segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Brasileirão 2015 - Probabilidades após a 37ª rodada


Amigos, seguem abaixo as probabilidades deste blog Jornalheiros para os cenários de vaga na Copa Libertadores e rebaixamento, após a realização da 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro de 2015, no sábado 28 e no domingo 29. Os porcentuais obtidos são resultados de milhares de simulações computacionais, que utilizam modelos probabilísticos baseados nos desempenhos de cada clube ao longo da competição.

Corinthians, Atlético Mineiro e Grêmio já estão garantidos na Copa Libertadores, e o Joinville já está rebaixado para a Série B. Na última rodada, São Paulo e Internacional disputarão a última vaga na Copa Libertadores, e Vasco, Goiás, Avaí, Figueirense e Coritiba lutarão para não terminar entre os quatro rebaixados para a Série B. Os dez jogos ocorrerão simultaneamente, no domingo, dia 6 de dezembro, às 17:00 de Brasília.

Probabilidades de vaga na Copa Libertadores: qual é a chance de o clube terminar o Campeonato Brasileiro entre os 4 primeiros colocados?
1º. Corinthians, 100,00%.
2º. Atlético Mineiro, 100,00%.
3º. Grêmio, 100,00%.
4º. São Paulo, 71,28%.
5º. Internacional, 28,72%.

Probabilidades de rebaixamento: qual a chance de o clube terminar o Campeonato Brasileiro entre os 4 últimos colocados?
1º. Joinville, 100,00%.
2º. Vasco, 85,71%.
3º. Goiás, 85,28%.
4º. Avaí, 72,10%.
5º. Figueirense, 56,55%.
6º. Coritiba, 0,36%.

PCFilho
(cálculos feitos pelo engenheiro Ramón Martins)

5 comentários:

  1. Se o Fluminense não tivesse ganhado o Avaí, o Vasco já estaria rebaixado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem observado, Alexandre. Essa vale prós vascaínos que estão tentando cobrar alguma coisa do Fluminense...

      Excluir
  2. Desculpa PC, mas o Vasco tem praticamente 100% de chances de ser rebaixado, voce sabe disso! Fatores extra-campo tem que ser levados em consideração nesses calculos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, o modelo utilizado leva em conta exclusivamente os desempenhos dos clubes ao longo do Campeonato, conforme explicado no post. Fatores "extra-campo" não entram no modelo. Cabe ao leitor analisar se os números conduzem ou não com a realidade.

      Excluir
  3. Nessa briga contra o rebaixamento estão esquecendo do Goiás: se o Avaí perder (para o Corinthians, fora), o Vasco (contra o Coritiba, fora) e o Figueirense (contra o Fluminense, em casa) não vencerem (podem empatar) e o Goiás vencer o São Paulo (em casa), classifica-se o Goiás.

    Não é uma combinação improvável.

    Nas redes sociais e entre os comentaristas profissionais estão esquecendo do clube esmeraldino, o que pode ser bom para ele.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.