domingo, 15 de março de 2015

Impeachment - Quem assume?


Muitas informações incorretas têm circulado na internet sobre a sucessão presidencial em caso de impeachment de Dilma Rousseff. Para deixar claro, a Constituição Federal diz o seguinte: se Dilma for impedida ou renunciar, a qualquer tempo, o seu vice-presidente Michel Temer assumirá e cumprirá o restante do mandato, até o final (31/12/2018).

A questão só se complica um pouco caso o vice-presidente eleito também seja impedido. Nesse caso, aí sim, haverá novas eleições. O Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), assume interinamente e é obrigado a convocar novas eleições, para noventa dias após o impedimento do vice-presidente. Estas eleições serão diretas, caso o impedimento do vice-presidente ocorra nos dois primeiros anos do mandato, ou indiretas (no Congresso Nacional), caso o impedimento do vice-presidente ocorra nos dois últimos anos do mandato. Em qualquer caso, o novo presidente eleito cumprirá o restante do mandato até o final (31/12/2018).

Segue abaixo, copiado, o trecho da Constituição sobre esse tema:

Art. 79. Substituirá o Presidente, no caso de impedimento, e suceder-lhe-á, no de vaga, o Vice-Presidente.

Parágrafo único. O Vice-Presidente da República, além de outras atribuições que lhe forem conferidas por lei complementar, auxiliará o Presidente, sempre que por ele convocado para missões especiais.

Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.

Art. 81. Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, far-se-á eleição noventa dias depois de aberta a última vaga.

§ 1º - Ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei.

§ 2º - Em qualquer dos casos, os eleitos deverão completar o período de seus antecessores.

PCFilho

Um comentário:

  1. Copa do Mundo e Olímpiadas, não interessa temos é quer mais
    educação para o povo. Hospitais públicos.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.