sábado, 6 de setembro de 2014

Stop it, Chirac

Seleção da Suíça posando com faixa de protesto contra Jacques Chirac.
6 de setembro de 1995, Suécia 0 x 0 Suíça, Estádio Nya Ullevi (Gotemburgo).
Eliminatórias da Eurocopa 1996.

Jacques Chirac, o presidente da França, estava conduzindo testes nucleares
no Oceano Pacífico Meridional.

Os protestos mundiais foram em vão. No mesmo dia 6 de setembro de 1995, a França detonou uma arma atômica enterrada em um atol de corais no Pacífico Sul, tendo sido alvo de críticas de governos estrangeiros e grupos ambientais. Foi o primeiro de uma série de testes nucleares franceses naquela região.

A explosão nuclear no Atol Mururoa, localizado cerca de 1200 quilômetros a sudeste do Taiti, ao meio-dia e meia, hora local, foi detectada minutos depois por estações de monitoramento de abalos sísmicos na Austrália.

Foram divulgados poucos detalhes sobre o tipo de arma testada. O Ministro da Defesa declarou em Paris que a explosão teve força de menos de 20 quilotoneladas de TNT (para efeito de comparação, a bomba lançada sobre Hiroshima em 1945 tinha força de 15 quilotoneladas de TNT).

O governo francês realizou vários testes nos meses seguintes, até finalmente assinar o Tratado para a Proibição Completa dos Testes Nucleares, no dia 10 de setembro de 1996, em Nova York. Infelizmente, este Tratado até hoje não está em vigor, uma vez que oito países se recusam a ratificá-lo (Egito, Estados Unidos, Índia, Irã, Israel, Paquistão, China e Coreia do Norte).

Desde a primeira explosão nuclear produzida pelo homem (no Novo México, em 16 de julho de 1945), mais de 2000 testes nucleares já foram conduzidos no mundo. O último teste nuclear de que se tem notícia foi realizado pela Coreia do Norte, no dia 12 de fevereiro de 2013.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.