segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Resenha: Tricolor 3 x 3 Cruzeiro

Foto: Photocamera.

Amigos, aviso desde já: pelo que andei lendo nas redes sociais e ouvindo no Maracanã, muitos tricolores discordarão do que escreverei nas linhas a seguir. Sintam-se à vontade para manifestar opiniões contrárias às minhas nos comentários - só peço, naturalmente, que haja respeito.

Sim, vou defender Cristóvão Borges, o treinador do Fluminense. Não concordo com todas as escalações e substituições dele, obviamente. Mas isso não significa muito: provavelmente não concordaria 100% nem se meu irmão fosse o técnico. Entretanto, considero, sim, que o homem está fazendo um bom trabalho no Fluminense, dadas as circunstâncias.

Vocês, que criticam Cristóvão, me respondam: se, antes de sua contratação, algum profeta afirmasse que o Fluminense terminaria o primeiro turno do Brasileirão em quinto lugar, vocês levariam fé no vaticínio? Eu não, nem mesmo se o próprio Guardiola fosse contratado. O time tricolor era um bando desorganizado, e eu sinceramente não enxergava uma campanha sequer razoável pela frente.

Escuto vaias às substituições de Cristóvão, mas pergunto: o que fazer para mudar o time quando as coisas não estão bem, levando em conta, por exemplo, que o elenco possui apenas dois laterais de origem, ambos em péssima forma (Bruno e Carlinhos)? Ou por outra, que o único atacante de velocidade em todo o plantel é o jovem Biro-Biro? Não está claro que o elenco possui sérias deficiências, e que Cristóvão tem que tirar leite de pedra?

Há ainda a questão das arbitragens. Desculpem-me os que discordam de mim, mas está difícil de aturar essa triste rotina de ser prejudicado todo jogo. Contra o Corinthians, na rodada anterior do Brasileirão, foi aquela roubalheira escancarada que todos viram. Contra o Goiás, pela Copa Sul-Americana, outro pênalti ignorado em Fred. Contra o Cruzeiro, mais um pênalti clamoroso, dessa vez sobre Wagner - que deveria ter rendido a expulsão do infrator. Eu acho que Cristóvão faz um bom trabalho, muitos acham que não, mas todos temos que concordar em uma coisa: para vencer arbitragens canalhas assim, sempre contra o Fluminense, só fazendo mágica.

Por fim, cito os longevos problemas do Fluminense, fatores complicadores para o trabalho de qualquer treinador: a falta de privacidade de Laranjeiras (cadê o prometido Centro de Treinamentos?), o conturbado ambiente político, a exagerada ingerência do patrocinador, os jogadores mimados que - impunemente - fazem corpo mole em busca de renovações de contrato, etc, etc, etc.

Por tudo isso, eximo Cristóvão de culpa pelo que está acontecendo. Queria muito que o grande problema do Fluminense fosse o treinador, mas acredito firmemente que não é. Antes que me perguntem, já respondo: por mim, Cristóvão teria o contrato ampliado e carta-branca para implementar as mudanças que considerar necessárias no Fluminense.

O empate em 3 a 3 no Maracanã foi um bom jogo, movimentado e intenso, um dos melhores do Campeonato Brasileiro até aqui, mesmo com o Cruzeiro desfigurado pelas convocações das Seleções principal e pré-olímpica (até quando, dona CBF, até quando?). Os destaques, a meu ver, foram Wagner pelo Fluminense e Júlio Baptista pelo Cruzeiro. As torcidas foram um show à parte: a do Cruzeiro, lotando o seu setor, provavelmente a maior presença de uma torcida visitante até hoje no Novo Maracanã; a do Fluminense, comparecendo em bom número, apesar das decepções recentes.

Conversei com o Profeta, aquele otimista inveterado. De cima de sua longa barba branca, ele insiste que o futuro do Fluminense é grandioso, tanto quanto seu passado. Diante da desesperança estampada em meu rosto, ele sorri e cita o gênio Nelson: "Se quiser saber o futuro do Fluminense, olhe para seu passado. A história do Tricolor traduz sua predestinação para a glória". Não adianta, amigos: o homem só consegue enxergar glórias e vitórias mil. Como sei que seus vaticínios se cumprem com uma precisão espantosa, não perco a esperança.

