segunda-feira, 1 de maio de 2017

Efemérides tricolores - 1º de maio


1910: o Fluminense goleou o America por 5 a 2, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), pelo turno do Campeonato Carioca daquele ano. Os gols da vitória tricolor foram marcados por Emile Etchegaray (dois), Carlos Villaça (contra) e Alberto Borgerth (dois).

1927: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Andarahy, gols de Mílton, Alfredinho (dois) e Lagarto.

1948: o Fluminense venceu o Cruzeiro por 2 a 1, em Laranjeiras, com portões abertos ao público, em comemoração ao Dia do Trabalho. Toinho e Zeca assinalaram os gols da vitória tricolor.

1964: em amistoso em Ponte Nova, Minas Gerais, o Fluminense ganhou por 2 a 1 da Sociedade Esportiva Primeiro de Maio, daquela cidade, com gols de Pipico e Joaquinzinho.

1966: em sua estreia no Torneio Pará-Guanabara, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Remo. Lula marcou o gol tricolor no jogo. O Fluminense terminaria campeão, após vencer Paysandu e Botafogo nos dias seguintes.

1969: Fluminense e Flamengo levaram 106.236 pagantes ao Maracanã, no Fla-Flu do primeiro turno do Campeonato Carioca, que terminou empatado em 0 a 0. A campanha tricolor passou a ser de cinco vitórias, três empates e uma derrota. No mês seguinte, o Fluminense se sagraria campeão exatamente no Fla-Flu do segundo turno (vide 15 de junho).

1975: a Máquina Tricolor atraiu uma multidão para o Serra Dourada: 53.600 pessoas foram assistir ao empate em 0 a 0 entre o Fluminense e o Goiás, em partida amistosa.

1991: o clássico entre Fluminense e Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio de Laranjeiras, foi interrompido devido à invasão da torcida do Botafogo, quando o placar estava 0 a 0. Para efeito de pontuação do Campeonato Brasileiro, valeria o resultado de 1 a 0 para o Fluminense, que seguia na briga por uma das vagas na semifinal da competição.

****

Aniversariantes do dia:

José Abílio Machado, o Sanford (1927), centro-médio que atuou pelo Fluminense por um curto período, na temporada de 1951.

Wilson da Cruz e Silva, o Wilson Cruz (1938), zagueiro que integrou o elenco do Fluminense entre 1955 e 1961, chegando a atuar em alguns amistosos pelo time principal.

Carlos Roberto de Carvalho, o Carlos Roberto (1948), meio-campista que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1979, tendo marcado 1 gol em 35 jogos com a camisa tricolor.

Yan Cleiton de Lima Ravera, o Yan (1975), meia armador, atuou 146 vezes pelo Fluminense entre 1997 e 2002, tendo marcado 21 gols.
Yan.

Wallace Oliveira dos Santos, o Wallace (1994), lateral-direito, revelado pelo Fluminense, com 30 atuações no time profissional entre 2011 e 2013, quando foi vendido para o Chelsea.

PCFilho

3 comentários:

  1. Wallace fez parte do elenco campeão brasileiro de 2012, e até entrou em alguns jogos! Foi vendido para o Chelsea, mas nunca jogou no clube inglês, sendo diversas vezes emprestado para outros clubes europeus. Está na reserva do Grêmio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Bruno. Eu enxergava mais potencial nele, inclusive. É mais um exemplo de venda precoce, que acaba prejudicando a carreira do atleta.

      Excluir
  2. Acrescentados os aniversariantes Sanford e Wilson Cruz.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.