segunda-feira, 23 de março de 2015

História - Bayern x Porto


Porto e Bayern de Munique já se enfrentaram 8 vezes ao longo da história, com 3 vitórias do clube alemão, 2 empates e 3 vitórias do quadro português. Ao todo, nestes confrontos, o Bayern marcou 14 gols, contra 11 do Porto.

O principal duelo entre Porto e Bayern foi logo o primeiro encontro, em 27 de maio de 1987, quando os dois clubes decidiram a Copa Europeia (atual Liga dos Campeões), com vitória do Porto por 2 a 1, em Viena, na Áustria. Kögl abriu o placar para o clube alemão, mas Madjer e Juary viraram para o quadro português, que se sagrou assim campeão europeu.

Três meses após a finalíssima europeia, os dois clubes voltaram a se enfrentar, na decisão do Troféu Joan Gamper, em Barcelona, na Espanha, com nova vitória do Porto (2 a 0).

Em 1991, os clubes se cruzaram nas quartas-de-final da Copa Europeia. Após empate em 1 a 1 em Munique, o Bayern conseguiu vencer por 2 a 0 em Portugal, garantindo assim sua passagem à semifinal.

Em 2000, Porto e Bayern novamente se enfrentaram nas quartas-de-final da Liga dos Campeões. Na primeira mão, no Estádio das Antas, no Porto, houve empate em 1 a 1. Na partida de volta, no Estádio Olímpico de Munique, o Bayern venceu por 2 a 1, e se classificou à semifinal.

Em 2015, novamente os dois clubes se enfrentam nas quartas-de-final da Liga dos Campeões. No dia 15 de abril, foi jogada a primeira mão, no Estádio do Dragão, com vitória do Porto por 3 a 1. No dia 21 de abril, aconteceu a volta, na Allianz Arena, em Munique, com vitória do Bayern por 6 a 1.

Confiram a lista com todos os resultados da história do confronto entre Bayern e Porto:
27/05/1987 - Porto 2 x 1 Bayern - Praterstadion (Viena, Áustria)
19/08/1987 - Porto 2 x 0 Bayern - Camp Nou (Barcelona, Espanha)
06/03/1991 - Bayern 1 x 1 Porto - Olympiastadion (München, Alemanha)
20/03/1991 - Porto 0 x 2 Bayern - Estádio das Antas (Porto, Portugal)
04/04/2000 - Porto 1 x 1 Bayern - Estádio das Antas (Porto, Portugal)
19/04/2000 - Bayern 2 x 1 Porto - Olympiastadion (München, Alemanha)
15/04/2015 - Porto 3 x 1 Bayern - Estádio do Dragão (Porto, Portugal)
21/04/2015 - Bayern 6 x 1 Porto - Allianz Arena (München, Alemanha)

PCFilho

2 comentários:

  1. Apesar do Porto estar com um excelente 11 inicial com

    Helton, Danilo, Maicon, Marcano (beque espanhol muito bom) e Alex Sandro;
    Casemiro (emprestado pelo Real Madrid), Herrera (aquele mexicano que arrebentou na Copa)) e Oliver Torres ( emprestado pelo Atlético Madrid ); Quaresma (ou o argelino Brahimi) , Jackson Martinez e Tello ( emprestado pelo Barça)

    e ter um banco de luxo com o beque holandes Martins Indi,
    o meiocampo colombiano Quintero,
    o volante ofensivo espanhol Adrian Lopez ex-Atlético,
    o ponta de lança camaronês Aboubakar,
    o beque mexicano Diego Reyes,
    mais 3 jovens portugueses de excelente qualidade que são
    Rubem Neves, Ricardo e Hernani,
    eu acho muito difícil o Porto conseguir ultrapassar a base da seleção alemã REFORÇADA com Robben, Ribery, Lewandovsky, Xabi Alonso, Dante, Alaba, Javi Martinez e Rafinha, e sem poder contar com Thiago Alcântara que tá machucado há muito tempo...

    Voce já reparou que mesmo sem nenhum jogador alemão continua sendo um TIMAÇO???

    Se o Porto fizer um jogo quase perfeito no 1º jogo em Portugal e ganhar tipo 2 x 0, sem sofrer gol, ( gol fora vale o dobro) no 2º jogo em Munique poderá ter alguma chance de enervar os alemães não levando gol no 1º tempo...e com jogadores rapidíssimos, tentar o contrataque...

    Se houver empate, vai ficar difícil no 2º jogo...eu acho que os alemães já resolvem o mata-mata no 1º jogo, mas peru não morre de véspera:-)...

    Em 1987 também foi assim, o Bayern tinha um timaço, já era o campeão antecipado, já havia oba-oba alemão em toda a europa e...deu no que deu...

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que o Bayern é mega-favorito. Mas, como você bem disse, o peru não morre de véspera...

    Eu particularmente considero vantagem jogar a primeira em casa, nesse critério do gol fora de casa. Como você escreveu, se o Porto vencer sem sofrer gols no Dragão, pode sonhar...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.