PCFilho

Notas do onze:
Kléver - Sofreu três gols, mas não falhou em nenhum deles. Fez boas defesas. 7,5
Bruno - Atuação sofrível. Uma bola perdida bisonhamente por ele resultou no terceiro gol do Cruzeiro. 1,5
(Kenedy) - Entrou muito bem, e foi premiado com o gol de empate. Ganharia uma nota melhor, mas mandar a torcida se calar foi ridículo. 5,0
Elivélton - Atrapalhado na defesa, mas eficiente na frente. Marcou outro gol, "roubado" por Wagner. 6,0
Henrique - Outro bastante atrapalhado na defesa. 4,0
(Marlon) - Substituiu Henrique e jogou pouco tempo. 6,0
Chiquinho - Improvisado na lateral-esquerda, faz o que pode. Pelo menos se esforça, ao contrário do outro lateral. 6,0
Diguinho - Disposição e qualidade na saída de bola. 6,5
Jean - Apagado. 5,5
Wagner - O melhor do Flu em campo. Outra ótima atuação pelo flanco esquerdo. "Roubou" o gol de Elivélton, para garantir que a bola entraria. Sofreu pênalti não-marcado. 8,0
Cícero - Cometeu um pênalti desnecessário, e consertou marcando um gol. 6,5
Darío Conca - Perdeu dois gols na cara de Fábio, mas o goleiro teve méritos. Duas assistências, para os gols de Elivélton/Wagner e Cícero. 7,5
Fred - Em seu 500º jogo como profissional, chutou uma bola na trave e deu assistência para Kenedy empatar. Está melhorando. 6,0
T. Cristóvão Borges - Escalou e substituiu bem. Só tem que descobrir por quê o time cai tanto de rendimento no segundo tempo. 6,0

Árbitro Anderson Daronco - Ignorou pênalti clamoroso em Wagner, que deveria ter rendido a expulsão do infrator. 2,0

33 comentários:

  1. Eu sei que o Flu tem problemas mais sérios que devem ser priorizados ao que citarei já, mas preciso desabafar: até quando terei que aturar aquele jogador de futevôlei, peteca ou sei-lá-o-quê, que finge ser jogador de futebol, na lateral direita??? Até quando???

    Eu sei que a Unimed tá com problemas financeiros, que devem estar causando dores de cabeça ao presidente de fato, mas será que ele não tem um tempo pra ensinar a dupla dinâmica o bê-a-bá de formação de elenco e contratações??? Os caras não conseguem contratar o zagueiro terceiro reserva do Santos e o lateral do América de Natal!!!!! Perdão gente, mas PUTA QUE PARIU!!! Será possível uma merda dessas?!?!

    Minha concordância com a crônica não poderia ser maior.

    ResponderExcluir
  2. Se a nossa indefesa defesa não tivesse o péssimo costume de entregar o ouro, tinhamos ganho até com certa facilidade...

    O cruzeta tá com a sorte de campeão, praticamente chutou 4 vezes, fez 3 gols, um deles de penalty...quando a fase é boa, não há nada a fazer...

    Nós perdemos pelo menos 2 gols feitos, além dos 3 que fizemos...

    Dessa vez, também corremos como coelhinho de desenho animado, e se tivéssemos corrido metade nos jogos que perdemos pontos, estávamos em 2º ou na liderança...

    ResponderExcluir
  3. PC,

    Concordo com você.
    E, se for verdade que Euzebio foi queimado para que Elivelton tivesse chance, acredito em qualquer coisa....
    E as vezes parece que Cristóvão se obriga a escalar certos jogadores....
    Ele mesmo vinha elogiando Marlon e depois o garoto sai da equipe...
    Quase sempre Walter tem q entrar...
    As vezes as substituições são tão absurdas q parecem sacanagem. ..

    ResponderExcluir
  4. Caro PC,

    Considero seus comentários bastante coerentes, mas dessa vez permita-me discordar.

    Não pude ir ao Maraca, assisti o jogo pela TV e sinceramente vi outro jogo.

    Imputar a culpa do terceiro gol do Cruzeiro ao Bruno foi uma bola fora sua.

    Será que vc não viu o belo passe (cabeçada pra trás) do Elivelton para o Marcelo Morfeno? Dar nota 6 a ele só pode ser por pena.

