Estrada, Félix Frias, Edwin Cox e Gulden. Naquele ano, o Fluminense se consagraria como campeão inaugural do Rio de Janeiro.

1914: em Laranjeiras, o Fluminense empatou com o America em 1 a 1, pelo Campeonato Carioca. O gol tricolor na partida foi marcado por Harry Welfare, o Tanque, aos 32 do 1º tempo. O jogo entrou para a história como o dia do nascimento da tradição do pó-de-arroz. O meia-atacante Carlos Alberto, que se transferira do America para o Fluminense, tinha o costume de passar talco no rosto, e foi provocado pela torcida visitante com o grito de "pó-de-arroz". As torcidas rivais logo passaram a azucrinar os tricolores com o mesmo grito, até que a própria torcida tricolor resolveu adotar o pó-de-arroz como símbolo. Já escrevi sobre a história do pó-de-arroz no Fluminense aqui.

1922: o Fluminense venceu o Flamengo por 1 a 0, no campo do adversário, na Rua Paysandu, em partida válida pelo Campeonato Carioca. O gol do triunfo tricolor foi assinalado por Zezé, aos 13 minutos do primeiro tempo, de pênalti. A vitória quebrou um tabu: o Tricolor não vencia o rival desde a épica decisão do Campeonato de 1919.

1928: em partida válida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou do Bangu por 3 a 2, gols de Preguinho (2) e Alfredinho, no Estádio de Laranjeiras.

1945: em Conselheiro Galvão, o Fluminense derrotou o Bangu por 6 a 3, em partida do Torneio Municipal, com gols de Murilinho, Geraldino (3), Afonsinho e Simões.

1951: na rua Figueira de Melo, o Fluminense venceu o America por 2 a 0, gols de Lino (aos 44 do 1º tempo) e Joel (aos 39 do 2º tempo), em jogo do Torneio Municipal.

1984: na partida de ida da semifinal do Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu o Corinthians por 2 a 0, no Morumbi, em uma sensacional exibição coletiva. Os gols da grande vitória tricolor foram de Assis e Tato. O público foi de 95.392 presentes (90.560 pagantes), proporcionando a maior renda da história do futebol brasileiro até aquela data. Nas semanas seguintes, o Tricolor conquistaria o seu segundo Campeonato Brasileiro.

2012: na segunda partida da decisão do Campeonato Carioca, no Engenhão, o Fluminense derrotou o Botafogo por 1 a 0, gol de Rafael Moura, e confirmou o título, que já estava encaminhado com a vitória de 4 a 1 no primeiro jogo.

****

Aniversariantes do dia:

Artur dos Santos Lima, o Arturzinho (1956), meio-campista com 48 atuações pelo time profissional do Fluminense, entre 1976 e 1979, tendo feito parte do elenco Campeão Carioca de 1976. Em 1997, assumiu o comando técnico do clube durante um curto período.

Mauro Soares dos Santos, o Maurão (1964), zagueiro com 44 atuações pelo time profissional do Fluminense, entre 1982 e 1986, tendo participado das conquistas do Campeonato Brasileiro de 1984 e do Campeonato Carioca de 1985.

João Carlos Berno (1966), atacante com 2 gols marcados em 10 jogos pelo Fluminense, na temporada de 1989.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.