terça-feira, 11 de novembro de 2014

Resenha do filme: Interestelar

Foto: Divulgação.

Amigos, não sei se vocês têm conhecimento disso, mas eu sou apaixonado por cinema. Um dia passado sem ver um bom filme, pra mim, não é completo. Alguns amigos, que conhecem esse meu lado cinéfilo, vivem me pedindo para escrever resenhas de filmes aqui. Não o fiz antes porque, acreditem, me sinto desconfortável para escrever sobre o que não entendo (apesar de escrever tanto sobre futebol sem entender nada do esporte bretão, risos).

Mas nesta segunda-feira fui ao cinema assistir a Interestelar (Interstellar, 2014). E me sinto quase obrigado a fazer propaganda do filme, que certamente é um dos melhores lançamentos do ano. (Sim, já adianto que vou elogiar pra caramba.) Então, aí vai minha primeira resenha de filme.

Futuro do nosso planeta e da nossa espécie, viagens espaciais e no tempo, teorias científicas plausíveis e mirabolantes, astros e planetas bizarros, escolhas impossíveis, paradoxos inusitados, ação, drama, emoção, família, fantasmas, tragédias, incêndios, explosões, tsunami. Tudo isso junto num roteiro bem bolado, com atuações convincentes, trilha sonora emocionante e efeitos especiais devastadores. Em resumo: larguem esta leitura e vão correndo para o cinema. Depois voltem aqui para me agradecer nos comentários. :)

Claro, aparecerão cientistas mundo afora listando as diversas inconsistências da história. Um planeta em tal condição não poderia ser habitável, uma espaçonave tripulada não poderia chegar tão perto de um buraco-negro, um ser humano não sobreviveria a uma passagem por uma fenda espacial, etc e tal. A eles, já respondo: não fui ao cinema para ver um documentário, fui assistir a uma obra de ficção. Há dezenas de incongruências científicas, sim, e ainda bem. Eu não iria ao cinema para ver Interestadual, o relato de uma realista viagem Rio-São Paulo pela Via Dutra, com direito a parada no Graal de Resende.

Aliás, digo mais: não faço críticas, mas sim elogios ao evidente esforço dos produtores para dar um ar de plausibilidade científica ao roteiro. Sim, até mesmo os fenômenos mais incríveis e surreais do filme já foram pelo menos imaginados por cientistas respeitados, dentre os quais os gênios Albert Einstein e Stephen Hawking. Obviamente, a barra foi forçada algumas vezes, mas quem disse que isso é um demérito?

Preciso insistir? Interestelar é um filmaço. E ainda tem Anne Hathaway, o argumento final para o caso de o leitor ainda não estar convencido a comprar o ingresso. De novo: levante logo daí e vá ao cinema mais próximo; depois, volte aqui para me agradecer.


PCFilho

Trailer:


PS: já viu Interestelar e quer outra sugestão? Relatos Selvagens (Relatos Salvajes, 2014), com o mito Ricardo Darín, também está em cartaz e vale muito a pena.

3 comentários:

  1. Aluguei o filme por causa desta resenha, e tô voltando aqui pra agradecer: obrigada! Interestelar é mesmo um filmaço!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.