    E quando o Marlone recebeu o rebote do Klever, quem estava na lateral esquerda?

    Dizer que Cristóvão não tem laterais é outra ilusão.

    Ele tem dois jogadores da base, que não utiliza nunca. Se o da lateral direita é inexperiente demais, por que liberou o Wellington Silva, que é titular no Inter?

    E por que insiste com a dupla Carlinhos/Chiquinho e nunca dá oportunidade a Fernando?

    Não advogo a saída do Cristóvão, só acho que não deve ter seu contrato renovado agora. É preciso esperar para ver se ele se livra da influencia dos empresários espertos.

    Quanto ao Celso, concordo que ele influencia demais, mas veja bem se não fosse ele não teríamos no time Conca, Cícero, Wagner, Fred, Walter, Cavalieri e até os contestáveis Carlinhos, Chiquinho, Bruno, Diguinho, etc.

    E finalmente, Marlon é muito melhor que o Elivelton.

    E vc não acha que o Cavalieri pegaria a bola do segundo gol?

    Abraços e saudações tricolores.

    ResponderExcluir
  5. Todo o lance do terceiro gol do Cruzeiro só aconteceu porque o nosso "lateral" tentou fazer um corte patético com o pé quando era pra ir de cabeça.

    Tudo o que veio depois, é consequência disso.

    ResponderExcluir
  6. PC,

    concordo sobre o técnico. Ele, no outro jogo, pisou na bola ao tirar o Bruno, mas dessa vez acertou, nosso lateral não jogou nada. Sobre errar nas substituições, todos ou quase todos erram. Basta ver as lambanças que o Abelança vazia. E não é por causa de empresário e tal, pq isso não é a cara do Cristóvão.

    A zaga, francamente, essa dupla é de assustar. O Henrique pesadão nunca me inspirou confiança e o Elivelton é muito fraco. Marlon já!

    Pq liberaram o WS se não tinha reserva para o Bruno? O Kennedy tem mais é que jogar bola, fazer gol e ficar calado. Ainda é muito pouco para mandar a torcida calar. Opção, Biro2 é sacanagem, né? Culpa da cartolagem não ter contratado.

    No mais, foi um jogão que, se não tivesse acontecido as eliminações, ninguém ia estar reclamando tanto.

    O que dizer da virada que o Inter levou em casa? Título, não dá, mas vaga na Liberta é o que nos resta.

    ST

    ResponderExcluir
  7. Obrigado a todos pelos comentários.

    Caro Helio,

    Sobre a culpa pelo terceiro gol, foi sim do Bruno. Como o Ramón bem descreveu, o lance nasceu de uma pixotada incrível dele. Foi com o pé numa bola a dois metros de altura, erro primário. Não sei se o replay da TV mostrou o lance, mas no estádio ficou evidente (tanto que a torcida passou os minutos seguintes vaiando o lateral e pedindo sua substituição, com toda a razão do mundo). Se não fosse essa falha BISONHA dele, não haveria contra-ataque do Cruzeiro. Elivélton falhou, sim, no lance, mas a falha do Bruno foi gritantemente pior. A nota 6 para o Elivélton se justifica pelo gol que, para efeitos práticos, ele fez, empatando o jogo em 1 a 1.

    Passemos aos laterais. Sobre a liberação do Wellington Silva, foi lamentável, mas não foi Cristóvão que o liberou, foi o próprio jogador que pediu para ser emprestado porque queria ser titular (fonte).

    Sobre as "opções" para as laterais, bom, eu respeito sua defesa pela utilização de jogadores das divisões de base, mas não considero ainda que Fernando seja uma opção de fato na lateral-esquerda, visto que só jogou 3 vezes até hoje, lá no começo do Estadual de 2013. Pode e deve ser lançado, mas vamos com calma. Quanto à opção de lateral-direita, pergunto: quem é? Eu não conheço. Igor Julião, que eu saiba, está lá nos Estados Unidos...

    Portanto, sim, considero que o Fluminense tem um problema crônico nas laterais. E Cristóvão é um dos menores culpados por isso. O "planejamento" do elenco é que foi muito mal feito. Cristóvão chegou com o ônibus em movimento, e tá fazendo o possível.

