sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Foto: o dream-team da Física


A foto acima é um registro histórico. Tirada em outubro de 1927, durante a 5ª Conferência Internacional da Solvay, em Bruxelas, reuniu 29 dos mais renomados físicos da história.

Na fileira de trás, da esquerda para a direita: Auguste Piccard, Émile Henriot, Paul Ehrenfest, Édouard Herzen, Théophile de Donder, Erwin Schrödinger, Jules-Émile Verschaffelt, Wolfgang Pauli, Werner Heisenberg, Ralph Howard Fowler e Léon Brillouin.

Na fileira do meio, da esquerda para a direita: Peter Debye, Martin Knudsen, William Lawrence Bragg, Hendrik Anthony Kramers, Paul Dirac, Arthur Compton, Louis de Broglie, Max Born e Niels Bohr.

Na fileira da frente, da esquerda para a direita: Irving Langmuir, Max Planck, Marie Sklodowska Curie, Hendrik Lorentz, Albert Einstein, Paul Langevin, Charles-Eugène Guye, Charles Thomson Rees Wilson e Owen Willans Richardson.

Dos 29 físicos da foto, 17 já eram ou acabariam se tornando ganhadores do Prêmio Nobel. Marie Sklodowska Curie, a única mulher da foto, é também a única pessoa até hoje a ter vencido o Prêmio Nobel em duas disciplinas científicas distintas.

PCFilho

2 comentários:

  1. Um espelho para todos nós.
    Peter Higgs nasceria ano e meio após a foto (maio de 1929).
    O corolário do século XX.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.