sábado, 14 de novembro de 2015

30 anos após a tragédia do Heysel, italiano escapa novamente da morte em Paris


O jornal italiano Corriere Adriatico noticiou neste sábado 14 uma coincidência assustadora, envolvendo o cidadão italiano Massimiliano Natalucci (45 anos). Ele sobreviveu a duas das maiores tragédias da história recente da Europa: estava no Estádio do Heysel, em Bruxelas, no dia 29/05/1985, quando 39 torcedores morreram pisoteados momentos antes da decisão da Liga dos Campeões, e no Bataclan, em Paris, no dia 13/11/2015, quando dezenas de pessoas foram assassinadas por terroristas durante um show de rock.

Massimiliano tinha 15 anos quando, acompanhado do pai e do tio, foi a Bruxelas assistir à final de Liga dos Campeões de 1985, entre a Juventus, clube de seu coração, e o Liverpool. Com as duas torcidas separadas apenas por uma frágil grade, adeptos do Liverpool invadiram o setor destinado aos italianos, e a catástrofe foi inevitável. Apesar do incidente, o jogo aconteceu, e a Juventus venceu por 1 a 0, gol de pênalti do francês Michel Platini. Mas aquele dia 29 de maio ficou marcado mesmo pela tragédia que vitimou 39 torcedores no Estádio do Heysel. Os hooligans ingleses foram considerados culpados, o que resultou na suspensão das equipes britânicas das competições europeias pelos cinco anos seguintes. Max, o pai e o tio retornaram ilesos à Itália.

Pouco mais de 30 anos depois, Massimiliano estava novamente no lugar errado, na hora errada. Mas pode se considerar um homem de sorte: saiu do Bataclan somente com escoriações numa das pernas. E não é só nas grandes tragédias que a sorte de Max se revela: ele também já sofreu dois acidentes automobilísticos graves, tendo saído ileso de ambos. Em um deles, perdeu três amigos queridos.

Sua irmã Federica atribui a imensa sorte de Massimiliano ao beijo que ele recebeu do Papa João Paulo II, na Praça de São Pedro, em Roma, quando tinha 8 anos. "Ao menos dessa vez a comunicação é mais fácil que em 1985, quando nem existiam celulares, então nossa angústia foi um pouco menor do que na tragédia do Heysel", recorda a irmã de Max.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.