    Quanto ao Celso, o problema da ingerência dele se dá por incompetência do Fluminense. Ele está é certo de querer meter o bedelho. Na posição dele, eu possivelmente faria o mesmo com essa cambada de amadores que está destruindo o Fluminense.

    Sobre "Marlon ser muito melhor que Elivélton", vamos com calma. Ambos são jovens, e ainda podem mostrar o que são, para o bem ou para o mal. Já vi muito jogador ser tachado de ruim e depois ir parar em clube grande da Europa, e o oposto também, ser tachado de craque e ir jogar no Bonsucesso.

    Sobre o segundo gol do Cruzeiro, repito o que escrevi no post: não vi falha do Kléver em nenhum dos gols. Cavalieri talvez defendesse? É, talvez, aquele Cavalieri de 2012, que fechou o gol e pegou até pensamento, era capaz de defender. Já o Cavalieri que tomou 5 gols do América de Natal, 2 deles bisonhos, era bem capaz de sofrer 10 do Cruzeiro...

    Abraços, Saudações Tricolores!
    PC

    ResponderExcluir
  8. Leandro,

    Sobre a liberação do Wellington Silva, também achei lamentável, mas quando o jogador pede pra ir embora, fica difícil segurá-lo contra a vontade. De fato, por mim ele já seria titular do Bruno há muita raça de tempo. Mas os treinadores do Fluminense idolatram o Bruno...

    A fraqueza da zaga é outro problema do elenco. Com a lesão de nosso melhor zagueiro (o tão criticado Gum), a coisa desandou. Sinceramente, tenho até medo de essa crise queimar o Marlon, como já está queimando o Elivélton... E é isso, hoje só temos 3 zagueiros viáveis. E o povo culpando o técnico...

    Sim, Biro-Biro é a única opção de velocidade no ataque. A ÚNICA! Um garoto. E o povo culpando o técnico...

    Sobre a virada que o Inter levou em casa do Figueirense: não adianta, está escrito que o título desse ano será do Cruzeiro. Estão dando uma sorte impressionante. Quando começam a acontecer coisas assim, pode entregar a taça. rsrs.

    ResponderExcluir
  9. Vale divulgar: Cruzeirenses no Maracanã ontem foram 4.858, bem longe do 8.000 anunciados por aí.....

    http://www.cbf.com.br/competicoes/brasileiro-serie-a#.VA4P-mPivKc

    ResponderExcluir
  10. Sobre o gol que "talvez Cavalieri pegasse", mudei de opinião ao ver o gol por de trás da baliza, quandi ficou claro para mim que o Kléver estava com a visão encoberta, só tendo a visão da bola após ela passar pelo último homem da defesa e ainda assim chegou muito próximo da bola.

    Ele não foi mal, não.

    ResponderExcluir
  11. NÃO SE ESQUEÇAM:

    Para nossa honra e glória, Edson vai voltar!

    ResponderExcluir
  12. Acho que o problema é que ele repetiu uma substituição que foi desastrosa no jogo contra o Goias. Tirar o Bruno, que vinha fazendo uma boa partida e tava seguro ali pela direita (tanto que o nosso lado esquerdo era o que mais sofria, Elivelton passou mal tendo que cobrir o Chiquinho), e colocar o Kennedy mexe em todos os setores. Você recua o Cícero e o Jean sai para lateral e o Kennedy entra de ponta, assim você perde o melhor de Cicero e Jean para colocar um moleque que não vinha entrando bem.

    Creio que se ele tira o Chiquinho (sim, este mesmo, ele vai ao fundo com desenvoltura, mas dai dá uma bica que só Cicero consegue cabecear não sabe-se lá como, lembra muito o finado Wellington Silva) e coloca o Biro² ou Kennedy ele ganha muito mais, dava para fazer Wagner e Cicero revezarem na esquerda, seria menos traumático.

    Outro ponto é que ele vem usando poucos garotos, vem sempre repetindo as mexidas.

    Quanto a dupla de zaga, o jogo ontem do Elivelton foi vergonhoso, deu saudades do Leuzébio. Colocar o menino Marlon na direita e deixar o Henrique na sobra vai arrumar a zaga, Henrique é muito melhor como quarto zagueiro do que tendo que dar combate como zagueiro central.

