sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Fluminense 2 x 1 Paysandu

Foto: André Durão / GloboEsporte.com.

Amigos, o Fluminense exerce sobre mim um poder extraordinário: me transforma num otimista incorrigível. Quando me encontro na sagrada arquibancada do Maracanã, nutro sempre uma esperança avassaladora na vitória. O onze tricolor pode estar numa noite terrível, errando passes de cinco metros, como estava na quinta-feira, e mesmo assim eu estou lá, os olhos cravados no gramado, esperando o triunfo com uma certeza quase mediúnica.

Fred saiu no intervalo, devido a uma pancada de um adversário, e convenhamos: quando um time perde Fred, perde muito. Em seu lugar, entrou Magno Alves, e eu ouvi os murmurinhos: "está velho, está acabado, não pode mais jogar em alto nível". Em resposta, eu só repetia em voz baixa, para mim mesmo: "está na hora de ele marcar o primeiro gol com nossa camisa". Ou melhor: "está na hora de ele marcar o centésimo-décimo-terceiro gol com nossa camisa". Porque o bom filho à casa retorna, e ele retornou. E ele marcou: Gustavo Scarpa cruzou da esquerda, e o Magnata fuzilou de cabeça. Fluzão 1 a 0, Magno Alves 113.

Quando o Paysandu ganhou da arbitragem aquela falta na entrada da área, aquele meio-pênalti, lembrei que eles tinham o bom Yago Pikachu e temi pelo gol de empate. A cobrança foi perfeita: nem nosso santo otimismo conseguiria desviar aquela bola das redes. Gol do adversário, e 1 a 1 no placar do Maracanã.

Nos minutos derradeiros, o empate já parecendo inevitável, a torcida tricolor resolveu entrar em ação no Maracanã. A benção João de Deus pra cá, Nense pra lá, e o time foi para cima, embalado pelos cânticos da arquibancada. Já nos acréscimos, após um escanteio mal batido da esquerda, o zagueiro do Paysandu espirrou a bola para a entrada da grande área. Renato, que substituía Wellington Silva, viu ali a grande chance, e acertou um chute espetacular, de primeira, marcando o gol da vitória tricolor. Um autêntico golaço, que já está nas antologias e nas enciclopédias tricolores.

PCFilho

NOTAS DO ONZE:
Júlio César: Sem culpa no gol, ainda fez três defesas muito difíceis. 9,0
Wellington Silva: Jogou pouco tempo. 6,0
(Renato): Já nos minutos finais, acertou um chute espetacular e marcou o gol da vitória. 9,0
Gum: Excelente atuação, ganhou a maioria das disputas. 8,0
Marlon: No mesmo nível do companheiro de zaga. 8,0
Gustavo Scarpa: Mesmo improvisado, contribuiu muito para o time. 8,0
Edson: Incansável, como sempre. 7,0
Jean: Apagado. 5,0
Cícero: Apagado. 5,0
Ronaldinho: Teve lampejos que quase resultaram em gols, mas só. 6,5
(Lucas Gomes): Nos vinte e poucos minutos que jogou, fez pouco. 6,0
Marcos Júnior: Não conseguiu incomodar os zagueiros adversários. 5,0
Fred: Pouco produziu enquanto esteve em campo. 5,5
(Magno Alves): Marcou belo gol de cabeça e recebeu a merecida ovação da torcida. 8,0
T. Enderson Moreira: O time teve dificuldades para furar a retranca do Paysandu. 5,5

Árbitro Igor Junio Benevenuto: Não fez um jogo ruim, mas a falta do gol do Paysandu não aconteceu. 6,0

2 comentários:

  1. Belo post, PC!

    Jogamos mal, mas mesmo assim vencemos! Confesso que estava nesses que, ao ver o Magnata em campo, pensou 'mas logo ele!'. A vibração do cara disse tudo. E creio que agora poderá render mais, pois tirou a cobrança do ombro.

    Golaço do Renato e alguns botafoguenses já disseram: "não se iluda com esse goleiro. Agarra bem e de repente toma frangos e entrega o jogo." Falei para eles que, além de ser o nosso terceiro goleiro, agora ele veste a camisa Tricolor. É outra história!

    Para domingo, eu deixaria R10 e Fred aqui e iria com a garotada.

    ST

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio, Leandro!

      Quanto ao Magnata, também acho que agora pode melhorar, sem a cobrança pelo primeiro gol. Agora que abriu a porteira, vai desandar a fazer gols. :)

      Quanto ao Júlio César, teve mesmo uma excelente atuação. Os botafoguenses são traumatizados pelo frango dele na Copa do Brasil de 2007, contra o Figueirense. Mas depois daquilo ele construiu uma carreira sólida em times médios da Europa. Ontem provou que pode ser útil.

      Eu não tiraria R10 e Fred do time, não. Apenas o faria se os exames médicos mostrarem lesões ou fadiga, claro.

      ST!
      PC

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.