quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Pesquisa eleitoral do 2º turno: Aécio larga na frente de Dilma

Fotos públicas.

Amigos, foi divulgada nesta quarta-feira 8 a primeira pesquisa eleitoral do segundo turno das eleições presidenciais. Realizada pelo instituto Paraná Pesquisas para a Revista Época, a enquete aponta vitória de Aécio Neves (PSDB), com 54% dos votos válidos, contra 46% de Dilma Rousseff (PT). A margem de erro é de 2% para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 95%.

Se a eleição fosse hoje, Aécio teria 49% dos votos totais, e Dilma 41%. 5% dos entrevistados não souberam responder, e 5% responderam que não votariam em nenhum dos dois. Na pesquisa espontânea, em que não são mostrados os nomes dos candidatos, Aécio tem 45%, e Dilma 39%. Entre a segunda-feira 6 e a quarta-feira 8, 2.080 eleitores de 152 municípios e 19 estados receberam a exata pergunta: "Se o segundo turno da eleição para Presidente do Brasil fosse hoje, em quem votaria?".

Também houve aferição da rejeição dos candidatos, dado considerado fundamental em disputas de segundo turno. Dilma é rejeitada por 41% dos entrevistados. Já 32% afirmam que não votariam em Aécio de jeito nenhum.

A pesquisa do Paraná Pesquisas foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR 01065/2014. Mais detalhes, como os percentuais por sexo, por região e por escolaridade, podem ser encontrados no site da Época.

Nesta quinta-feira 9, os resultados de mais duas pesquisas devem ser divulgados. O Ibope está entrevistando 3.010 eleitores entre a terça-feira 7 e a quinta-feira 9. Já o Datafolha está questionando 2.884 eleitores entre a quarta-feira 8 e a quinta-feira 9.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.