    ResponderExcluir
  13. PS: Acho que o Cristóvão tá fazendo um belo trabalho e as minhas críticas são construtivas, pois ninguém está imune a críticas. Sim, acho que o problema do Flu é ser um clube que tem muito cacique para pouco índio. Sim, o Cristóvão tá fazendo o melhor trabalho no Flu desde Abelão (este que foi injustamente demitido pelo cacique doutor dono da grana);

    ResponderExcluir
  14. Alexandre,

    Se Edson voltar e jogar sempre como jogou naquele jogo contra o Goiás pela Sul-Americana... SE CUIDA, CRUZEIRO!!! rsrs!

    Boa observação sobre a presença dos cruzeirenses no Maracanã. Eu queria mesmo saber o número exato. Valeu! :)

    ResponderExcluir
  15. Bigmontz,

    Entendo perfeitamente sua crítica à substituição de Bruno por Kenedy. De fato, Cristóvão acabou mexendo em 3 setores do time, ao trazer Jean para a lateral-direita e ao recuar Cícero no meio-campo. E de fato Jean e Cícero passam a render menos quando estão "improvisados" (embora valha dizer que ambos já jogaram muito bem nas posições citadas - Jean foi até convocado pra Seleção como lateral-direito).

    No entanto, tirar Bruno era absolutamente necessário nesse jogo. O Fluminense precisava de uma jogada incisiva pela direita, coisa que o Bruno simplesmente se recusa a fazer. Funcionou: após duas ou três jogadas por ali, Kenedy finalmente conseguiu tabelar com Fred para marcar o gol de empate.

    E como tirar Bruno, se não há um único e escasso lateral-direito na reserva? Não tem jeito: Cristóvão é obrigado a improvisar.

    Eu teria feito a troca do Bruno pelo Biro-Biro. Cristóvão optou por Kenedy, e não podemos dizer que ele errou. O menino entrou bem e salvou o dia... (Aliás, acho que a saída de Bruno seria acertada até mesmo se o substituto fosse o goleiro reserva Felipe Garcia. rsrsrs.)

    É sério: se possível, revejam a lambança do Bruno que originou o terceiro gol do Cruzeiro. Foi uma pixotada difícil de acreditar. Depois daquilo, qualquer treinador no mínimo cogitaria tirar o cara de campo. Cristóvão até demorou...

    ResponderExcluir
  16. A jogada do gol não foi por conta de uma jogada do Jean por ali e sim por uma jogada do Kennedy. Hoje o Flu só tem fundo pela esquerda já que o Wagner é o único que costuma jogar mais aberto trabalhando com o lateral, o outro lado fica mais vazio. Quando ele colocou o Kennedy, ele colocou alguém para jogar por ali. Se ele coloca no lugar do Chiquinho e joga o Kennedy na direita, teríamos Bruno e Kennedy por ali e do outro lado Wagner e Cicero deixando Jean no meio sem mexer tanto na estrutura do time.

    ResponderExcluir
  17. Acho que o Fernando é esse, PC: http://netflu.com.br/de-volta-ao-flu-polivalente-fernando-chega-para-jogar-na-lateral/

    E o Fabinho que mandaram embora, na direita? Se o WS quis ir mesmo, vá com Deus!

    O Alexandre é fanzão do Edson! Rs... se ele jogar sempre como no dia em que fez dois gols... Mas acho que foi exceção. rs.

    ResponderExcluir
  18. CÍCERO É CAPA DA REVISTA PLACAR DE SETEMBRO:

    http://placar.abril.com.br/materia/4-capas-6-caras-confira-as-capas-da-edicao-de-setembro-da-placar?rct=volkswagen&utm_campaign=placar_na_copa&utm_medium=fanpage_vw&utm_source=facebook?rct=volkswagen&utm_campaign=placar_na_copa&utm_medium=fanpage_vw&utm_source=facebook

    ResponderExcluir
  19. Eu concordo contigo. Mesmo que algumas vezes, o Cristovão faça típicas mexidas de Professor Pardal, ainda assim considero o trabalho dele bom, diante de toda bagunça que é o clube, indo dos "presidentes" até certas prima-donas do elenco.

    Não apenas na internet, mas muitos demonstram uma impaciência e um excesso de crítica tão grande que tá mais pra implicância, que é praticamente impossível de satisfazer. Fora a falta de noção, como a de alguns que vi pedirem pela volta do Abelanta, que já está sendo contestado no Inter, é mole um negócio desses?!

