quinta-feira, 18 de maio de 2017

É tetra! Flamengo é o único clube brasileiro 4 vezes eliminado na 1ª fase da Libertadores



Nesta quarta-feira 17, o Flamengo perdeu para o San Lorenzo por 2 a 1, em Buenos Aires, e está eliminado da Copa Libertadores de 2017, ainda na primeira fase da competição, repetindo os vexames de 2002, 2012 e 2014. O San Lorenzo e o Atlético Paranaense se classificaram no grupo, com Flamengo e Universidad Católica ficando para trás. Desde que o atual formato da Copa Libertadores foi adotado, no ano 2000, o Flamengo é o único clube brasileiro 4 vezes eliminado na primeira fase da Copa Libertadores.

Em 2002, o rubro-negro carioca foi eliminado em uma chave que tinha Once Caldas (Colômbia), Universidad Católica (Chile) e Olimpia (Paraguai). Em 2012, o grupo tinha Lanús (Argentina), Emelec (Equador) e novamente Olimpia. Em 2014, a eliminação se deu em casa, quando o Flamengo perdeu para o León, do México, em pleno Maracanã, por 3 a 2. A chave tinha também Bolívar (Bolívia) e novamente Emelec.

Em 2007 e 2008, o Flamengo passou da primeira fase, mas caiu logo nas oitavas-de-final. Em 2010, foi um pouco mais longe, tendo sido eliminado nas quartas-de-final.

PCFilho

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Sim, o Flamengo também foi eliminado na primeira fase da Copa Libertadores de 1983, mas eu dei um desconto nessa, porque o regulamento era diferente, havia outro brasileiro no grupo, e só um clube se classificava à fase seguinte. Era uma Libertadores jurássica, outra competição... rsrs

      Excluir
  2. Na verdade agora a 1ª seria a tal Pré, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira fase é aquela na qual a maioria dos times entra.

      Pré, como o próprio nome diz, é "pré", "anterior", "preliminar". Quem sai na pré-Libertadores sai antes da primeira fase. :)

      (A pré-Libertadores já existia antes, só era menor.)

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.