segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Brasileiros cobram pênalti em dois lances e são campeões na Coreia do Sul

Dois futebolistas brasileiros abusados aprontaram na Coreia do Sul nesse fim de semana. Foi na partida Jeonbuk Hyundai 1 x 0 Pohang Steelers, pelo Campeonato Nacional. Aos 25 minutos do 1º tempo, com um pênalti marcado a favor do Jeonbuk Hyundai, vejam o que eles fizeram:


As feras se chamam Leonardo Rodriguez Pereira e Kaio Felipe Gonçalves. O meia-atacante Leonardo fingiu que cobraria normalmente o pênalti, mas só rolou para o lado; o centroavante Kaio então invadiu a área e chutou para marcar o gol da vitória. O lance é permitido pelas Regras do Jogo, e já havia sido realizado outras vezes na história, como na famosa cobrança de Johan Cruijff no Ajax, na década de 70:


Vale ressalvar que a cobrança do pênalti em dois lances não é tão fácil de se executar. Em 2006, os franceses Pires e Henry, do Arsenal, ensaiaram mal, e deu nisso aqui (o segundo pênalti do vídeo):

O lance foi previamente combinado entre Leonardo e Kaio, claro. Leonardo explicou o motivo: "Estou lutando para ser o Rei das Assistências do Campeonato, estava empatado em 9 com um outro jogador, e então precisava de mais uma para virar líder. Aí falei pro Kaio: 'eu te ajudo e você me ajuda'. Até porque ele tem 9 gols, e o artilheiro tem 13. Agora, eu tenho 10 assistências e o Kaio tem 10 gols. A gente vai tentar se ajudar até o fim, eu dando assistência para ele, e ele brigando para ser artilheiro". Entretanto, os jogadores garantem que não treinaram a jogada, nem avisaram aos companheiros de time.

Com a vitória por 1 a 0, conseguida com este gol inusitado, o Jeonbuk Hyundai sagrou-se campeão sul-coreano de 2014.

PCFilho

6 comentários:

  1. Essa jogada foi irregular ! Repare que antes do jogador rolar a bola, o atleta que faz o gol invade a area ! Gol Irregular !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, há uma invasão. Mas não é fácil de ver, não. Foi bem na hora da cobrança, por muito pouco.

      Excluir
  2. Invasão ou não, o jogo se decidiu nesse gol! E o goleiro ficou com cara de bobo. Hahaha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, pois é, Leandro. Eu também ficaria p... da vida se sofresse um gol desses.

      Excluir
  3. Desculpa, mas é fácil de ver, pois bem antes do cara rolar a bola, o outro jogador já invadiu a meia-lua ! Muito irregular esse gol ! E ah, eu sempre leio seu blog ! Parabéns !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem observado, Roberto. Eu fiquei olhando a linha da grande área, mas você está certo, a linha da meia-lua serve justamente para marcar os 9,15m de distância da marca do pênalti, e não pode ser invadida.

      A invasão da área em si ocorre bem na hora da cobrança, mas a invasão da meia-lua foi muito antes, o que configura a irregularidade de forma clara.

      Obrigado pela observação, e pelo prestígio ao blog. :)

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.