    Quem pede a saída do Cristovão, não enxerga que não há muitas opções tão melhores dando sopa no mercado. Porque o Tite não vai assumir time no meio do campeonato, ele não precisa desse tipo de coisa no momento da carreira. O Cuca deve estar ganhando muito bem lá pelas bandas da China. Oswaldo de Oliveira acabou de ser demitido do Santos pelos resultados e por aí vai...

    ResponderExcluir
  20. Na verdade, não que o Edson seja um jogador com técnica acima da média, mas o seu tipo de movimentação em campo e a sua luta faz com quer TODOS os jogadores do FFC subam de produção.

    GUERREIRO!

    Pela luta, também sou muito fã do GUM!

    ResponderExcluir
  21. Bigmontz,

    Eu sei que a jogada do gol foi do Kenedy, foi isso que eu escrevi. rsrs. O Jean ficou mais plantado lá atrás mesmo. A ideia do Cristóvão foi essa mesmo: ganhar profundidade na direita, coisa que com Bruno simplesmente INEXISTE. Repito: tirar o Bruno ontem era imperativo. Foi um acerto do técnico.

    ResponderExcluir
  22. Leandro,

    O Fernando é esse mesmo, lateral-esquerdo. Mas ele só tem 3 jogos como profissional do Fluminense. Não dá para ser alçado a titular assim, tem que ser aos poucos. Minha pergunta ao Helio foi sobre quem é o lateral-direito reserva. Eu desconheço a existência de um no elenco, já que Igor Julião foi emprestado prum time dos EUA.

    ResponderExcluir
  23. Alexandre,

    Eu vi essa capa do Cícero na banca, com o título "Ele voltou melhor".

    E voltou mesmo. Foi um belo reforço. Se o empenho para contratar bons defensores fosse tanto quanto é o empenho para contratar bons atacantes, estaríamos bem melhor...

    ResponderExcluir
  24. Magico51,

    Concordo com você. Algumas críticas e vaias são tão exageradas e precoces que eu só consigo acreditar que são implicância mesmo.

    Elivélton e Cristóvão estão sendo muito mais perseguidos do que merecem, na minha opinião.

    Pelo menos Bruno foi finalmente vaiado em peso, após a bisonhice que resultou no terceiro gol do Cruzeiro. Já tava na hora.

    Já que não temos laterais, eu povoaria o meio-campo. Meu time hoje seria: Kléver (Cavalieri); Marlon, Elivélton e Henrique; Jean, Diguinho, Cícero, Wagner e Darío Conca; Fred e Biro-Biro (Kenedy). Algo assim.

    ResponderExcluir
  25. Vale apena comprar esta edição da PLACAR, que está muito boa, não só pelo Cícero!

    ResponderExcluir
  26. A Placar ainda se salva com algumas boas matérias, coisa rara na imprensa esportiva brasileira atual, infectada por uma mediocridade triste e quase totalmente generalizada.

    ResponderExcluir
  27. O Fluminense tem Walter e Fred no elenco que não podem jogar juntos.

    O Fluminense resolve poupar o Fred e Walter na mesma partida. É sério isso?

    ResponderExcluir
  28. Outra pergunta: pq Wagner não jogou contra o Goiás?

    ResponderExcluir
  29. Eu soube que o Waltinho sentiu o joelho, nenhuma novidade para um jogador com o peso dele.

    O Fred será mesmo poupado.

    A desculpa oficial para o Wagner não jogar contra o Goiás foi a de que ele havia sentido a coxa antes do jogo. O curioso é que, na semana que antecedeu a partida, o próprio Wagner declarou que o Cristóvão deveria poupar os jogadores para que o elenco suportasse jogar duas competições simultaneamente. Enfim, desconfio de que o Wagner possa ter sido poupado, e que os dirigentes tenham resolvido dizer que ele sentiu pra diminuir a pressão em cima do Cristóvão pela eliminação.

    ResponderExcluir
  30. Precisamos de zagueiro e contratamos outro goleiro...

    Culpa do Cristóvão!

    ResponderExcluir
  31. Hoje, o Fluminense tem mais goleiros que zagueiros disponíveis em seu elenco.

    #planejamento

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.