quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Ministério Público conclui o óbvio: Portuguesa recebeu dinheiro para escalar Heverton

Foto: Marcos Bezerra/Futurapress.

O jornal O Estado de S. Paulo revela: o Ministério Público de São Paulo concluiu em seu inquérito que a Portuguesa recebeu dinheiro para escalar Heverton contra o Grêmio, na fatídica última rodada do Campeonato Brasileiro de 2013.

A escalação do jogador, que estava suspenso, gerou a perda de 4 pontos para o clube paulista, punição que acabou resultando no seu rebaixamento à Série B. As investigações seguem em andamento, agora com o foco de descobrir quem exatamente pagou e quem exatamente recebeu dinheiro, neste caso evidente de corrupção.

De acordo com a reportagem, o Ministério Público agora tem certeza de que dirigentes e funcionários dos departamentos jurídico e de futebol da Lusa tinham ciência da suspensão de Heverton. Haveria pelo menos três provas para sustentar essa conclusão, em forma de e-mails e contatos telefônicos.

O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) já teria quebrado o sigilo bancário de funcionários da Portuguesa, a fim de descobrir as movimentações financeiras relativas à fraude. A expectativa é que finalmente se descubra a fonte pagadora - as pessoas e/ou instituições que teriam comprado o rebaixamento do clube paulista.

Vale sempre lembrar que o Fluminense não foi o único clube que saiu ganhando com o erro da Portuguesa - não foi nem mesmo o maior beneficiado, aliás. Uma simples análise da tabela de classificação final do Campeonato deixa evidente qual clube foi o maior beneficiado pela punição à Lusa: o Flamengo, 16º colocado, que cairia em seu lugar, naturalmente (para mais detalhes, vide post O Fluminense comprou a Portuguesa?, datado de 30/01/2014).

Este escriba sempre duvidou da tese da coincidência, argumentando que se tratava de um evidente caso de corrupção. Meu desejo é que as investigações continuem, e que todos os envolvidos sejam exemplarmente punidos, esportiva e judicialmente, sejam quem forem. Pelo bem do futebol brasileiro, e até da sociedade brasileira, que precisa exterminar esta mazela chamada corrupção, que tanto prejudica o país, nos mais diversos setores.

PCFilho

9 comentários:

  1. Por que o Vasco tambem não foi levantado como suspeito pelo Estadão? O Vasco teria sido beneficiado com o erro da Portuguesa caso o Fluminense não vencesse o Bahia no final do jogo! E por que o MP demorou quase 1 ano pra investigar o caso e concluir que houve corrupção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, o Ministério Público já havia concluído EM JANEIRO que houve suborno (vide primeiro parágrafo do meu post O Fluminense comprou a Portuguesa?, publicado lá no dia 30 de janeiro).

      Essa demora de quase 1 ano para apresentar conclusões que já existiam é mesmo muito suspeita.

      Excluir
  2. Quem pagou? Espero que pague DE VERDADE!!!

    ResponderExcluir
  3. Quase um ano para concluir o óbvio ululante?!
    Agora serão pelo menos mais uns cinco para saber os culpados...

    ResponderExcluir
  4. Pra falar a verdade, nem vi muita novidade agora. Primeiro porque eu sempre soube que se tratava de um evidente caso de corrupção (eu e qualquer pessoa com mais do que um neurônio). Segundo porque ainda em janeiro o Ministério Público paulista já havia afirmado que pessoas na Lusa haviam sido subornadas. Então, qual a novidade?

    A única mudança real do cenário foi a informação de que os sigilos bancários teriam sido quebrados. Agora vão descobrir alguma coisa. Têm que descobrir.

    E eu espero que as pessoas e as instituições responsáveis sejam exemplarmente punidas.

    ResponderExcluir
  5. 4 milhões? 20 milhões?

    http://globoesporte.globo.com/rj/torcedor-fluminense/platb/2014/11/12/4-milhoes-20-milhoes/

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.