terça-feira, 14 de outubro de 2014

Descanse em paz, Jair Santana!

Jair Santana e a bela Copa Rio, no salão nobre da sede do Fluminense.
Foto: Bruno Haddad/FFC.

Nesta triste segunda-feira 13, faleceu uma das lendas do Fluminense: o senhor Jair Florêncio de Sant'Anna (85), campeão mundial de clubes pelo Tricolor em 1952.

Jair Santana formou, junto com Edson e Bigode, o famoso trio de meio-campo titular na conquista da Copa Rio. Com a camisa do Fluminense, ele também conquistou dois Torneios Rio São-Paulo (1957 e 1960) e o Campeonato Carioca de 1959.

Jair Santana foi revelado pelo Olaria, e veio para o Fluminense após ser indicado pelo craque Didi ao treinador Zezé Moreira. Jair Santana defendeu o Fluminense por nove temporadas inteiras, entre 1952 e 1961, tendo atuado em 331 partidas como profissional do clube.

Após pendurar as chuteiras, Jair Santana formou-se em Educação Física e dedicou-se ao magistério. Nas três ou quatro vezes em que conversei pessoalmente com o ídolo, ele foi muito solícito e simpático. Sempre fazia questão de ressaltar que defender as cores do Fluminense havia sido uma imensa honra para ele.

Minha foto com Jair Santana em Laranjeiras (2012).

Vídeo: entrevista de Jair Santana ao amigo Valterson Botelho.

Descanse em paz, Jair Santana! Obrigado por tudo!

PCFilho

PS: faleceu também, no domingo 12, o senhor David Fischel, presidente do Fluminense entre 1999 e 2004. Em sua gestão, o Tricolor foi campeão da Série C (1999) e do Campeonato Carioca (2002), e chegou a duas semifinais do Campeonato Brasileiro (2001 e 2002). Foi Fischel também que contratou Romário, e que celebrou o primeiro contrato do clube com a Unimed, patrocínio que hoje é o mais longevo do futebol brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.